Chinês e Congos: Patrimônio Histórico e Cultural do RJ
01/04/2019 19:43 - Atualizado em 15/04/2019 21:20
Por decisão da Assembleia Legislativa, através de projetos da deputada estadual Rosângela Zeidan (PT), os grêmios recreativos escola de samba Congos e Chinês, principais referências do Carnaval de São João da Barra, foram tombados como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro. Os decretos foram publicados no Diário Oficial, como leis estaduais de números 8.327 e 8.340, no dia 29 de março. O Quilombo de Machadinha também foi tombado. Nessa terça-feira, em sua página oficial, a Estação Primeira de Mangueira, campeã do Carnaval do Rio de Janeiro neste ano, parabenizou as agremiações sanjoanenseses e aos quilombolas pelo reconhecimento estadual.
No caso das escolas de samba, estão incluídos no tombamento todo o acervo e equipamentos das duas instituições, ficando proibida qualquer destruição dos bens afeitos às atividades culturais por elas exercidas, bem como a descaracterização dos acervos.
Elas foram fundadas na década de 1930 — Congos em 1932 e Chinês em 1933 —, as duas agremiações dividem a cidade, ao longo desses anos, em uma “saudável rivalidade”, embelezando e enriquecendo ainda mais o já tradicional Carnaval do município com desfiles no domingo e na terça-feira. A prefeita Carla Machado se mostrou muito feliz com o reconhecimento feito pela Assembleia Legislativa. “O Carnaval é a festa popular de maior expressividade da cultura de um povo, e boa parte de nossos munícipes vivem esta experiência o ano todo, dentro dos barracões, desenvolvendo um trabalho árduo, com amor e dedicação, para apresentar na avenida durante dois dias de festa. Agradeço à deputada Zeidan o reconhecimento das agremiações carnavalescas — Congos e Chinês — o que engrandece a nossa cultura”, ressaltou.
O reconhecimento por parte do Governo do Estado, de acordo com o presidente do Chinês, José Luiz Melo, “é um oxigênio a mais neste momento em que nossas escolas de samba lutam pela preservação da tradição. O Chinês é a história viva do nosso Carnaval”, disse.
Já o presidente do Congos, João Batista Azevedo, disse ser de relevância o reconhecimento. “Valoriza o Carnaval de São João da Barra, considerado o melhor do interior do estado. Trabalhamos boa parte do ano para apresentar o nosso melhor na Avenida do Samba e ficamos gratos pela consideração”, afirmou.
De acordo ainda com a prefeita Carla Machado, o trabalho realizado nos barracões e ateliês para a apresentação do resultado final na Avenida, assim como a importância das escolas no contexto cultural e histórico do município e da região, tem o reconhecimento do poder público municipal. Atualmente cada uma das escolas recebe da Prefeitura, por meio de Termo de Fomento, o valor de até R$ 234 mil, de forma antecipada, para a execução do projeto de preparação dos desfiles.
Reconhecimento — Também através de projeto da deputada Zeidan, o Quilombo de Machadinha, em Quissamã, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro. Parte do Brasil Império ainda está vivo na comunidade quilombola de Machadinha. Ali, 68 famílias que pertencem à décima geração de escravos vivem na mesma senzala ocupada por seus antepassados. Hoje, embora muitos costumes tenham se perdido com a chegada das inovações tecnológicas, ainda é possível enxergar as raízes preservadas nas construções, no ar bucólico e na memória do povo que se orgulha do passado e da importância dele na história do país.
Até 2008, a comunidade ainda se parecia com aquela do século 19: a senzala era de chão batido, as telhas ainda eram as confeccionadas pelos escravos usando o molde das coxas e não havia divisão de cômodos nas pequenas moradias. Após a reforma e restauração das alas pela Prefeitura de Quissamã, os moradores ganharam mais qualidade de vida, mas a essência não se perdeu. No local onde antes eram as instalações da cavalariça hoje funciona a Casa de Artes Machadinha, um espaço feito para relembrar o passado e apresentá-lo aos moradores mais jovens de Quissamã e também aos turistas. (A.N.) (C.C.F.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS