São João da Barra lança campanha Verão Seguro
Folha1 - Atualizado em 15/01/2021 13:47
Foto aérea SJB
Foto aérea SJB / Divulgação
A Prefeitura de São João da Barra lançou, nesta sexta-feira (15), a campanha Verão Seguro, com o objetivo de conscientizar a população e os veranistas sobre a importância do respeito às medidas de prevenção e combate à Covid-19. A campanha, divulgada nas redes sociais com o slogan “Mergulhe na onda da prevenção”, tem como foco quatro pilares: uso de máscara o tempo todo ao sair de casa, higiene das mãos, medidas de distanciamento social e não promover aglomerações.
A campanha também vai orientar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Além disso, inclui ações de conscientização sobre segurança no trânsito e preservação dos ecossistemas.

A preocupação do poder público é com o aumento da população sazonal durante a alta temporada. São João da Barra possui 32 km de litoral e muitos moradores de outras cidades possuem casas de veraneio, o que faz com que passem todo o verão no município, só indo embora depois do carnaval.

A Prefeitura não vai promover eventos oficiais de forma presencial e proibiu a realização de eventos particulares que gerem aglomeração, com ou sem venda de ingressos. Uma série de outras medidas restritivas consta em decretos e portarias que são ajustados de acordo com o avanço da pandemia no município.

Para controlar a circulação do coronavírus, há barreiras sanitárias fixas e móveis nos acessos ao município e equipes de fiscalização percorrem a orla e os distritos para assegurar que os estabelecimentos comerciais e de serviços cumpram os protocolos de segurança. Mas a Prefeitura conta com o apoio da população para que cada indivíduo se conscientize da importância de seguir as regras, a fim de proteger a si mesmo, seus familiares e sua comunidade.

— Estamos fazendo a nossa parte, cuidando da saúde das pessoas, protegendo vidas, mas é fundamental que todos se conscientizem. Temos um litoral extenso, uma tradição de grande movimento na alta temporada e, por mais que estejamos adotando medidas, há um aumento na circulação de pessoas no município. Há muitas equipes atuando na fiscalização, mas não temos como manter fiscais o tempo todo em todo lugar. Ninguém consegue fazer isso, nenhum governo. Por isso é preciso que cada pessoa tenha consciência do seu papel. Vencer uma pandemia nessas proporções depende não só do esforço do poder público, mas do comprometimento de toda a sociedade — disse a prefeita Carla Machado.

Estrutura – Desde o início da pandemia, a Prefeitura de São João da Barra tem adotado todas as medidas defendidas pelos órgãos de saúde pública nacionais e internacionais. Possui um centro exclusivo para os casos de Covid-19, um hospital de campanha e um centro de reabilitação para os pacientes recuperados.

Também adquiriu um tomógrafo em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e está preparada para o processo de vacinação: adquiriu câmaras de armazenamento e firmou, desde dezembro, um protocolo de intenções com o Instituto Butantan para a aquisição de 60 mil doses da vacina.
Fonte: Prefeitura de SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS