Feres ganha prazo para definir se fica na Educação
09/03/2022 15:58 - Atualizado em 09/03/2022 16:00
Sai ou fica? I
Em reunião da sua equipe com o prefeito Wladimir Garotinho (PSD), há cerca de 15 dias, o secretário municipal de Educação de Campos, professor Marcelo Feres, ganhou mais 90 dias a contar dali para definir sua continuidade na pasta. Em 15 de fevereiro, o blog Opiniões, hospedado na Folha 1, anunciou que sua saída deveria se dar após a volta às aulas, nessa segunda-feira (7), na rede municipal.
Sai ou fica? II
Segundo a mesma fonte do alto escalão da Prefeitura, os problemas do secretário seriam relativos à desorganização em processos administrativos internos, inclusive algumas licitações. Mas, nos últimos 15 dias, após a reunião entre Feres e Wladimir, as coisas teriam passado a andar melhor. Foi estabelecido entre os dois um plano de metas, que o secretário se comprometeu a cumprir em 90 dias. Se não conseguir, ele mesmo pediria para sair.
Sai ou fica? III
Para a melhora, segundo a fonte da Prefeitura de Campos, teria contado também a exoneração de nomes na secretaria de Educação indicados pelo vereador Maicon Cruz (PSC). Ele assinou um termo de compromisso pela reeleição do governista Fábio Ribeiro (PSD) a presidente da Câmara Municipal, mas votou no oposicionista Marquinho Bacellar (SD). Sem o pessoal de Maicon, Feres ganhou mais liberdade.
Dívida I
O vereador Nildo Cardoso (PP) postou nas redes sociais um vídeo onde, através de ofício do deputado federal Felício Laterça (PSL), a Caixa Econômica Federal diz que a dívida da Prefeitura de Campos com a instituição é de R$ 1,344 bilhão, referente à cessão de crédito realizada pela ex-prefeita Rosinha Garotinho e que ficou conhecida como “venda do futuro”. Ele chama a atenção para o trecho onde a Caixa diz que, na data-base de maio de 2016, o valor era equivalente a 11.229.205 de barris de petróleo e questiona o que esse número poderia aumentar por causa da atual cotação do barril, devido à disparada do preço pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
Dívida II
No vídeo, Nildo fala que desde 2020 o governo do ex-prefeito Rafael Diniz (Cidadania) não fez mais repasses à Caixa, assim como Wladimir Garotinho (PSD). Dentro da mesma ação que suspendeu os pagamentos, a pedido da gestão Rafael, a Justiça determinou que Prefeitura e banco entrassem em acordo.
Nas últimas semanas, Wladimir e a irmã, a deputada federal Clarissa Garotinho (Pros), tiveram encontros com o presidente da instituição, Pedro Guimarães. De acordo com ele, esse acordo estaria próximo de sair.
Novo presidente
O médico Geraldo Augusto Pinto Venâncio foi eleito o novo presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN) em eleição realizada nessa segunda-feira (7), na sede administrativa da instituição, que funciona no prédio da Faculdade de Medicina de Campos (FMC). Das 29 entidades que compõem o Conselho Supremo da FBPN, 23 compareceram e votaram na única chapa inscrita. A posse está marcada para a próxima segunda-feira (14).
Desativado
A secretaria municipal de Saúde decidiu desativar, temporariamente, o Centro Municipal de Testagem para Covid-19, montado no ginásio do Automóvel Clube, devido à queda na procura pelo teste antígeno. Segundo a Prefeitura, caso a demanda volte a aumentar, o Centro entrará novamente em operação. A partir de agora, a testagem por agendamento online passa a ser feita no Centro de Saúde de Guarus e mediante a distribuição de senhas na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Patronato São José.
Expedição I
A Expedição Nascentes do Paraíba teve início nessa segunda-feira (7), no município de São João da Barra, com a realização de um evento no Cine Teatro São João. A iniciativa é do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e reúne os nove comitês de bacias do rio dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O objetivo de percorrer os 1.137 quilômetros de extensão do rio, da foz à nascente, é conhecer seus principais pontos e suas fragilidades.
Expedição II
A baixa vazão do rio Paraíba do Sul, em decorrência da quantidade de barragens e da transposição para o rio Guandu, aumentando a salinidade e comprometendo a captação de água para abastecimento à população em São João da Barra, foi um dos problemas discutidos durante o evento, que teve a participação da prefeita Carla Machado. Reflexos na produção agrícola, devido à elevação da salinidade no lençol freático, também foram citados.
Patrulha Escolar
O Programa Patrulha Escolar e Proteção à Criança e ao Adolescente começou a funcionar, nessa segundafeira (7), nos batalhões que atendem os municípios do Norte e Noroeste do estado. Equipes do 8º BPM (Campos), 29º BPM (Itaperuna), 32º BPM (Macaé) e 36º BPM (Santo Antônio de Pádua) foram capacitadas para atuar na iniciativa, que busca uma reformulação na relação entre a Polícia Militar e as unidades de ensino.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS