Projeto Gotta emociona no Farol de São Tomé
20/02/2017 15:36 - Atualizado em 21/02/2017 00:23
O final de semana na praia do Farol de São Tomé contou com atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, em uma parceria com a diretoria de Turismo e também com a presença do prefeito Rafael Diniz que, no último sábado (18), acompanhou atentamente a apresentação do Grupo Gotta com contação de histórias infantis utilizando dramatização com crianças. A programação contou ainda com oficina de confecção de “Bichos da Fazenda” e “Porta Retratos”.
Na Contação de Histórias, realizada no estande da prefeitura, cinco crianças, sendo quatro meninas e um menino, representaram “historinhas” que chamaram a atenção e arrancaram muitos aplausos, deixando o prefeito Rafael Diniz emocionado.
– Eu sempre aprendi, dentro de casa, que a leitura transforma. Agora, vendo essa bela apresentação dessas crianças de nossas escolas municipais, isso realmente emociona. Vim hoje a Farol para acompanhar tantas atividades, mas se eu tivesse participado apenas dessa aqui, eu já me daria por satisfeito – disse Rafael.
A fundadora do Grupo Gotta, Ana Souza, está otimista em levar as atividades a mais escolas da rede. “Começamos há 10 anos em uma escola e, hoje, fazemos esse trabalho em três, envolvendo 60 crianças.
O secretário Brand (Arenari) já demonstrou interesse na ampliação do projeto na rede. “Esse trabalho transforma as crianças, no seu desenvolvimento na escola, na sua autoestima”, destacou.
Em uma estrutura, com duas tendas, a poucos metros, foi realizada Oficina de Confecção de “Bichos da Fazenda”, com dezenas de crianças realizando trabalhos com madeira e pintura. “Buscamos fazer o resgate cultural com coisas que as crianças brincavam antes e hoje não brincam mais”, explicou a gerente de Animação Cultural da secretaria, Manuela Félix.
No mesmo espaço, funcionou a “Caixoteca”, um grande baú com cerca de 50 livros de historinhas infantis em que os pais pegavam e liam ali mesmo para os filhos. “Nossa intenção é incentivar a leitura entre as crianças envolvendo os seus pais”, explicou a coordenadora de Língua Portuguesa da secretaria, Ana Raquel de Souza. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS