Secretários estaduais de Cidades e Agricultura cumprem agenda no Noroeste
02/04/2019 19:59 - Atualizado em 15/04/2019 20:58
Os secretários estaduais de Cidades, Juarez Fialho, e o de Agricultura, Eduardo Lopes, cumpriram, nesta terça-feira (02), agenda conjunta com os prefeitos das cidades do Noroeste Fluminense. Na pauta do encontro esteve a apresentação de ações das duas pastas para a região e abrir oportunidades para parcerias com os municípios na área do agronegócio. Nesta quarta-feira (03) Lopes participa de uma reunião com secretários municipais de Agricultura na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos.
Lopes e Fialho participaram do Painel de Desenvolvimento Sustentável a convite do prefeito de Itaocara, Manoel Faria. “Só conseguimos investir de forma eficiente se conhecermos de perto os problemas. Nessas visitas, nós conseguimos entender e valorizar as potencialidades de cada lugar”, apontou Juarez Fialho, que também esteve em São João da Barra no último dia 27 de março para conhecer o problema do avanço do mar em Atafona.
Eduardo Lopes aproveitou para conhecer com a equipe de técnicos o Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Pesagro, o banco de sementes, a estrutura do centro que cuida da pecuária leiteira, além da pecuária de boi, onde é feito o cruzamento de espécies. Durante a tarde, ele participou de um debate sobre a economia agropecuária com os agricultores presentes.
— Setenta por cento da produção do nosso estado vêm do pequeno produtor, da agricultura familiar. Por outro lado, nós importamos 70% do que consumimos, nós somos o segundo mercado consumidor do Brasil. Vivemos este mercado e de repente não temos o acesso que deveríamos. Nós temos que trabalhar por meio da pesquisa, extensão rural, do apoio ao pequeno produtor, o acesso ao crédito e com isso resolvendo os problemas que trazem o gargalho, da questão que barram o produtor — disse o secretário.
O ex-senador também colocou como prioridade a melhoria das rodovias do interior para melhorar o escoamento da produção. "Não tenho dúvidas de que a grande demanda dos municípios é o programa Estradas da Produção. Não adianta produzir se não tivermos como fazer o escoamento. Temos o apoio do Governo do Estado para alcançarmos nossas metas nos municípios, disponibilizando o número de equipamentos e insumos necessários para a agropecuária".
Já Juarez Fialho também esteve com comerciantes, visitou obras de habitação nos municípios e apresentou as metas e objetivos da pasta, criada pelo Governador Wilson Witzel. “Nosso objetivo ouvir as demandas locais, principalmente nas áreas de habitação e desenvolvimento regional, aproximando assim o Governo do Estado dos 92 municípios", completou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS