Avante caminha por oposição
17/05/2019 21:26 - Atualizado em 27/05/2019 12:31
Presidente estadual do Avante, Vinícius Cordeiro está em Campos para encontro regional do partido e para a posse do diretório municipal da legenda, sob a presidência de Seleana Bastos. O evento está marcado para este sábado, às 10h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), porém, em entrevista à Folha, Vinícius adiantou que existe um “sentimento” dentro do diretório para caminhar na oposição ao prefeito Rafael Diniz (PPS) e com “muita chance” de alinhamento com Wladimir Garotinho (PSD).
— Percebo um sentimento majoritário dentro do diretório de oposição à atual administração. Não temos um nome ainda, vamos começar a discussão interna agora. Primeiro temos que arrumar a casa. O que tradicionalmente tem acontecido em Campos é um verdadeiro “Fla x Flu” de governo e oposição. Quando Garotinho está no governo, tem uma oposição contra ele. Se a dinâmica da eleição for essa, o nome do Wladimir passa a ter muita chance, não só eleitoralmente, como de ganhar o apoio de quem não se alinha com o governo.
No entanto, o presidente estadual ressalta que descarta qualquer possibilidade de apoio ao PSL, que tem como principal nome em Campos o deputado estadual Gil Vianna. “Não é pessoal, acho o Gil bacana demais, um político experiente, maduro, mas não sentimos confortáveis em apoiar candidatura do PSL”.
Ainda sobre a disputa pela Prefeitura de Campos no ano que vem, Vinícius Cordeiro aposta em uma polarização entre Rafael e Wladimir, mas aponta a organização da direita como um novo fator no pleito. “Isso é uma observação que tenho há mais de 30 anos (polarização entre governo e oposição). Vai ter uma tentativa, na minha percepção, do governador Wilson Witzel (PSC) construir uma candidatura alinhada ao governo, e vai haver uma tentativa de um grupo da cidade de reclamar o apoio da direita. O que é uma novidade aqui. Pode ser algo que rompa com esse quadro tradicional”.
No último domingo, a Folha mostrou que 11 dos 25 vereadores de Campos estão em partidos que não alcançaram a cláusula de barreira. Alguns estão sendo incorporados a legendas maiores, enquanto outras continuarão seus trabalhos, mas sem direito a verba do fundo partidário e tempo de TV. Cabo Alonsimar e Renatinho do Eldorado, atualmente no PTC – um dos partidos que não atingiram a meta de desempenho – são cotados para desembarcarem no Avante. Vinícius Cordeiro ressaltou que o momento da agremiação é de arrumar a casa no ponto de vista jurídico, mas adiantou que o objetivo é eleger pelo menos vereadores na região. “Nossa intenção é eleger dez vereadores na região, mas nossa grande meta é voltar para a Câmara de Campos. Dessas dez cadeiras a mais querida, a que esperamos mais é de poder voltar a ter representatividade em Campos”, concluiu. (A.S.) (A.N.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS