Avião com 500 Kg de cocaína saiu de fazenda de ministro
26/06/2017 18:47 - Atualizado em 28/06/2017 16:07
Blairo Maggi
Blairo Maggi/Divulgação
Um avião bimotor, interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) no último domingo (25) com 500kg de cocaína, saiu de uma fazenda que pertence ao grupo da família do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi.
A informação foi dada pelo piloto da aeronave interceptada aos pilotos da FAB ao receber as ordens para pousar. O avião decolou, segundo o piloto, da Fazenda Itamarati Norte em Campo Novo do Parecis. A propriedade pertence ao grupo Amaggi, da família do ministro Blairo Maggi. A confirmação do local exato da decolagem fará parte da investigação conduzida pela autoridade policial.
Em nota, a empresa confirmou que a fazenda é arrendada pela Amaggi, negou qualquer ligação com a aeronave e afirmou que tomou conhecimento do caso pela imprensa e aguarda o desenrolar das investigações sobre a propriedade do bimotor e as circunstâncias exatas em que ela, de acordo com a FAB, teria pousado na Fazenda Itamaraty e decolado de uma de suas pistas.
No Twitter, o ministro da Agricultura reagiu às acusações e afirmou que a fazenda é extensa e enfrenta, como todo o estado do Mato Grosso, a ação do tráfico.
A Força Aérea Brasileira (FAB) ressaltou, em comunicado, que "as informações sobre o local de decolagem da aeronave foram fornecidas pelo próprio piloto durante a aplicação das medidas de policiamento do espaço aéreo", e que a confirmação do local exato da decolagem fará parte da investigação conduzida pela policial.
A interceptação fez parte da Operação Ostium, na qual a FAB, a Polícia Federal e outros órgãos de segurança atuaram em conjunto. Uma aeronave de defesa área A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira foi feita na tarde de domingo. Inicialmente, o piloto foi comandado a mudar de rota e pouso obrigatório no aeródromo de Aragarças, em Goiás.
Inicialmente, segunda a FAB, a aeronave obedeceu às ordens, mas não posou no aeródromo e arremetou. Após nova solicitação do piloto da FAB, não houve resposta. O A-29 executou um tiro de aviso e voltou a comandar o pouso. O avião inteceptado desobedeceu a ordem e pousou na zona rural do município de Jussara.
A Polícia Militar foi acionada e fez buscas no local. O piloto fugiu após o pouso.
Fonte: O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS