Ceciliano em Campos para assinatura de parceria para reforma do Arquivo Público
Presidente da Alerj, André Ceciliano
Presidente da Alerj, André Ceciliano / Thiago Lontra
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), participa nesta quinta-feira (19), da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campos e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para viabilizar o projeto de reforma e restauração do prédio histórico que abriga o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho. O restauro será custeado com a doação de R$ 30 milhões da Alerj à Uenf, valor do Fundo Especial da Casa. O evento acontecerá às 19h, no Palácio da Cultura, e contará com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e do reitor da universidade, Raul Palácio.

A obra, orçada em R$ 20 milhões, ficará sob a responsável da Uenf, que cuidará da execução do projeto de reforma e restauração do prédio. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Arquivo Público Municipal funciona no Solar do Colégio, na Baixada Campista, e está completando 21 anos.

O projeto de lei para a restauração, de autoria dos deputados André Ceciliano e Bruno Dauaire (União), foi aprovado por unanimidade na Alerj, em dezembro de 2021, ressaltando a importância da revitalização do equipamento histórico e cultural de Campos. Construído pelos Jesuítas no século XVII, o Solar do Colégio é o prédio mais antigo de Campos e foi cedido pelo Governo do Estado ao município desde 2000, para abrigar o Arquivo Público, inaugurado em 18 de maio de 2001.

Parte dos recursos doados pela Alerj à Uenf também será usada para a recuperação da sede da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, onde vão funcionar cursos superiores da universidade. No último dia 16, o presidente da Alerj esteve na sede da Fazenda para saber detalhes sobre a obra de instalação do campus, junto com o prefeito José Bonifácio (PDT).

Ainda na programação pelos 21 anos do Arquivo Público, às 18h, será ministrada palestra da professora Cláudia Atallah (UFF/Uerj), com o tema “Demarcação dos territórios de poder no pós independência: a criação da comarca de Campos dos Goytacazes e o acervo do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho”. Já às 20h, haverá o recital “Scherzo Quartet”, aberto ao público.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS