Paixão por peixes une pessoas
Jhonattan Reis 03/04/2017 10:32 - Atualizado em 04/04/2017 12:23
Evento na Praça do Liceu
A paixão pelo aquarismo reúne pessoas de várias profissões e cidades da região para formar o Clube do Aquarista. Criado em julho do ano passado, o clube, que conta com o site www.clubedoaquarista.com.br e página no Facebook, tem cerca de 30 membros. O objetivo é trocar informações sobre aquarismo, além de promover eventos que contribuam para os peixes e para o meio ambiente, como explica um dos responsáveis pelo clube, o comerciante Marcelo Jaber, de 41 anos.
— O Clube do Aquarista é um ponto de encontro dos aquaristas de Campos e região. Nele, a gente troca informações, experiências e, também, comenta sobre este hobby. A ideia partiu de um grupo de amigos, porque queríamos trocar informações, mas não conseguíamos nos reunir por conta dos compromissos de cada um. Então, a gente montou este grupo para manter viva a paixão pelo aquarismo — explicou Marcelo, lembrando que o clube conta com membros de Campos, Quissamã, Itaperuna e São Fidelis.
— E o clube não é voltado à parte comercial de produtos ou de uma marca, mas diretamente ao hobby. Em momentos, um dos aquaristas pode, por exemplo, trocar informação com outro sobre qual marca de ração gostou mais, onde tratou tal de doença de algum peixe, mas é uma troca de experiência, não há finalidade comercial. É a união pelo amor a este hobby.
De acordo com Marcelo, os membros também podem trocar informações através de rede social.
— A página é fácil de encontrar, se chama Clube do Aquarista. Também lançamos o site, no mês passado, mas ele está passando por manutenção no momento e já deve estar retornando. Nele, há informes sobre aquarismo atualizados semanalmente.
No último dia 22, quando foi comemorado o Dia Mundial da Água, o grupo organizou um evento no Jardim do Liceu.
— Montamos um stand, entre 10h e 17h, para doar peixinhos que foram retirados do chafariz de lá, que vai passar por restauração. Esses animais não teriam para onde ir, então organizamos esse evento, com autorização e apoio da secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental. Foram muitos peixinhos doados, estimamos que cerca de 500 — disse ele, que ressaltou a importância do evento.
Evento na Praça do Liceu
— Os peixes não poderiam ser jogados em qualquer lugar, como algum valão ou rio. Então, eles foram doados a pessoas que estão interessadas em cuidar deles. Também demos orientação a essas pessoas sobre como elas poderiam cuidar desses animais. Em algum dia dos próximos 45 dias faremos outro evento como esse, porque já tem mais aproximadamente dois mil peixinhos no chafariz.
Marcelo contou que o clube fará uma palestra no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), porém ainda não há data marcada.
— Isso é importante porque muitas crianças de lá, que foram levadas ao evento com auxílio de um ônibus da prefeitura, pegaram peixinhos para criar. A palestra é para uma troca de informação mais detalhada com a criançada, para ensiná-las sobre como cuidar ainda melhor dos peixinhos. E a interação com os peixes é muito importante para a formação delas. Cuidar de um peixe é observar, por exemplo, o ciclo de vida. Nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer, tudo isso acontece dentro de um aquário — concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS