Witzel quer contas no azul em um ano
27/11/2018 21:57 - Atualizado em 29/11/2018 19:36
O governador eleito Wilson Witzel (PSC) e o atual, Luiz Fernando Pezão (MDB), realizaram nesta terça-feira a primeira reunião de trabalho com as equipes de governo de ambos. Após o encontro, que marcou mais um passo na transição administrativa, Witzel disse que pretende colocar as contas do Estado no azul em até um ano e culpou a corrupção, queda nos royalties e das receitas pelo rombo no orçamento.
— O orçamento está aí de forma clara mostrando que o rombo hoje é de R$ 8 bilhões. É uma crise que afetou o Rio de Janeiro em razão da corrupção do governo Cabral, que refletiu no governo Pezão e também a queda dos royalties do petróleo, das receitas do Estado. Agora, o Rio tem uma certa ascensão econômica em razão dos royalties do petróleo do pré-sal, de forma que o déficit com essas perspectivas, nós podemos chegar até o final de 2019 no azul. Essa é a perspectiva — disse Witzel.
O governador eleito também falou que pretende entregar no próximo dia 12 de dezembro um requerimento ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para prorrogar a presença do Exército no Rio de Janeiro. “Nós pretendemos instalar algumas centenas de câmaras a partir de janeiro. É um processo de aquisição, um processo de licitação para adquirir e instalar nos pontos mais críticos, onde há roubo de carro e roubo há transeuntes”, falou Witzel sobre um dos seus planos para a segurança.
Durante o encontro, que durou cerca de cinco horas, foram tratados assuntos específicos de cada secretaria de governo. Ao final, também foi apresentado um relatório com as informações sobre os principais programas de governo de cada área, seguindo orientação publicada em decreto por Pezão.
Secretário - Na última segunda-feira, o ex-juiz federal esteve com representantes das universidades públicas estaduais, entre eles o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Luís Passoni, e anunciou o nome do futuro secretário de Ciência e Tecnologia, responsável pelas instituições. Trata-se do empresário do ramo aeronáutico Leonardo Rodrigues, de 43 anos. (A.N.) (A.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS