Cine Darcy: debate sobre a história do cinema em Campos dos Goytacazes
02/09/2020 | 06h03
O Cine Darcy apresenta nesta quarta-feira, dia 02 de setembro, às 19 horas, o debate sobre a história do cinema em Campos dos Goytacazes, com Joilson Bessa e Elis Miranda.
Vamos apresentar a história dos cinemas de rua em Campos dos Goytacazes até a sua atual fase com as salas de exibição dos shopping centers, traçar um panorama da distribuição das salas de exibição por todos os distritos da cidade de Campos dos Goytacazes e evidenciar a importância do registro da memória da história do cinema por parte do poder público.
Convidados:
Joilson Bessa - mestre em Geografia pela UFF Campos com a dissertação “Salas de cinema em Campos dos Goytacazes: lugar, sociabilidade e políticas culturais - da década de 1960 aos anos 2010".
Elis Miranda - Coordenadora do LabCult da UFF Campos. Professora do curso de graduação em Geografia e do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas, da UFF Campos.
Mediador:
Gustavo Machado - publicitário e mestrando em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas, na UFF Campos.
Realização:
Assessoria de Cultura da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Apoio:
Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da UENF
Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF
Colaboração:
LabCult - Laboratório Cultura, Planejamento e Representação Espacial
Universidade Federal Fluminense
O Cine Darcy é um cinema universitário fundado em 2020 ligado à Assessoria de Cultura da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF.
Formado por um coletivo interuniversitário, tem como objetivo a pesquisa e a divulgação da produção audiovisual brasileira, focado em fortalecer o desenvolvimento regional por meio de atividades cinematográficas e audiovisuais nos equipamentos culturais da universidade em Campos dos Goytacazes (RJ) e Macaé (RJ).
Este é um projeto coletivo e institucional que envolve a participação da Reitoria da UENF, das Pró-Reitorias de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação e de Programas de Pós-Graduação.
Os organizadores do Cine Darcy: Heitor Benjamim (bolsista recém doutor do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico/CCH da UENF), Gabriel Rabello (bolsista do programa Universidade Aberta / Extensão da UENF) e Gustavo Machado (bolsista Capes do PPGDAP/UFF).
Comentar
Compartilhe
Cine Darcy: Debate com o cineasta Vladimir Seixas sobre o filme "A Primeira Pedra"
26/08/2020 | 06h49
O Cine Darcy, o cinema da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), apresenta nesta quinta-feira um debate com o cineasta Vladimir Seixas sobre seu documentário "A Primeira Pedra".
Dia 27/08 - às 19 horas. Link para o debate
"A Primeira Pedra" foi indicado ao Emmy 2019. Link para o documentário
O debate conta com a presença de:
• Vladimir Seixas - Cineasta, diretor do documentário " A Primeira Pedra" .
• Heitor Benjamin - Sociólogo.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Roberto Dutra

[email protected]