Hemocentro com estoque baixo atende no limite
08/01/2019 17:29 - Atualizado em 08/01/2019 17:35
Estoque baixo
Estoque baixo / Supicom
Com estoque cada vez mais reduzido nesta época do ano, o Hemocentro Regional de Campos está operando com o fornecimento de sangue no limite e algumas cirurgias, que dependem de tipos negativos, correm o risco de serem suspensas. Na manhã desta terça-feira (08), por exemplo, só tinham duas bolsas de O- (negativo).   
Durante a alta temporada muita gente deixa a cidade e por outro lado aumenta a necessidade de sangue. Além dos hospitais de Campos, o hemocentro também atende mais 16 municípios da região. Para ter seu estoque de sangue equilibrado, a unidade precisa de pelo menos 70 doadores por dia, mas tem recebido bem menos da metade disso. Em contrapartida, o número de pacientes que necessita de transfusão de sangue tem aumentado, devido ao crescimento dos casos de acidentes de trânsito, fazendo com que o banco de sangue se esvazie mais rápido. Campos é cortado pela BR 101, onde o fluxo de veículos é bem maior neste período, assim como na BR 356 e RJs que levam ao litoral da região.
Para abastecer seu estoque, o hemocentro precisa de todos os tipos sanguíneos. Apesar de funcionar de segunda a domingo, incluindo finais de semana e feriados, o número de doadores ainda é consideravelmente baixo.
O hemocentro funciona no Hospital Ferreira Machado  (HFM)e fica aberto diariamente, das 7h às 18h. Para doar, é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. A doação de sangue é voluntária e espontânea. 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]