Feijoada com tempero político
10/08/2022 03:36 - Atualizado em 10/08/2022 04:01
De volta depois de dois anos por causa da pandemia de Covid-19, a tradicional Feijoada da Folha reuniu políticos de várias vertentes, que se reuniram em um clima de absoluta tranquilidade.

Em ano eleitoral, o assunto, é claro, foi um dos principais nas mesas e nas rodas de conversa. E a preocupação com o acirramento dos ânimos e a polarização da disputa nacional foi uma tônica entre políticos, promotores e juízes que vão ou não atuar na condução do processo eleitoral.

A mesma pandemia que adiou as comemorações da Feijoada também levou as vidas dos deputados estaduais João Peixoto e Gil Vianna. Outro ponto levantado com frequência foi a importância do Norte e Noroeste de ampliar suas representatividades, tanto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), como na Câmara Federal.

Por falar em Alerj, o presidente do Parlamento Fluminense, o deputado André Ceciliano (PT), também marcou presença nos festejos e destacou a necessidade de Campos ganhar maior protagonismo econômico em âmbito estadual para poder alavancar o desenvolvimento da região.

Aliás, as cidades vizinhas também foram representadas na festa com lideranças e políticos de municípios como São João da Barra, Cardoso Moreira e Quissamã, mostrando o prestígio da feijoada mais famosa do interior do Rio de Janeiro.

André Ceciliano
André Ceciliano / Folha da Manhã
“Campos tem um papel estratégico no Norte e Noroeste. É fundamental que possa disputar os investimentos para ter uma região pujante, com uma economia voltada com empregos, com renda e é isso que o nosso povo precisa”.
André Ceciliano (PT), presidente da Alerj

Wladimir Garotinho
Wladimir Garotinho / Folha da Manhã
“A eleição está completamente polarizada. Eu temo por uma eleição muito radicalizada. Seja qual for a decisão do eleitor, que o país saiba que teremos um presidente e que ele possa ter o tempo necessário para poder governar”.
Wladimir Garotinho (sem partido), prefeito de Campos

“O país tem que ter mais alternativas e a gente tem que pensar mais. A polarização mostra dois pontos radicais. Eu acho que isso é ruim para o Brasil. A gente tem que repensar isso, ter alternativas, pessoas mais equilibradas”.
Frederico Paes (MDB), vice-prefeito de Campos

Carla Caputi
Carla Caputi / Folha da Manhã
“Esperamos que o povo possa está observando as condutas, as propostas dos candidatos, para que possa está escolhendo. A gente sabe que é uma eleição bem polarizada, e isso torna o cenário bem aguerrido e bem aquecido”.
Carla Caputi (sem partido), prefeita de São João da Barra

Geane Vincler
Geane Vincler / Folha da Manhã
“Para mim estar à frente de uma prefeitura como gestora é um desafio completamente diferente. Pensando nessa eleição só digo que política se faz com parceria com a esfera estadual, federal, com a população”.
Geane Vincler (PSD), prefeita de Cardoso Moreira

Bruno Dauaire
Bruno Dauaire / Folha da Manhã
“É uma eleição muito polarizada, entre duas forças a nível nacional e a gente já tem observado uma repercussão na política fluminense. Vai ser uma eleição muito difícil, que a gente tem que prezar pelo diálogo e a construção de paz”.
Bruno Dauaire (União), deputado estadual

Carla Machado
Carla Machado / Folha da Manhã
“Acredito que vai continuar na polarização, mas torço muito para que não haja radicalismo. Que cada um respeite a vontade do outro e que vivamos, de fato, a democracia, principalmente o respeito às opiniões, à individualidade”.
Carla Machado (PT), ex-prefeita de SJB

“É bom que haja esse movimento de eleição, para que possa melhorar. Não podemos continuar na situação que estamos. Fico feliz quando vejo segmentos da Justiça tomando uma posição séria. Acredito que vai mudar muito”.
Arnaldo Vianna, ex-prefeito de Campos

“Acho que o Campos tem chance de fazer bons deputados e quanto mais deputados, maiores vão ser as oportunidades de trazer benefícios e recursos. A cidade precisa buscar muito a parte do turismo, onde tem potencial”.
Alexandre Mocaiber, ex-prefeito de Campos

“Estou muito preocupado com essa polarização, com essas ofensas, com essas agressões. Eu acho que a gente tem que discutir os problemas deste país. Acho que o momento é de uma reflexão profunda nesse sentido”.
Sérgio Mendes, ex-prefeito de Campos

Abdu Neme
Abdu Neme / Folha da Manhã
“Nossa região tem tudo para crescer, mostrar para o Brasil que é o centro de progresso com o Porto Açu, mas o problema é têm pessoas que só pensam nelas. Estou otimista, mas também preocupado”.
Abdu Neme (Avante), vereador de Campos

“O cenário pré-eleitoral, na minha visão, ainda está em um momento calmo. Mas, a partir das convenções e da semana que vem, o cenário começa a se agitar mais. Mas vai dar tudo certo, na mais perfeita ordem”
Alvaro Oliveira (PSD), vereador de Campos

“Temos uma polarização grande na eleição presidencial. Com isso, teremos muita gente indo às urnas. Todo mundo tem o seu candidato e isso vai fazer com que as pessoas participem do pleito. Isso é bom para a democracia”.
Bruno Vianna (PSD), vereador de Campos

Leon Gomes
Leon Gomes / Folha da Manhã
A gente acredita que esse ano vai ter bastante mudança. A perspectiva é, dentro da nossa cidade, eleger o maior número de deputados. Eu acho que a cidade precisa após as perdas de João Peixoto e Gil Vianna.
Leon Gomes (PDT), vereador de Campos

Ralph Manhães
Ralph Manhães / Folha da Manhã
“A gente espera que seja uma eleição bem tranquila. É claro que estaremos vigilantes, aplicando todas as normas. Esperamos um pleito muito mais tranquilo do que os municipais, mas também temos um cenário polarizado”.
Ralph Manhães, Juiz de Direito

“Quanto à polarização, ela confirma a solidez da nossa democracia. Enquanto houver divergência de ideias, debates, significa que a nossa democracia está funcionando. O perigo é quando o debate de ideias é suplantado”.
Eron Simas dos Santos, Juiz de Direito

“O cidadão tem que ser paciente no voto e buscar apaziguar, pacificar essa situação eleitoral que o Brasil vive. A população é que tem que ir nesse caminho e sair um pouco dessa pressão que a população mesmo vem sofrendo”.
Heitor Campinho, Juiz de Direito

Victor Queiroz
Victor Queiroz / Folha da Manhã
“Eu espero que as eleições sejam, sobre tudo, pacíficas. Esse ano nós temos um novo ingrediente de preocupação que nunca ocorreu antes nesse nível, que é com a paz. É a chance do eleitorado repensar o que pretende para o futuro”.
Victor Queiroz, Promotor de Justiça

“Espero que haja respeito entre os candidatos, equilíbrio, moderação e que vença a democracia. A liberdade de expressão é natural. Mas as urnas eletrônicas têm dado certo, a gente tem que dar esse voto de confiança e acreditar”,
Filipe Estefan, presidente da OAB Campos

“Espero que possa correr tudo bem, que as pessoas consigam se entender com relação, principalmente, a disputa a presidente. Que cada um possa respeitar o direito dos outros e que possamos ter uma campanha de paz no nosso estado”.
Elísio Rodrigues, presidente da Câmara de São João da Barra

Armando Carneiro
Armando Carneiro / Folha da Manhã
“A nossa região tem bons candidatos e podemos manter uma representatividade boa. Como toda a região, Quissamã precisa de desenvolvimento econômico. A perspectiva de mudança no perfil econômico é uma necessidade regional”.
Armando Carneiro, ex-prefeito de Quissamã

“O que vale é a democracia, a manifestação democrática das pessoas, usando a sua coerência, defendendo as suas ideias. Eu acredito que essa eleição deve ser uma eleição muito polarizada, isso vai trazer algumas preocupações”.
Betinho Dauaire, ex-prefeito de São João da Barra

“Essa é uma eleição nacional e estadual. A gente participa, mas não é com aquele gás de eleição municipal. Vamos ter vários nomes da nossa região para a proporcional e que serão eleitos. E todo cidadão deve ir às urnas. É um dever”
Renato Jacynto, ex-prefeito de Cardoso Moreira

Marcão Gomes
Marcão Gomes / Folha da Manhã
“Nós precisamos ter o máximo de representantes possíveis da região. A polarização está muito antecipada. Independente do que a população brasileira decida, esperamos um pleito tranquilo e que a democracia prevaleça”.
Marcão Gomes (PL), ex-presidente da Câmara de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS