Essentia lança livros no IFF
Jhonattan Reis 03/04/2017 19:30 - Atualizado em 09/04/2017 15:15
Divulgação
Lançamento de livros / Divulgação
Nesta terça-feira tem lançamento de quatro livros pela Essentia Editora, às 18h, no auditório Miguel Ramalho, no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Centro. O evento é aberto ao público e, segundo a assessoria da reitoria, os presentes receberão exemplares das obras. Na solenidade, também será realizado bate-papo com os autores. De acordo com o coordenador da Essentia — editora do IFF —, Adriano Moura, as obras foram selecionadas por meio de edital, em 2015, sendo que a Essentia está com editais abertos novamente até 6 de maio para novas publicações. Ele explicou, ainda, que um dos autores das obras lançadas nesta terça é de Minas Gerais e os outros de Campos.
Os livros lançados nesta terça são: “Igreja e Pedofilia – uma crítica a partir dos mecanismos linguístico-avaliativos”, do mineiro Alex Luis dos Santos, doutorando em estudos linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais; “Chapeuzinho Vermelho – de Perrault ao ciberespaço”, de Ingrid Rangel, professora do IFF e doutoranda em cognição e linguagem pela Uenf, e de Arlete Sendra, doutora em letras; “Políticas para a Educação Profissional – a trajetória histórica da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo”, de Dayane Altoé, professora e doutoranda em políticas sociais pela Uenf; e “Escola de Aprendizes e Artífices de Campos – História de Imagens”, de Luiz Cláudio Gonçalves Gomes, professor do IFF.
— No evento, a gente vai realizar uma mesa com os autores. Cada um terá um tempo, de 20 minutos a meia-hora, para falar sobre seu trabalho, sobre o que originou a pesquisa, qual a pertinência do trabalho para a região e para a cultura de uma maneira geral. Em seguida, a gente abre para uma conversa com a plateia e, depois, uma sessão de autógrafos — explicou Adriano, lembrando que as obras estarão disponíveis para as pessoas presentes.
— Os livros, como são resultado de um edital público, não estão à venda pela editora e nem pelo instituto. Então o acesso a eles via evento ou pela editora é gratuito. Quem estiver no lançamento pode escolher o exemplar que quiser e adquiri-lo gratuitamente.
Moura também falou em relação à seleção das obras por meio do edital.
— Uma vez inscrito, o livro é encaminhado para avaliadores, e geralmente são dois que dão esse parecer, e a gente elabora alguns critérios, como a contribuição da obra para a região e a qualidade, importância e originalidade da escrita. Inclusive, o primeiro é um dos principais critérios, pois é importante ter alguma discussão que seja pertinente à região em que a gente está inserido.
As obras apresentam temas de áreas distintas.
— Há muita diversidade quanto à temática. A ideia é sempre publicar e tentar contemplar títulos com o objetivo de que cada um tenha uma discussão em torno de uma área específica do conhecimento. Daí essa diversidade apresentada.
Folha da Manhã
Adriano Moura / Folha da Manhã
Adriano Moura comentou, ainda, sobre a importância da Essentia para a região. “A editora, que é a única no Norte Fluminense que ainda tem trabalhado com impressão de obras, é voltada para a publicação científica, publicações estas que são resultado de um processo democrático, por serem obras escolhidas por meio de edital e não por meio de indicações, o que é muito comum na região. É um edital com critérios muito claros, então você permite que pessoas que têm pesquisas de relevância e que não têm, no momento, condições de publicá-las ou não foram contempladas em outro lugar, realizem seus trabalhos”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS