Deputada Carla Machado retira pré-candidatura a prefeita de Campos
Mário Sérgio Junior 26/06/2024 17:40 - Atualizado em 26/06/2024 18:59
'
Carla Machado (PT) no programa Folha no Ar, da Folha FM
Carla Machado (PT) no programa Folha no Ar, da Folha FM / Foto: Genilson Pessanha
A deputada estadual e ex-prefeita de São João da Barra Carla Machado (PT) retirou sua pré-candidatura a prefeita de Campos. O anúncio foi feito em uma live em sua rede social, no final da tarde desta quarta-feira (26). A impossibilidade de Carla concorrer a eleição para prefeita de Campos deste ano já havia sendo alertada pela Folha desde 2023, uma vez que a sua situação esbarra na tese do Prefeito Itinerante, que impede que um político que tenha exercido dois mandatos de prefeito, se desvinculado e exercido mandato proporcional de deputado estadual ou federal, não pode se candidatar para nova eleição a prefeito mesmo que em município distinto.
No último dia 18, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por unanimidade, toda a jurisprudência da tese do prefeito itinerante. Os ministros Nunes Marques e Raul Araújo chegaram a demonstrar entendimento pessoal de que a tese do Prefeito Itinerante poderia ser afastada no caso em questão. Mas entenderam que não seria o momento adequado para alteração da jurisprudência, pela proximidade da eleição municipal.
— Como não sou covarde, fiquei de pensar. Mas sempre esbarrava nessa questão do Prefeito Itinerante e eu sempre coloquei que só sairia candidata se tivesse essa questão resolvida, para que dentro do processo eleitoral não ficasse aquela coisa de processo, eu candidata e falando que estaria inelegível. (...) Como eu não trabalho em cima de hipóteses e a gente sabe que a gente precisa primeiro de tudo lidar com a verdade, hoje eu me manifesto publicamente dizendo que eu não serei candidata a prefeita de Campos nas eleições deste ano. A gente não pode falar nunca no aspecto político, mas eu não vou ingressar com a possibilidade de durante o pleito ter que ser substituída ou qualquer coisa do tipo — declarou Carla Machado durante sua live.
Ela lembrou que foi convidada a candidatar pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, e que conversou com a presidente do PT em Campos, Odisséia de Carvalho, e com o professor Luciano D'Ângelo (PT), aos quais agradeceu pela confiança assim como agredeceu a população. "Eu quero agradecer a vocês, a confiança de Rodrigo Bacellar que foi o primeiro que aventou o meu nome, da Odisséia e do Luciano que foram incansáveis. Então deixo aqui a minha gratidão a todos que torceram, a todos que confiaram. E dizer que a gente torce muito para que Campos tenha melhores dias", disse.
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS