Benefícios da natação para idosos: por que começar agora mesmo?
29/10/2019 | 04h38
O nosso organismo sofre diversas alterações ao longo da vida. Com o passar dos anos, o corpo é afetado por muitas mudanças de ordem física e cognitiva, que podem ser amenizadas se corpo e mente forem estimulados da forma correta. A prática de exercícios físicos, como a natação para idosos, é uma excelente aliada nessa missão e, portanto, deve ser vista como uma necessidade durante a terceira idade.
 
Lembrando que é sempre importante consultar um médico antes de iniciar qualquer prática esportiva. Dessa forma, garante-se que está seguro no esporte que escolheu, seja ele qual for.
 
A natação é um dos esportes mais recomendados para os idosos, porque traz muitos benefícios ao organismo e estimula também as atividades cognitivas, além de estimular todos os grupos musculares, sendo considerada uma das modalidades esportivas mais completas.
 
A natação ajuda a melhorar o equilíbrio
Um dos problemas mais comuns entre os idosos são as quedas. A habilidade de manter o equilíbrio acaba sendo afetada e, somada à fragilidade dos ossos dos idosos, e a doenças degenerativas que podem surgir com a idade, pode causar muitos transtornos e até resultar na incapacidade de andar ou realizar alguns movimentos, pois, em muitos casos, os tecidos ósseo e muscular não se recuperam completamente após sofrer lesões.
 
Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Western Sydney, na Austrália, sobre as atividades físicas e seu impacto no equilíbrio do corpo dos idosos, mostrou que os idosos praticantes de natação tem 33% menos probabilidade de cair. Isso porque a prática esportiva estimula o desenvolvimento de força física e aumenta a estabilidade dos músculos, que são essenciais para manter um bom equilíbrio.
 
Melhora o condicionamento físico
A natação é um dos esportes mais recomendados justamente porque sua prática estimula todos os grupos musculares, e por isso é considerada um dos esportes mais completos. Na terceira idade, a estrutura física acaba sendo enfraquecida, e a natação para idosos pode ser uma excelente aliada para desacelerar esse processo de enfraquecimento, pois fortalece todo o corpo.
 
Melhora o sistema cardiorespiratório
Durante a prática da natação, a frequência de batimentos cardíacos é elevada, e o pulmão é estimulado a trabalhar usando sua capacidade máxima. Além disso, o contato com a água faz com que haja a vasodilatação das vias respiratórias. Esses estímulos resultam no fortalecimento do sistema cardiovascular e do sistema respiratório.
 
Não desgasta e protege as articulações
Diferentemente do que ocorre em atividades como a corrida, por exemplo, na natação não há impacto direto nas articulações. O contato com a água estimula o fortalecimento delas e reduz os casos de doenças que afetam essas áreas do corpo, como a artrite.
 
Melhora a capacidade cognitiva
A natação, além de estimular o corpo, estimula a mente. A prática da natação para idosos estimula a interação social e ajuda a reduzir os casos de depressão – problema muito comum na terceira idade. Além disso, o idoso começa a criar novamente objetivos para sua vida – o que muitos idosos sentem falta após pararem de trabalhar. Na natação, ele começa a sonhar com competições, e está constantemente pensando em desenvolver sua habilidade, e em melhorar seu desempenho. Objetivos dessa natureza, aliados à interação social proporcionada pelo esporte, estimulam a cognição e a concentração, e reduz os casos de isolamento, que podem potencializar doenças degenerativas.
 
E vale lembrar: a natação é recomendada para todas as idades, e nunca é tarde demais para aprender!
 
Fonte: site Clinica di Paula
Comentar
Compartilhe
Especialista afirma: A música é um instrumento poderoso contra o Alzheimer!
16/09/2019 | 01h22
A música proporciona imensos benefícios para o nosso corpo e alma. Entre idosos, estudos mostram que a música é responsável por liberar endorfinas, sociabilizar e até mesmo diminuir algumas dores, proporcionando muitos ganhos em diversas outras áreas. Além disso tudo, é um instrumento poderoso contra o Alzheimer! Os benefícios da musicoterapia para pessoas com Alzheimer são gigantescos e, mesmo já sendo conhecidos, os efeitos positivos da música ainda surpreendem o mundo todo!
 
A ligação emocional entre música e o ser humano tem explicações biológicas. A região do cérebro responsável pela música fica muito próxima à área das emoções, contribuindo para tornar tão forte essa associação entre a música e a emoção. Por isso a música é considerada a “linguagem da emoção”.
 
É fundamental que as músicas escolhidas sejam calmas, do agrado do doente e, caso tenham uma ligação emocional com ele os resultados tendem a ser ainda melhores! A música ligada à emoção pode estimular boas memórias e dar sensação de prazer.
 
De acordo com a geriatra Dra. Deborah Casarsa, a memória musical é a última que se perde na demência. “Portanto, viva a música”.
 
Além da música, existem inúmeras outras formas de estimular a pessoa com Alzheimer, inclusive através da religiosidade também, por exemplo, vcê pode estimular o doente até convidando-o para rezar um terço com você, se a pessoa for católica. As possibilidades para estimular o doente são inúmeras!
 
 
 
 
*Dra. Deborah é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (1999) e tem especialização em Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar pela Universidade Federal Fluminense(2001). Tem vasta experiência em Geriatria com participação em Congressos Nacionais e Internacionais.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Helô Landim

[email protected]