A um ano das urnas, articulações passam também pela região
Eleições daqui a um ano
Daqui a um ano, no dia 02 de outubro de 2022, eleitores de todo o país vão às urnas escolher 1.059 deputados estaduais/distritais, 513 deputados federais e 27 senadores, além de 27 governadores e o presidente da República, podendo haver segundo turno, em 30 de outubro, nos executivos estaduais e federal. As articulações começaram há algum tempo, inclusive com alianças nos bastidores para que vereadores campistas troquem de partidos e sejam candidatos. Na corrida ao Guanabara, alguns nomes já aparecem consolidados como pré-candidatos a governador, enquanto na disputa à presidência as pesquisas apontam uma polarização, enquanto uma terceira via ainda não tem nome definido.
Cenário no RJ
No Rio, o governador Cláudio Castro (PL), o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) são nomes dados como certos. Prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD) também tem o nome ventilado, mas já descartou a possibilidade e trabalharia na construção de espaço para lançar o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. Muitos analistas da imprensa carioca ainda ventilam a possibilidade de o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), entrar na disputa como nome bolsonarista. Na quinta-feira (30), em entrevista à Folha, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota), filho 01 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), declarou apoio a Castro.
Composição nacional
Na corrida presidencial, Bolsonaro e o ex-presidente Lula (PT) aparecem na dianteira, o que mostra uma disputa polarizada. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro nas sondagens. Os governadores João Doria (PSDB-SP), Eduardo Leite (PSDB-RS); o ex-ministro da Saúde e ex-deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Simone Tebet (MDB), e o apresentador de TV José Luiz Datena são cotados para composições da terceira via, sem excluir Ciro do radar de alianças. A dúvida é se eles conseguirão, nos 12 meses até as urnas, quebrar a polarização que se arrasta desde 2018.
Microfones da Folha FM
As composições para o tabuleiro eleitoral de 2022 passam pelos microfones da rádio mais ouvida de Campos e da região. Nos últimos meses, foram entrevistados no Folha no Ar, da Folha FM 98,3, nomes do cenário estadual como Eduardo Paes, Rodrigo Neves, Freixo, entre outros deputados estaduais e federais, com análises e possíveis alianças. O cenário nacional também esteve em evidência, com projeções e ponderações de Ciro Gomes, Marina Silva, Cristovam Buarque, Bresser-Pereira e João Amoêdo. Outros personagens de densidade nacional já estão com entrevistas agendadas. O objetivo do Grupo Folha é entregar informação e conteúdo de qualidade, para que o público possa avaliar e formar sua opinião.
Palanque no Açu
A inauguração da primeira térmica da Gás Natural Açu contou com a presença de muitos políticos e autoridades do setor energético, na última quinta-feira (30). A crise hídrica e energética que o país enfrenta faz com que o empreendimento ganhe ainda mais relevância no cenário nacional, já que do complexo portuário de São João da Barra sai agora a energia para 6 milhões de residência do país. O que não passou despercebido na solenidade de uma empresa privado foi o fato de o Ministério de Minas e Energia ter aproveitado a oportunidade para enaltecer o governo Jair Bolsonaro. Não faltaram vídeos institucionais enaltecendo os feitos da administração, assim como fez o ministro Bento Albuquerque no seu discurso.
Denunciado
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Macaé, ajuizou uma Ação Civil Pública contra o ex-prefeito de Macaé Dr. Aluízio por improbidade administrativa. Durante seu mandato, no ano de 2019, Aluízio destinou um percentual maior de verbas ao Poder Legislativo municipal, conforme constatado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela própria Câmara, que reprovou as contas do ex-prefeito em sessão realizada no último dia 14 de setembro. A decisão da Câmara, de reprovar as contas do ex-prefeito, resulta em oito anos de inelegibilidade. Vale destacar que Aluízio ainda pode recorrer.
Pandemia
Subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Proteção da Saúde de Campos, Charbell Kury participou do Folha no Ar na quinta. Ele destacou que o município passa por um momento mais tranquilo no enfrentamento à pandemia. O médico destacou que a transmissibilidade com a chegada da variante Delta foi menos impactante para a rede de saúde do que as variantes amazônica e inglesa, entre março e junho deste ano. Para Charbell, não há dúvida que o avanço da vacinação tenha papel preponderante para evitar um novo colapso. Apesar de ressaltar que as outras medidas de prevenção ainda são necessárias, ele afirmou que o município já analisa mais flexibilizações.
Eventos
Charbell ainda revelou que entre os próximos passos do gabinete de crise está o de liberação para grandes eventos, ainda em fase de teste. O subsecretário destacou que o município teve ao longo da pandemia muitos eventos clandestinos, mas que agora é possível autorizar, desde que as regras sejam seguidas. “Para que a gente chegue nos eventos de massa (planejando o verão do Farol), a gente precisa primeiro fazer os eventos testes. E têm que ser feitos agora, outubro, novembro, dezembro”, explicou Charbell. Para o especialista, há possibilidade de liberar parte do público em estádios, além de shows do cenário nacional com público sentado. Nesses casos, a vacinação, ao menos da primeira dose, seria obrigatória.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS