Responsável pelo projeto de contenção do mar recebe representantes de SJB
29/06/2017 17:59 - Atualizado em 29/06/2017 20:52
Diretor do INPH com o vice-prefeito, o secretário de Meio Ambiente, o coordenador da Defesa Civil e o representante da secretaria de Pesca de SJB
Diretor do INPH com o vice-prefeito, o secretário de Meio Ambiente, o coordenador da Defesa Civil e o representante da secretaria de Pesca de SJB / Foto: Divulgação
Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) e responsável pelo projeto de contenção do avanço do mar e recuperação da orla de Atafona, Domenico Acceta recebeu na manhã desta quinta-feira (29) representantes da Prefeitura de São João da Barra. A frente de trabalho — com o vice-prefeito Alexandre Rosa (PRB), secretário de Meio Ambiente Alex Firme, coordenador da Defesa Civil Adriano Assis; e Eleilton Meireles, representando a secretaria de Pesca — foi debater os próximos passos para tirar a obra do papel. Uma equipe do INPH retornará a SJB, no próximo mês, para atualização de dados na terra e no mar. O responsável pelo projeto também estará na cidade, mas por compromissos já agendados no exterior, a data ainda será definida. Na próxima semana, os representantes da Prefeitura e do INPH estarão reunidos com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para agilizar as questões de licenciamento ambiental.
O mais recente avanço do mar em Atafona já era de conhecimento de Domenico, por meio da imprensa. Alex Firme informou que o diretor do INPH vai trabalhar junto com os representantes do município por uma ação concreta: “A gente solicitou e ele vai encaminhar a equipe dele. Eles estão com outros serviços, mas Atafona terá uma atenção especial. A equipe vai passar uns dias aqui para atualizar os dados. Paralelo a isso, a Defesa Civil está trabalhando para definir se vai decretar a emergência ou a calamidade, para poder captar recurso junto ao ministério da Integração Nacional. O Domenico vai trabalhar junto com a gente para fazer uma agenda em Brasília, em alguns ministérios específicos”.
Também esteve em pauta a possibilidade de fazer a obra por etapas, atendo, emergencialmente, a região mais afetada no momento. “A intenção é apresentar o projeto único, como todo. Será feito um estudo para ver a possibilidade de atender, inicialmente, a área do Pontal. Seriam três espigões: o maior, que contempla o Pontal, e mais dois. Gradativamente, faríamos os outros. Mas esse gradativo não é para parar. É começar e continuar com a obra. O Domenico vai avaliar isso com sua equipe”, explicou Alex.
Na quarta-feira (5), a equipe da Prefeitura voltará ao Rio para discutir questões ambientais com o Inea e o INPH. “Nosso objetivo é trocar informações técnicas para termos um licenciamento ambiental mais rápido. Evidente que seguindo as leis ambientais, mas que possa prosseguir de forma mais rápida”, salientou o secretário de Meio Ambiente de SJB.
Por telefone, a prefeita Carla Machado (PP) convidou Domenico para voltar a SJB. Segundo Alex, o diretor do INPH considerou positiva a iniciativa da prefeita de levar o projeto ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). ”Ele disse que foi o caminho certo para que o projeto seja encaminhado aos ministérios da Integração, das Cidades e dos Portos”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]