Câmara aprova projetos sobre subsídio e bilhetagem eletrônica do transporte
28/06/2022 15:19 - Atualizado em 28/06/2022 19:00
Genilson Pessanha
Em mais um dia recheado de polêmicas e tumultos, a Câmara de Campos aprovou, na sessão desta terça-feira (28), os projetos de lei enviados pelo prefeito Wladimir Garotinho (sem partido) que instituem o subsídio do diesel e o novo sistema de bilhetagem eletrônica para o transporte público. A votação aconteceu somente após 1h30 de suspensão dos trabalhos depois de uma confusão generalizada envolvendo os permissionários das vans, que protestavam contra alguns trechos dos textos e ficaram revoltados com uma declaração de Marquinho do Transporte (PDT).

O vereador foi o primeiro a falar sobre os projetos e, irritado com as constantes interrupções do público, disse: “se não estão satisfeitos, que deixem o transporte”. Os permissionários se levantaram e ameaçaram não permitir a continuação da sessão.

O vice-presidente em exercício, Juninho Virgílio (União), suspendeu a sessão e chamou vereadores, técnicos do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e de representantes dos permissionários para uma reunião. De acordo com os parlamentares, houve um acordo para a aprovação dos projetos e um futuro encontro entre todas as partes com o prefeito Wladimir Garotinho para acertar alguns pontos que podem ser melhorados.

A principal insatisfação por parte dos trabalhadores ficou por conta de quem trabalha em linhas mais longas, como para Santo Eduardo e Farol de São Thomé. Segundo eles, as contas da Prefeitura para o pagamento do subsídio ao diesel não os contemplariam por completo.

Com os ânimos mais calmos, os dois projetos e as emendas apresentadas pela oposição foram aprovados por unanimidade.

Integrante do grupo de oposição, Helinho Nahim (Agir) disse que esse seria um voto de confiança nos técnicos do IMTT e nos vereadores governistas. “O voto de confiança que foi dado pela oposição e da base, foi muito mais ao IMTT e aos vereadores Juninho, Álvaro Oliveira e aos técnicos do IMTT. Não existe mais essa coisa de jogar as pessoas contra as outras. Não estamos preocupados com o que o prefeito fala”.

Líder dos governistas, Álvaro Oliveira (PSD) comemorou o acordo para a aprovação. “É salutar e deve ser feito assim, a união em prol da cidade toda. Já tinha esse compromisso assumido de marcar a reunião (com o prefeito) e foi ótimo de termos essa reunião diante de todos. Não digo pressão, é uma manifestação que deve ser respeitada (dos permissionários). Independente dos discursos, o prefeito quer e está fazendo muito pela cidade”.

Pelo projeto, todos os veículos do transporte público, sejam ônibus ou vans, serão monitorados vias GPS pelo IMTT, que será responsável por fiscalizar o cumprimento de rotas, horários e a quantidade de passageiros transportados para autorizar os repasses proporcionais das subvenções do valor da passagem – em linhas mais longas – e do combustível.
Cemitérios
Os vereadores também aprovaram, por unanimidade, outro projeto enviado pelo prefeito que permite a Prefeitura privatizar a administração dos 24 cemitérios públicos municipais em Campos. Uma emenda do vereador Anderson de Matos (Republicanos) – também seguida por todos os parlamentares – definiu a continuidade do direito do serviço social de sepultamentos gratuitos para famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS