Garotinho diz que apoio a Cláudio Castro se deve a Washington Reis
Aldir Sales 15/08/2022 22:49 - Atualizado em 15/08/2022 22:54
Rodrigo Silveira
O ex-governador Anthony Garotinho (União) afirmou que só declarou apoio à candidatura a reeleição do governador Cláudio Castro (PL) por causa do ex-prefeito de Duque de Caxias e candidato a vice na chapa, Washington Reis (MDB). A declaração foi dada durante evento de lançamento das candidaturas de Garotinho e da filha Clarissa Garotinho (União) a deputado federal e senadora, respectivamente, na noite desta segunda-feira (15), na casa de eventos Multiplace, em Campos. Fiscais da Justiça Eleitoral também estiveram presentes.

— O apoio que foi dado ao Castro é por sua causa (Washington). Na convenção do partido eu disse. Para ele (Castro) você é um vice e para mim você é irmão. Lá de Duque de Caxias, sempre que precisei, estava ao meu lado — disse Garotinho para Reis, que compareceu ao evento para representar o governador.

Antes da convenção partidária, Garotinho e Clarissa criticaram abertamente ao governador por causa de sua proximidade com o deputado estadual e ex-secretário de Estado de Governo Rodrigo Bacellar (PL), principal opositor da família em Campos e líder político da bancada de oposição que ganhou maioria na Câmara de Vereadores no início do ano.

Garotinho chegou a ensaiar uma pré-candidatura a governador, enquanto o filho e prefeito de Campos Wladimir Garotinho (sem partido) já tinha declarado apoio a Castro anteriormente. Sem espaço no União, o ex-governador teve a pré-candidatura ao Palácio Guanabara barrada e conseguiu viabilidade para disputar um lugar na Câmara dos Deputados, enquanto a filha foi lançada ao Senado.

O partido embarcou na base de apoio de Cláudio Castro, junto com Garotinho, que não deixou de cutucar o novo velho aliado e o desafeto Rodrigo Bacellar. Durante discurso no evento desta segunda, o ex-governador lembrou do caso dos “pagamentos secretos” da Ceperj, onde 10 vereadores da oposição foram citados em reportagens do UOL e da TV Globo com nomeações de assessores e parentes investigadas pelo Ministério Público.

— Agora o povo sabe quem está ao seu lado na Câmara e quem está defendendo a boquinha. Quem está na Prefeitura para cuidar das crianças, dos doentes, e quem está ganhando salário do Ceperj sem trabalhar. Não ia falar isso, mas eu sou assim. Não vou mudar. Fomos muito pisados por quem nos criticavam porque dávamos Cheque Cidadão para o pobre, enquanto estão dando R$ 10 mil de salário para o pessoal desfilar na Pelinca — concluiu o ex-governador.

Wladimir também aproveitou a oportunidade para criticar os vereadores da oposição e, sem citar nome, fez referência ao ataque sofrido pela sua esposa e primeira-dama, Tassiana Oliveira, de Bacellar.

— Agradeço a todos os vereadores presentes, que nos defendem e brigam pela cidade, enquanto... Todo mundo está entendendo o motivo pelo qual aquele povo da oposição fala mal do governo. Não posso ser injusto de quem estendeu a mão lá atrás, que foi Castro. Apoio a ele por tudo que ele fez para ajudar a cidade, não pelas companhias dele. Sabe quando acabou possibilidade diálogo? Quando esse sem vergonha (Bacellar) falou mal da minha mulher. Apoio pelo que Castro fez pela cidade e não por quem acompanha ele.

Já a irmã do prefeito, Clarissa Garotinho, preferiu não entrar nas polêmicas locais e fez um discurso voltado à disputa ao Senado, sem citar o governador Cláudio Castro.

— Senado é lugar para trazer investimento. Tenho respeito pelo baixinho (Romário), boa gente, mas quando a gente é vocacionado tudo dá certo. Quero ser nossa voz em Brasília, do interior. Aceitei desafio em nome de todas as mulheres do Rio de Janeiro.

Washington Reis não entrou em polêmicas e fez questão de agradecer o apoio de Garotinho. “Um dia impecável, muito emocionado. Sigo Garotinho desde muito tempo. Minha mãe nasceu em Santa Maria, foi para Rio atrás de emprego. Fui deputado estadual, federal, três vezes prefeito de Duque de Caxias e agora concorrendo a vice, subindo no palanque com Castro. E na casa da Lapa lá atrás referendamos essa união. Tenha em mim um operário nessa obra”.

Também estiveram presentes no evento e discursaram a ex-governador Rosinha Garotinho, o vereador e candidato a deputado federal Cabo Alonsimar (Podemos), o deputado estadual e candidato à reeleição Bruno Dauaire (União), os vereadores e candidatos a deputado estadual Pastor Marcos Elias (PSC) e Thiago Rangel (Podemos), o ex-prefeito de São Fidélis e candidato a deputado estadual Davi Loureiro (União), além de outros políticos locais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS