Ex-premiê Shinzo Abe morre após ser baleado em comício no Japão
08/07/2022 11:24 - Atualizado em 08/07/2022 11:25
Shinzo Abe
Shinzo Abe / Reprodução - Instagram
O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu, aos 67 anos, nesta sexta-feira (08), após ser baleado durante comício na cidade de Nara, perto de Quioto. A notícia foi dada pela NHK, a televisão estatal do Japão, e confirmada pelo hospital.

O suspeito do ataque, Tetsuya Yamagami, foi detido pela polícia japonesa. Ele é acusado de homicídio e usou equipamento semelhante a uma arma de fabricação caseira.

Shinzo foi primeiro-ministro do Japão entre 2006 e 2007 e, depois, entre 2012 e 2020. Foi o líder japonês com maior longevidade no cargo.

O comício desta sexta-feira ocorria antes das eleições para o Senado japonês, marcadas para este domingo (10). Abe discursava em apoio a Kei Sato, um membro da câmara alta do Parlamento que concorre à reeleição como representante da cidade de Nara.
O hospital universitário de Nara, para onde ele foi levado de helicóptero, informou que o ex-premiê tinha dois ferimentos "profundos", um deles no coração, e já chegou ao local sem sinais vitais.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, que sucedeu Abe no cargo, chamou o episódio de "ataque imperdoável" e afirmou que garantirá as liberdades e respeito à democracia no país. "Tenho um grande respeito pelo legado de Shinzo Abe e ofereço minhas condolências", afirmou Kishida. "Agora, uma eleição livre e justa é algo que temos que defender acima de tudo".
O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que Abe foi vítima de “um ato bárbaro absolutamente imperdoável”.
Com informações da Agência Brasil e G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS