EUA vai expandir número de pessoas alvo de deportação
21/02/2017 17:16 - Atualizado em 22/02/2017 15:29
Divulgação
Donald Trump quer fronteiras forte e controle / Divulgação
O secretário de Segurança Interna dos EUA, John Kelly, assinou nesta terça-feira (21) dois memorandos que expandem o número de pessoas que vivem ilegalmente nos EUA consideradas prioridade para deportação. Os documentos representam uma mudança radical nas prioridades de imigração do país, informa a agência de notícias Associated Press.
Os textos do Departamento de Segurança Interna estabelecem que qualquer imigrante que vive ilegalmente nos EUA e que tenha sido acusado ou condenado por qualquer crime – até aqueles suspeitos de crimes – passam a ser prioridade para deportação. Isso pode incluir pessoas presas por furto em lojas bem como ofensas de trânsito.
Os memorandos não alteram as leis de imigração nos EUA, mas adotam uma linha muito mais dura para a sua aplicação.Eles eliminam diretrizes emitidas durante a administração Obama que davam prioridade a imigrantes que foram condenados por crimes graves e ameaças à segurança nacional, além de atravessadores de fronteiras.
Os textos também descrevem planos para impor uma provisão de longa data do Ato de Imigração e Nacionalidade que permite ao governo enviar de volta ao México algumas pessoas capturadas atravessando a fronteira ilegalmente, independentemente de onde elas sejam.
Não está claro se os EUA têm autoridade para forçar o México a aceitar estrangeiros. É quase certo que a provisão enfrente oposição no México.
Historicamente, o governo consegue repatriar mexicanos capturados na fronteira, mas detém e deporta formalmente imigrantes de outros países. Em alguns casos, essas deportações podem levar anos, já que os imigrantes pedem asilo ou briguem contra a deportação na Justiça.
De acordo com a agência Efe, as diretrizes também autorizam a contratação de novos 10 mil agentes do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) e de mais 5 mil agentes do Escritório de Aduanas e Fronteiras (CBP) para reforçar o controle imigratório.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS