Transição de governo começa no Rio
31/10/2018 12:56 - Atualizado em 19/11/2018 14:49
Articulações
A transição de governo no Rio de Janeiro começa, de fato, hoje. Ontem, Luiz Fernando Pezão (MDB) recebeu apenas uma visita de cortesia do escolhido para sucedê-lo, Wilson Witzel (PSC). São muitos os pontos que precisam ser debatidos. Os principais são, sem dúvidas, segurança e o Regime de Recuperação Fiscal. O pouco que se avançou com as estratégias da intervenção federal não pode ser perdido. É um trabalho que precisa de continuidade, mesmo que gerido apenas por nomes de confiança do próximo governador. E se não houver um entendimento na questão econômica, quem deve sair perdendo é o servidor estadual, com novos atrasos.
Protecionismo
Aliados do Jair Bolsonaro (PSL) têm demonstrado entusiasmo com o novo viés da política externa a ser implementada pelo presidente eleito no último domingo. Em especial, as relações com os Estados Unidos. Todavia, é conveniente lembrar a postura extremamente protecionista do presidente Donald Trump em sua política que foca, sobretudo, salvaguardar com rigor os interesses da indústria e da agricultura do seu país, além da preservação dos empregos. Afinal, foi com tais bandeiras que se elegeu.
Por onde anda?
Vereador afastado de São Francisco de Itabapoana, Jarédio Azevedo (SD) continua foragido. Ele está fora do cargo desde o dia 4 de setembro, acusado de compra de votos e apresentação de documentos falsos na prestação de contas da campanha de 2016. A ordem de prisão foi expedida no dia 16 de outubro. Um vídeo apresentado à Justiça mostrou o advogado do réu em contato com uma das testemunhas. Uma das medidas cautelares impostas a Jarédio o proibia de contato direto ou indireto com as testemunhas do processo. No caso, o diálogo do advogado com a testemunha foi enquadrado como contato indireto.
Boa iniciativa
A Prefeitura de São João da Barra anunciou, ontem, a realização do tradicional Festival Sanjoanense da Canção (Fescan). Será a 30ª edição do evento, que não acontecia desde 2015. Normalmente, o Fescan era realizado dentro da programação do Circuito Junino do município. E acabava ficando exprimido devido a tantos eventos que ocorrem no período. Agora, o Fescan deve ganhar data fixa no calendário cultural do município, sendo realizado sempre em novembro — quando se celebra, também, o Dia do Músico.
Preocupa
Por falar em SJB, o mar voltou a avançar sobre a praia de Atafona. Mesmo quem não esteve no litoral nos últimos dias, mas acompanha as fotos que são publicadas nas redes sociais, pôde constatar isso. Existia a expectativa de um projeto de contenção na orla. Apesar de esforços políticos, manifestações populares e até um projeto pronto, por ora, nada saiu do papel. Agora mesmo, nesse período de transição, nada sai. A esperança é que os novos parlamentares e novos chefes do Executivo possam sinalizar algo positivo no próximo ano para esta importante intervenção.
Campanha
A Arteris Fluminense, concessionária que administra a BR 101, realiza hoje a ação “Tô de cinto, tô seguro”. O objetivo é alertar e incentivar motoristas e passageiros sobre a importância do uso do cinto de segurança nos veículos. A abordagem acontece pela primeira vez na região e vai contar com a participação dos alunos do Centro Escola Municipal Pequeno Frederico, de Ururaí, que integra o time de escolas acompanhadas pelo Projeto Escola Arteris.
Doação
Com a aproximação de mais um feriadão, o Hemocentro Regional de Campos reforça sua mobilização para atrair doadores. A unidade ressalta que seu estoque tem sido insuficiente para atender toda a demanda e conta com a sensibilidade das pessoas. O número ideal de doações seria de 70 por dia, mas essa meta não tem sido alcançada. Fica a dica para as pessoas que puderem ajudar a salvar vidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS