Ong denuncia crime ambiental na Lagoa de Iquipari, em Grussaí
Folha1 19/07/2021 15:32 - Atualizado em 19/07/2021 16:20
A Ong Ecoanzol fez uma denúncia sobre crime ambiental na Lagoa de Iquipari, em Grussaí, no município de São João da Barra. De acordo com a organização, a barra da lagoa foi aberta na madrugada desse domingo (18) por pessoas não identificadas. Com a abertura da barra, a introdução de água salina na lagoa teria causado a morte de vários peixes. A Ong alertou também sobre a escassez hídrica para a população local. A Prefeitura de São João da Barra lamentou o ocorrido e destacou que a abertura e fechamento de barras compete ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A Prefeitura também informou que realiza fiscalizações nas lagoas periodicamente. Já o Inea informou que todos foram surpreendidos e que enviará equipe ao local para verificar impactos e medidas a serem tomadas.
"Essa madrugada foi palco de um crime ambiental em nosso território; pessoas não identificadas, abriram a Barra da Lagoa de Iquipari, em Grussai, São João da Barra. Quando isso acontece, os danos são muito impactantes, pois a introdução da água salina, ocasionada pela abertura da barra, altera os fatores físico-químicos que determinam a sobrevivência de diversas espécies de animais aquáticos que vivem em ambientes liminólogos, podendo comprometer seriamente a biodiversidade da lagoa. Para a população local o dano fica mais agravado diante de um cenário de perspectivas de escassez hídrica acentuado, previsto para os próximos meses. Vamos refletir... que cenário queremos deixar para as gerações futuras?", informou a Ong Ecoanzol em publicação feita nas redes sociais.
Em nota, a Prefeitura de São João da Barra informou que a  fiscalização das lagoas é realizada periodicamente pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, que possui ponto fixo na Lagoa de Iquipari e precisa se deslocar para atender denúncias sobre abertura de barras em outras locais e outras situações relacionadas ao meio ambiente. "Não procede a informação de dificuldade na fiscalização causada por contenção de despesas. O efetivo da Guarda Ambiental é concursado e o quadro da Guarda Municipal é fixo. Infelizmente algumas pessoas cometem crimes ambientais no município, não só na barra de Iquipari, mas de Grussaí também. A deliberação sobre abertura e fechamento de barras não compete à esfera municipal, cabendo ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deliberar sobre o assunto. A secretaria municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos lamenta o ocorrido, já que estamos no período de seca, não existindo previsão de chuvas em quantidade suficiente para alimentar a lagoa, sendo um dano ambiental sério. É lamentável esse comportamento criminoso que precisa ser contido, sendo necessário o ordenamento imediato da Lagoa de Iquipari", informou a Prefeitura.
A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos de SJB, Marcela Toledo, criticou o ato criminoso, chamando a atenção para os prejuízos ambientais causados pela ação predatória. “Hoje o meio ambiente está de luto pela falta de consciência dessas pessoas que cometem esse tipo de crime sem se importar com os prejuízos aos nossos pescadores artesanais". Marcela informou que já existe um projeto de ordenamento do território incluindo ampliação da estrutura de fiscalização no local.
Também por meio de nota, o Inea informou que realiza operações periódicas nas lagoas em conjunto com a Polícia Ambiental, para tentar coibir essas aberturas: "As fiscalizações acontecem com apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente dentre outros órgãos. No caso da lagoa de Iquipari, todos foram surpreendidos, o fato ocorreu durante a madrugada. O Inea enviará equipe ao local para verificar os impactos na lagoa e medidas a serem tomadas".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS