Rafael Khenaifes e Gabriel Torres
- Atualizado em 17/12/2025 09:49
Sônia Pereira, presidente da Câmara de SJB, Diva Abreu Barbosa e Christiano Abreu Barbosa
/
Rafael Khenaifes
Em entrevista exclusiva à Folha nessa terça-feira (16), a presidente da Câmara de São João da Barra, Sônia Pereira (PT), abordou temas importantes aos sanjoanenses, como a construção do Hospital Municipal e a contenção ao avanço do mar em Atafona e no Açu. Segundo ela, essas são as prioridades da Prefeitura e da Câmara: "A nossa meta é a construção do hospital e o quebra-mar".
Segundo Sônia Pereira, a construção do Hospital Municipal de São João da Barra vai começar a partir de março. O início será marcado pela colocação da pedra fundamental pela prefeita Carla Caputi (União), em ato simbólico que representa o começo dos trabalhos. “Vai ser em um terreno do lado da Câmara, já tem a planta e vai ficar muito bonito. Precisamos do hospital. Acredito que vá ter uma base de 60 ou 70 leitos”, falou.
Durante a análise do orçamento municipal para 2026, todos os vereadores destinaram emendas impositivas para a construção do Hospital em um esforço conjunto. E, de acordo com a presidente da Câmara, os parlamentares vão seguir buscando recursos em Brasília para outros gastos.
"Todos os vereadores colocaram emendas. Sempre para saúde a gente dá emendas impositivas e todos foram a favor. E vamos à luta em Brasília também, porque além do hospital, existem mais gastos com pessoal e os aparelhos. Também temos a Santa Casa, que ajuda muita gente, e também vamos buscar emendas para a Santa Casa", afirmou.
Outro tema abordado por Sônia foi a contenção ao avanço do mar em Atafona e na praia do Açu. Segundo ela, o edital para contratação da empresa que fará o estudo e indicará as medidas necessárias será publicado novamente pela prefeita Carla Caputi. Além disso, Executivo e Legislativo estarão juntos novamente em Brasília em busca de apoio ao projeto.
"Vamos para Brasília acho que em março, junto com a prefeita, correr atrás. Já fomos antes, falamos com vários deputados e tenho certeza que ano que vem teremos boas notícias. A nossa meta é o hospital e o quebra-mar", disse.
Soninha também destacou as ações do Legislativo sanjoanense neste ano, como a reabertura da Procuradoria da Mulher e o Parlamento Jovem. "Até falaram que nossa Câmara faz muita festa e eu gosto de festa mesmo. Mas não é só festa, são projetos de lei que a gente tem que analisar", concluiu.