Ressaca no mar deixa Atafona em alerta
Jéssica Felipe e Mário Sérgio Junior 04/07/2017 20:25 - Atualizado em 05/07/2017 09:33
/
A Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil (DHN), através da Capitania dos Portos de Macaé, jurisdição responsável pelos municípios de São Francisco do Itabapoana e São João da Barra, emitiu na noite desta terça-feira, um alerta de ressaca para as regiões. São previstas ondas de três metros de altura, até esta quarta-feira. Em São João da Barra, a Defesa Civil segue em monitoramento constante, uma vez que Atafona já tem sofrido consequências do novo avanço do mar.
Izomar Soares, secretário de Meio Ambiente de São Francisco do Itabapoana e também responsável pela Defesa Civil, informou que para esta região as orientações já foram dadas, principalmente aos pescadores, que precisam se atentar as correntes fortes. Para ele, a situação de São Francisco, pode sim prejudicar o cenário sanjoanense. “Com essa ressaca é pior porque joga sedimentos no litoral. A coluna de água vem aumentando”, diz Soares, em relação à altura do mar sobre a força do rio.
Em São João da Barra, a Defesa Civil segue com o monitoramento na localidade mais afetada pela erosão, a Baixada. A equipe de reportagem tentou contato com o coordenador Adriano Assis para saber se o período de ressaca fez com que a situação de Atafona piorasse, sem êxito.
Enquanto a maré oscila no litoral sanjoanense, movimentos sociais, poder público e privado continuam na luta para projeto de contenção sair do papel. O abaixo-assinado lançado em apoio à contenção do mar de Atafona e Barra do Açu chegou a atingir mais de 2.800 assinaturas, até a noite desta terça. O documento pode ser acessado através do portal da Prefeitura de São João da Barra: http://www.sjb.rj.gov.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS