Bacellar lança Madeleine como pré-candidata à Prefeitura de Campos no União
Rodrigo Gonçalves 14/03/2024 16:58 - Atualizado em 15/03/2024 16:00
Com o Centro de Convenções Expomag cheio, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o campista Rodrigo Bacellar, se tornou o novo presidente estadual do União Brasil e lançou a delegada Madeleine Dykeman ao tabuleiro político como pré-candidata à Prefeitura de Campos pelo União. O deputado disse que a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) será a "prefeita" dele e do governador Cláudio Castro (PL), também presente no evento. A proposta é de um enfrentamento direto ao favoritismo à reeleição do prefeito Wladimir Garotinho (PP).
— Anunciando em primeira mão, se me permitem a quebra do protocolo, a candidatura da minha prefeita e a prefeita do governador Cláudio Castro em Campos, a delegada Madeleine Dykeman — discursou Bacellar.
Nas suas redes sociais, a delegada Madeleine postou uma foto do momento em que assinou sua ficha de filiação. "Hoje, ao entrar para a política, dou cumprimento ao meu Chamado. Irei contigo aonde quer que fores, meu Senhor. O Teu Chamado eu vou cumprir na alegria ou na dor", escreveu na legenda.
Outros nomes, inclusive da região, passaram a integrar o União, que deu o pontapé inicial na pré-candidatura a prefeito e vereadores em vários municípios. Pelo menos 14 chefes de Executivos que tentarão a reeleição se filiaram ou vão se filiar nos próximos dias, inclusive do Norte e Noroeste Fluminense. Carla Caputi, de São João da Barra, é um desses nomes que concorrerá à permanência na Prefeitura pelo partido de Bacellar, como adiantado pela coluna Ponto Final e o blog Opiniões (aqui).
Ela esteve acompanhada no ato pela sua antecessora e deputada estadual Carla Machado (PT). "Quero parabenizar o amigo Bacellar pela festa democrática que foi sua filiação, reunindo no mesmo evento diversas siglas partidárias, da esquerda, centro e direita, o que demonstra a capacidade de diálogo que o presidente tem. Desejei que sua condução à frente do União continue sendo de diálogo em benefício do estado. A presença de (...) lideranças partidárias de grande expressão na política estadual e nacional comprova o prestígio que Bacellar alcançou ao longo de sua trajetória política. Vamos caminhar juntos com este mesmo propósito. Fazer política de forma transparente e correta é o caminho certo para fazer a diferença na vida das pessoas", postou Caputi.
Outra que já está confirmada na sigla é Geane Vincler, prefeita de Cardoso Moreira.
Divulgação
O ato de filiação teve uma vasta lista de convidados, que incluiu, além do governador Cláudio Castro (PL), o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República e antecessor de Bacellar na Alerj, André Ceciliano (PT); o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o presidente nacional do União, Antônio Rueda; e o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do partido, ACM Neto. O líder do PL, Altineu Côrtes, também esteve presente no ato, que teve, ainda, vários deputados estaduais, inclusive os bolsonaristas aliados de Rodrigo na Alerj.
Ministros, senadores, deputados federais, entre eles, Lindbergh Farias (PT), além de prefeitos e vereadores de diferentes legendas e pré-candidatos, como o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), marcaram presença. Pai de Rodrigo, o ex-vereador Marcos Bacellar ficou no palco ao lado das autoridades.
— Olho para trás e só vejo cacique nacional aqui nesse palco. Gente que tem bagagem. Só posso acreditar que meu rápido crescimento foi por caráter e posicionamento — afirmou o presidente da Alerj.
Irmão do deputado e presidente da Câmara de Campos, Marquinho Bacellar postou um vídeo no evento. “Um dia muito importante, não só para nossa família, mas como para todo município e Estado do Rio: a filiação do meu irmão Rodrigo Bacellar como presidente estadual do União RJ”, escreveu.
Bacellar é o primeiro campista a ocupar o cargo mais alto da Alerj e tem no seu histórico outros feitos que o colocam em evidência na política do interior. Como relator do processo de impeachment de Wilson Witzel (PSC), em 2020, deu o seu parecer favorável ao procedimento para o afastamento. O pulso firme e técnico, reconhecido por especialistas, não deu brecha para Witzel. Rodrigo caiu nas graças de figurões da Alerj e de Cláudio Castro, que, como vice, depois se tornaria o governador do Rio, reeleito no último pleito, também com o importante apoio do deputado. Depois, ainda sairia da Alerj para se tornar um dos homens de maior confiança de Castro, à frente da secretaria de Governo, cargo que ocupou até a véspera de tomar posse para o seu segundo mandato e ser eleito presidente da Assembleia.
Nascido em 5 de abril de 1980, em Campos, é advogado tributarista, especialista em Direito Constitucional e Direito Administrativo. Entre 2007 e 2009, atuou como assessor da Secretaria-Geral de Planejamento do Tribunal de Contas do Estado do Rio e, entre os anos de 2009 e 2011, foi presidente da Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte).
Vídeo de Bacellar no evento:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS