Apreensão do Celular do Presidente da República na Avaliação do Jurista José Eduardo Pessanha Abrindo a Boca para Marco Barcelos.
26/05/2020 | 22h08
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

01- José Eduardo, como jurista, qual sua análise sobre o Ministro do STF, Celso de Mello em cogitar requisitar o celular do Presidente da República, para averiguar possível cometimento de crime?

R.: Prezado amigo Marco Antônio, curial esclarecer, ao contrário do que afirma este “exército oficial de desinformação”, que o ministro decano Celso de Mello não determinou a apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro. Como bem delineado na sua pergunta, está sendo cogitado e, para que se materialize, é necessário que o Órgão de acusação, no caso a Procuradoria Geral da República (PGR) analise se tal diligência é importante (ou mesmo essencial) para o deslinde das investigações, como requerido por Partidos Políticos à Corte Suprema.
É óbvio que em um processo desta monta, que investiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal a fim de evitar a investigação de familiares, todas as provas devem ser colacionadas com máxima precaução, a fim de que o Inquérito 4.831/DF possa ter regular prosseguimento.
Do aspecto técnico-jurídico, tal medida – apreensão de aparelho celular – é usual nos inquéritos em curso, eis que se trata de efetivo elemento de colheita de prova. Óbvio que ao se tratar do aparelho de telefone do chefe do Executivo, certamente razões de maior alicerce devem ser apresentadas, não bastando mera conjectura ou mesmo provas circunstanciais. Neste contexto, acredito que o Sr. Procurador Geral da República irá requerer novas diligências e providências, antes de entender pela necessidade de tal diligência complexa, a fim de evitar recrudescimento desnecessário nas relações interpoderes.


02- Quais os embasamentos jurídicos para acusar um Presidente da República?

R.: O Presidente da República pode ser punido nos crime de responsabilidade e crimes comuns praticado no exercício do cargo de Chefe do Poder Executivo, onde tal responsabilização advêm do interesse da Coisa Pública sobre qualquer outro interesse derivante.
Nos crimes de responsabilidade (infrações político-administrativas) cometidas no desempenho da função, circunscreve-se a condutas que atentam contra a Constituição e, especialmente, contra a existência da União, o livre exercício dos Poderes do Estado, a segurança interna do País, a probidade da Administração, a lei orçamentária, o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais e o cumprimento das leis e das decisões judiciais, como previsto na CRFB/88, em seu art. 85º.
Já nos delitos relativos à prática de crime comum, o processamento dar-se-á nos termos da Lei nº 8.038/90 e dos arts. 230 a 246 do RISTF. Em ambos casos, haverá um controle político de autorização, a ser realizado pela Câmara dos Deputados, que autorizará ou não o recebimento da denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal. Quanto ao julgamento, nos crimes de responsabilidade, o mesmo se dará perante o Senado Federal, sendo que nos crimes comuns, admitida a denúncia, o julgamento será pelo STF. Estes são os fundamentos jurídicos de uma acusação em face do Presidente da República.


03- Quais os prejuízos jurídicos que poderiam advir aos três Poderes tal conduta do Ministro do STF, Celso de Mello?

R.: Entendo que sua pergunta está adstrita a eventual apreensão do celular do Presidente da Republica, até porque, lamentavelmente, processo contra Presidentes da República deixaram de ser raros em nossa sofrida Nação. Neste contexto, verifica-se, até pela “ameaça” clara realizada pelo Chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), um General da Reserva, talvez maculando sua ficha funcional, que a citada possível apreensão elevaria a volumes exorbitantes o dissenso já existente entre os poderes, notadamente porque o Executivo revela-se centralizador, aético e impositor, enquanto que o Judiciário tem tentado apresentar uma postura pseudodemocrática, mas corporativista, oligárquico e soberbo, sendo que o Congresso, como de costume, prefere ater-se ao “jogo do poder”, buscando a permanência em seu “status quo” e interesses nebulosos. Refém deste imbróglio está o Povo, vítima, mas também culpado de todo o presente que nos assola.

04- José Eduardo, em um momento de Pandemia, certamente o mais difícil que nossa geração está atravessando e que vai afetar futuras gerações, qual sua opinião jurídica e como cidadão, para um futuro digno e merecedor de um povo guerreiro e sofrido como o povo brasileiro?

R.: Prezado Marco Antônio, peço vénia para citar o filósofo francês Joseph-Marie Maistre: “cada povo tem o governo que merece”. Ora, a pandemia é uma prova global, imposta a todos num cenário de hecatombe, porem porque já somos o segundo País do Mundo em efeitos da peste? Outros tanto Países possuem população maior ou similar a nossa; porque sofremos tanto? Certamente é fruto do nosso desaparelhamento técnico, de nossas prioridades equivocadas e de nossas escolhas torpes. Os efeitos jurídicos da pandemia se darão, de uma forma maior, após o pico da pandemia, quando o Poder Judiciário enfrentará uma enxurrada de ações visando proteção de direitos e disputas indenizatórias. Porem como cidadão, aos que passarem por esta etapa de sofrimento, quiçá reste o ensinamento de que os últimos 520 anos em nada nos prepararam, seja materialmente, seja como contexto ético, para um enfrentamento desta espécie. De fato, temos um povo sofrido (guerreiro nem tanto!), mas que detêm uma nuance masoquista e que prefere se regalar em detalhes e usar antolhos para a ausência de caráter de muitos dos nossos governantes. Assim, como parte do Povo que sou, minha opinião é que Joseph-Marie Maistre estava absolutamente correto.

05 – Quais suas considerações finais sobre o atual cenário político-social?

R.: Estimado amigo, peço vênia para iniciar uma breve e humilde análise pelo cenário local, me estendendo ao Estado e, por fim, a União. Em nossa pacata Campos dos Goytacazes, tivemos a conjunção de muitos fatores: um Município falido por desmandos anteriores; a carência de arrecadação própria por ausência de incentivo ao crescimento industrial; a queda de arrecadação brutal dos royalties do petróleo; uma equipe jovem com pouca experiência à frente do Governo; uma das piores pestes do Planeta de todos os tempos e disputas políticas acima dos interesses municipais. Tudo isso leva a um resultado previsível (e não poderia ser outro): caos! É inegável as intenções probas do chefe do Executivo local, mas é certo que sem logística; sem um numeroso apoio político-administrativo; sem recursos financeiros, experiência, insumos, é crível que se chegue a um resultado longe do esperado. No contexto estadual, passada a fase das bravatas eleitorais, onde o Governador eleito, como todos, prometeu o que sequer sabia como alcançar, vem agora a “prova de fogo”, onde o Estado sequer consegue montar hospitais de campanha (coisa já realizada em quase todos os Estados da Federação) devido a ganância de muitos que detêm o poder e a ordenação de despesas. Enfim, quanto ao Estado, ainda não disseram a que vieram, pois o pouco que fizeram foi com a verba que deixaram de pagar os devidos empréstimos ao Governo federal.
Por fim, como a “cereja do bolo”, temos a União, acéfala quanto aos problemas de relevo nacional porque conduzida de forma infanto-juvenil por alguém que somente está preocupado em ser reeleito, manter sua oligarquia, favorecer seus adjuntos e tecer bravatas em rede nacional. Creio que esta breve e acanhada análise, totalmente pessoal, espelha, em meu entender, a “areia movediça” em que nos encontramos. Um cordial abraço.
Compartilhe
A visão da Brasileira Pietra Soares Estudante de Medicina em Portugal e o COVID-19, Abrindo a Boca Para Marco Barcelos
11/04/2020 | 20h00
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1- Pietra Soares, optar por fazer medicina em Portugal foi um desafio. E agora tendo que enfrentar a pandemia do Covid-19. Como está sendo a vida no âmbito acadêmico?
No que toca o aspecto acadêmico em Portugal, as faculdades de medicina encerraram as suas atividades presenciais no dia 9 de março.
Desde então, todos os órgãos acadêmicos têm buscado, incansavelmente, as melhores maneiras de continuar o nosso ano letivo em casa, não apenas relativamente às aulas, mas também procurando as melhores soluções para realizar algumas avaliações online.
Como o pico da pandemia em Portugal é uma incógnita, não temos perspectivas de voltar às nossas atividades acadêmicas presenciais esse ano, uma vez que o ano letivo no nosso país começa em Setembro e termina em Junho/Julho.
Nossas aulas têm seguido o calendário e horários normais, sendo lecionadas através de plataformas online de videoconferência, como o Zoom/Colibri, ou mesmo por meio de vídeos gravados e disponibilizados na plataforma Moodle.
A maior dificuldade, para mim, relativamente ao regime de aulas não presenciais, é encontrar maneiras de refazer a minha rotina e torná-la produtiva.
Além disso, a associação de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, instituição de ensino na qual estudo, lançou um site inovador que deixo aqui, caso seja do interesse de alguém consultá-lo (https://aefmup.pt/corona/), com o intuito de oferecer sugestões de atividades aos alunos para que tentemos fugir à monotonia desses meses difíceis. Atualizam o site diariamente com dicas de receitas, vídeos de personal trainers com treinos que possam ser feitos em casa e sem aparelhos, de maneira a estimular uma rotina mais saudável e trabalhar a nossa saúde mental em quarentena, cursos online sem custos associados, congressos por videoconferência com médicos e profissionais das mais diferentes áreas da saúde, dicas de filmes e livros e fóruns políticos.
Além disso, a Universidade do Porto está a oferecer subsídios de até 350 euros para estudantes nacionais e internacionais que estejam em situação de fragilidade social pela propagação da pandemia no país. Implementou, ainda, a Linha de Apoio Psicológico da U. Porto para estudantes que precisem de acompanhamento psicológico. A linha é gratuita e funciona todos os dias, inclusive aos fins de semana.
Sinto que estamos muito bem entregues à nossa direção acadêmica e estou bastante satisfeita com a evolução do ensino virtual que, acredito eu, tenha uma tendência crescente, ao longo dos próximos anos, de ocupar um espaço importante em todo o mundo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2- Como os portugueses estão enfrentando pandemia, no aspecto psicossocial?
Gostaria de começar com um excerto da matéria publicada no jornal português ‘Expresso’, em que José Miguel Caldas de Almeida, professor de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, fez um comentário muito assertivo, na minha opinião, no que toca o aspecto psicossocial da pandemia em Portugal.
“Ele diz não ter dúvidas de que a atual situação de pandemia terá “um impacto muito significativo” na saúde mental dos portugueses, mas esse impacto será tanto menor quanto maior a capacidade do Governo de colmatar as “várias insuficiências” e evitar “a rutura dos serviços de saúde públicos e do sistema de apoio social”. “O que aprendemos com outras emergências, como a crise financeira de 2008, é que grandes privações ao nível dos rendimentos, desemprego, dívidas e insegurança em relação à possibilidade de manter a habitação são fatores com um grande impacto na saúde mental”.
É preciso pensarmos que há pessoas a perderem familiares, amigos e que foram privadas da despedida; pessoas que não podem regressar às suas casas e que olham, todos os dias, para situações que nunca antes tinham visto e que apenas a própria experiência e o tempo ensinarão a melhor maneira de lidar; pessoas desempregadas, tomadas pelo medo e pela insegurança de não saberem como poderão sustentar a família nos próximos meses; pessoas sem condições para comprar bens essenciais a preços mais altos nos supermercados; pessoas doentes.
É natural que os conflitos domésticos e a tensão aumentem, inclusive nos casamentos, assim como a ansiedade e o medo de serem infectados com o novo coronavírus.
Temos profissionais de saúde assustados. Assistem, diariamente, a todas as suas certezas e experiência profissional de anos se esvair e dar lugar a uma incerteza e medo jamais vistos em seu trabalho. No entanto, dizem nunca ter sido mais recompensador exercer a sua profissão.
Além do apoio psicológico oferecido pelas universidades do país, como mencionado anteriormente na entrevista, também a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e o Ministério da Saúde criaram, em conjunto, uma linha de apoio que conta com mais de 60 psicólogos credenciados pela ordem, estando apta a receber chamadas telefônicas de cidadãos comuns e de pessoas na área da saúde.
A pandemia certamente deixará marcas e trará dificuldades para todos os cidadãos, mas temos que acreditar que vamos conseguir ultrapassar as suas sequelas da melhor maneira possível.
E nunca podemos nos esquecer que, tão importante quanto estar fisicamente bem nessa altura, é ter uma mente sã, e, por esse motivo, deixo aqui um apelo à todas as pessoas que sintam que precisam de apoio psicossocial neste momento: não tenham vergonha de procurar ajuda.
 

3- Pietra Soares, como o governo português está investindo para tratar a COVID-19?
O governo português renovou o Estado de Emergência, decretado pela primeira vez por um período de 15 dias no dia 16 de março. Junto a ele, a restrição da circulação de pessoas no país; a suspensão de todas as atividades letivas presenciais das escolas e universidades; o encerramento de discotecas; a suspensão de visitas a lares em todo o território nacional; o estabelecimento de limites de frequência em supermercados de modo a manter uma distância de segurança; a diminuição abrupta no número de voos; a criação de uma linha de crédito de apoio à tesouraria das empresas no valor de 200 milhões de euros; apoio financeiro excecional a trabalhadores que tenham de ficar em casa a acompanhar filhos de até 12 anos, no valor de 66% da remuneração base.
No caso de crime de desobediência às medidas impostas pelo estado de emergência, é aplicado o artigo 348.º do Código Penal, que estipula que “quem faltar à obediência devida a ordem ou a mandado legítimos, regularmente comunicados e emanados de autoridade ou funcionário competente, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias”.
Tendo em mente o agravamento de problemas sociais que o isolamento poderá agravar, o governo criou, ainda, um plano coordenado de contingência em matéria de prevenção e combate à violência doméstica em articulação estreita com a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.
 

4- A quantidade de infectados e pessoas que morreram com o COVID-19, e qual é o prognóstico do governo para os próximos 15 dias ?
No dia 7 de abril, os dados divulgados foram os seguintes: 12442 infectados (crescimento de 6% em relação ao número de casos do dia anterior) e 295 mortos (o que corresponde a 2,8% do número de casos e representa uma subida de 11% em relação ao dia anterior).
O número de internados em cuidados intensivos foi de 271, também segundo o relatório divulgado pela Direção Geral de Saúde no dia 7 de abril, representando 2,2% dos infectados, e um crescimento de apenas 0,4% em relação ao dia anterior.
Já há, também, 184 casos de pessoas recuperadas.
As previsões das autoridades de saúde sobre a fase mais aguda da doença em Portugal apontavam para o mês de maio. No entanto, no último dia 2 de abril, a Direção Geral de Saúde optou por maior cautela ao afirmar que nós só saberemos que estivemos no pico quando começarmos a descer. A curva da pandemia em Portugal ainda está em ascensão, embora não seja uma subida abrupta nem exponencial.
Como Portugal encontra-se em fase de mitigação da doença desde o dia 26 de março, a terceira e mais grave fase de resposta à doença Covid-19, ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária, a expectativa é que, nos próximos 15 dias, os casos continuem a subir, podendo ou não atingir o pico, uma vez que, como mencionei, as autoridades do DGS preferem, nesse momento, ser mais cautelosos e não falar em datas.
Não obstante, o governo português deu parecer favorável à proposta de decreto do Presidente da República para a renovação do Estado de Emergência por mais 15 dias, no último dia 2 de abril.
O Presidente Marcelo Rebelo de Souza disse, ainda, haver uma forte esperança de que, no decorrer do mês de maio, os portugueses possam, de maneira lenta e gradual, retornar às suas rotinas.
 

5- A Espanha está a cada dia mais crescendo o número de infectados e mortos, e fica bem ao lado de Portugal. Quais as medidas que o governo português tomou para evitar a contaminação?
A situação em Espanha é realmente alarmante, embora nos últimos dias tenha vindo a sofrer um declínio esperançoso, que hoje foi contrariado por um novo aumento no número de mortes.
No entanto, desde o dia 16 de março e até o próximo dia 15 de abril, a circulação entre Portugal e Espanha foi limitada ao transporte de mercadorias e a viagens motivadas por razões profissionais, e, por esse motivo, apenas 9 fronteiras terrestres entre os dois países foram mantidas abertas. O tráfego aéreo, marítimo e ferroviário também foram suspensos.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está responsável, desde então, por proceder aos controles de fronteira, em articulação com outras forças de segurança, nos nove pontos de circulação definidos. Também a Guarda Nacional Republicana e a Guarda Civil espanhola estão a fiscalizar a circulação nessas e em outras zonas.
Em termos de comparação, o número de casos e de óbitos pelo novo coronavírus no mundo, nota-se uma diferença entre os casos em Portugal e Espanha. Essa disparidade poderá, entre outros motivos, ser explicada pela demora do governo espanhol em reagir. A Espanha esperou 43 dias desde o primeiro caso do vírus no país para decretar Estado de Emergência e fechar escolas e estabelecimentos públicos “não essenciais”. Em contrapartida, o governo português começou por fechar escolas 14 dias após o primeiro caso registrado no país e decretou Estado de Emergência após 17 dias, o que pode nos ter conferido alguma vantagem em relação aos outros países europeus que vivem situações mais graves no momento.
Número de casos e mortos por COVID-19 em Portugal e no mundo. Fonte: ECDC (European Centre for Disease Prevention and Control).
 

6- Pietra Soares, qual é o seu sentimento com tudo o que está acontecendo no mundo, e o quê poderia falar para uma reflexão?
Gostaria de iniciar a minha reflexão com duas declarações. A primeira, de um médico intensivista português que admiro muito, Gustavo Corona- “A coragem é o que sobra da motivação quando ultrapassa o medo”. A segunda é uma frase muito divulgada nas redes sociais no último mês, de autoria desconhecida- “Vou para o hospital por ti e pelos teus. Podes ficar em casa por mim e pelos meus?”.
Acho que não há nenhuma frase no momento que me faça tanto sentido como essa. É preciso ter empatia sempre. Não precisamos viver a situação de dor e sofrimento do outro para nos colocarmos em seu lugar, mesmo sem conhecer, e fazer o que está certo e o que gostaríamos que fosse feito por nós.
Há profissionais de saúde privados, muitas vezes por decisão própria, de ver as suas famílias. Para não falar nos milhares de doentes; alguns até mortos. Salvar é a grande missão da vida dessas pessoas, mas nós também precisamos fazer o mínimo por elas, que é estar em casa.
Por isso sempre que surgir aquela vontade de tomar um sol na praia, comer alguma coisa diferente no seu restaurante preferido, lembre que você não é o único aprendendo a lidar com os seus próprios desejos nesse momento e que há pessoas passando por verdadeiros pesadelos. Temos que respeitar essas pessoas, a sua dor e o seu sacrifício, e continuar torcendo por dias melhores em que poderemos voltar a estar com quem amamos e a fazer tudo aquilo que gostamos.
Acho que essa é a mensagem que gostaria de deixar. Fiquem em casa. Confiem na vossa linha de frente e obedeçam às recomendações das autoridades de saúde de maneira a protegerem a vocês, às vossas famílias, à todos os profissionais de saúde que se arriscam todos os dias por nós, aos empregados de limpeza nos hospitais, que certamente estão a trabalhar muito mais que o habitual, a todos os trabalhadores envolvidos na produção de bens essenciais e materiais de proteção, e aos nossos cientistas, que trabalham incansavelmente na busca por vacinas e alternativas farmacológicas que possam funcionar contra essa doença, lutando todos os dias contra o desconhecido.
Essa luta também é sua. É de todos nós. Sejamos agentes de saúde pública. Hoje e sempre.
Pietra Soares Rodrigues
Hospital de Campanha do INEM montado junto ao serviço de urgência do Hospital de São João, no Porto em Portugal.
Compartilhe
O fisiculturismo é o esporte da transformação!!
20/12/2019 | 12h22
foto
foto / Facebook
 
 
 
O fisiculturismo é o esporte da transformação!!
O fisiculturismo é um esporte que tem despertado o interesse de muitas pessoas e temos uma atleta de ponta em nossa cidade, SUELEN MORAIS, dedicada, disciplinada e vencedora.  Vamos juntos entender um pouco mais sobre o dia a dia de uma atleta de fisiculturismo!
01- Como foi trocar a passarela como modelo para se tornar fisiculturista ?
Na verdade, desfilava muito quando era adolescente, com o tempo fui gostando de um corpo mais atlético e me apaixonei pela musculação.
02- Com apenas quatro anos de malhação você coleciona vários títulos , qual o mais importante , e onde almeija chegar ?
Eu treino há mais de 10 anos, mas no fisiculturismo iniciei em 2015. Apesar de ter sido campeã em todos que competi, o mais importante foi o Mr Olympia desse ano que não fui campeã, mas consegui o vice campeonato na categoria wellness. Busco evoluir a cada campeonato e apresentar sempre meu melhor.
 03- Como é a vida da atleta Suelen , o dia dia , alimentação e a carga horária de malhação ?
 R: Vida de atleta não é nada fácil, exige muita disciplina, foco e renúncias. Sou mãe e esposa tb, meu dia a dia é corrido e puxado, mas amo minha rotina.
04- Quais os obstáculos encontrados , qual a palavra de incentivo para as mulheres que sonham em ter um corpo saudável e malhado ?
R: É um esporte extremamente caro, onde a maior dificuldade estar em conseguir patrocínio e também como é pouco valorizado, existe muito preconceito das pessoas.
agora pra vc quer e sonha em ter um corpo malhado, te digo: Tenha paciência, não desista de você, recomece quantas vezes for necessária, você pode e consegue!
Finalizamos dando um forte e enorme parabéns para SUELEN MORAIS, por mostrar que tudo na vida tem um preço, que ter paciência é fundamental durante o processo e se você tem um SONHO não desista dele nunca!!! Que venham vários campeonatos e infinitas medalhas!! PARABÉNS!!
Compartilhe
Diagnostico Precoce Levando ao Aumento do Índice de Cura no Outubro Rosa com Cândida Barcelos Abrindo a Boca para Marco Barcelos
31/10/2019 | 19h37
Para fecharmos o mês do outubro rosa com chave de ouro, temos uma entrevista muito importante com a Dra Cândida Barcelos, para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto!
Pergunta 1: Dra Cândida Barcelos , o outubro rosa chama a atenção para a prevenção , fatores de risco e detecção precoce do Câncer de Mama. Na sua opinião o objetivo tem sido alcançado , com o aumento da procura para fazer os exames necessários , e consequentemente a diminuição do índice que aflige as mulheres ?
A campanha Outubro Rosa que se iniciou desde 1990 numa ONG americana ela vem tomando mais força nos últimos anos no sentido de voltar a população e a sociedade como um todo não especificamente só às mulheres no sentido de se preocuparem mais com câncer de mama e a partir daí se ter um diagnóstico precoce através de exames de rastreamento. Esses exames de rastreamento vão desde o simples toque no auto exame da mama mas principalmente através de exames radiografia da mamografia que é um exame que vai nos oferecer, alterações iniciais e que vão aparecer antes mesmo do nódulo ser formado. Isso nos dá um diagnóstico bastante precoce do câncer de mama que nos leva a um índice de cura muito mais elevado. Então a importância é não permitir que a fase inicial do câncer de mama evolua. Então pra isso é necessário o exame de rastreamento feito através da mamografia.
Nós observamos que no Brasil mesmo tendo um índice bastante elevado, em torno de 62 % de câncer de mama, é um dos países com maior índice de câncer de mama e principalmente o estado do Rio de Janeiro. Nós observamos por outro lado um índice de sobrevida muito bom em comparação com a população geral mundial em torno de 13 %. Isso provavelmente é devido à eficácia das campanhas de prevenção e também de tratamento e logo o diagnóstico e tratamento precoce.
Pergunta 2: Dra. Cândida Barcelos a partir de que idade que idade as mulheres devem procurar um médico para ser examinada . Tendo em vista que é o Câncer que mais mata mulheres no Brasil ?
Então é o câncer ginecológico que mais acomete mulheres. E dissimula incidência só perdendo para o câncer de pele não melanoma, sendo assim o segundo de maior incidência é nas mulheres. É Claro que a mulher deve procurar um médico como exame de controle preventivo pelo menos uma vez ao ano e ir ao ginecologista e dentro da rotina de prevenção, o câncer de mama as mamas também serão avaliadas e orientadas dependendo da faixa etária para exames específicos. Em relação à idade a orientação do Ministério da Saúde aqui mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos devem fazer a mamografia a cada dois anos. Caso não haja nenhuma alteração.
Pergunta 3: Dra. Cândida Barcelos , pacientes que são indicados mastectomia , são indicados para uma equipe multidisciplinar para seu acompanhamento e tratamento ?
Sim sempre há o acompanhamento para o tratamento já do câncer instalado, através de uma equipe multidisciplinar. Então um oncologista cirúrgico, um oncologista clínico, vai acompanhar e orientar o tratamento específico dependendo do tipo de tumor, do grau da classificação e grau avançado. Ele vai orientar qual o melhor tratamento para aquele tipo de tumor. É óbvio que é necessário uma equipe multidisciplinar com psicólogos, nutricionistas e enfermeiros especializados além da equipe médica.
Pergunta 04: Dra. Cândida Barcelos , ainda existe pacientes que por medo relutam em procurar um Ginecologista , e quando procuram está em um estágio avançado ?
Sim! Há muitas pacientes que não tem como rotina ou talvez por medo, não querem fazer os exames de prevenção, nunca aparecem no ginecologista para nenhum tipo de tratamento. Muitas pacientes acham que por não estarem sentindo nada não precisam ir. Normalmente o câncer de mama não dá sintomas iniciais, só em fase final, onde é mais terminal e surgem as dores. Então se for esperar os sintomas do câncer de mama, como dores para ir ao médico realmente você já vai estar num estágio mais avançado.
Pergunta 05: Existem mulheres que após quarenta anos evitam de deixar manipular os seios no ato sexual , com medo de machucar e levar ao Cancer de Mama . Isto é um tabu ou pode acontecer ?
Não!! Isso é um tabu não tem relação entre manipulação e câncer de mama.
Pergunta 06: Com sua vasta experiência e sendo uma Ginecologista de ponta em nossa cidade . Qual seu conselho para as mulheres na prevenção do Câncer de Mama ?
Então a prevenção se inicia com um ato dela tomar uma decisão de olhar para si mesma e prestar atenção ao que ela necessita. Buscar na presença do ginecologista uma maneira dela fazer uma autoavaliação da sua saúde e principalmente em relação aos seus órgãos genitais e mamas, já que são cânceres de maior incidência na mulher. Então ela tem que ter essa conscientização da necessidade pelo menos uma vez por ano, entrar em contato com seu médico, com o seu ginecologista para os exames de rotina e aí serão realizados exames preventivos.
Compartilhe
A JCI Impactou a Comunidade da Tapera com a Renovação da Praça Morar Feliz.
11/10/2019 | 14h38
  • Juntos somos mais fortes!

    Juntos somos mais fortes!

A JCI nod ia 05/10 realizou uma ação na Praça Morar Feliz na comunidade da Tapera , reunindo Conpanheiros e Amigos da JCI.
Foi muito intenso! O rosto queimado de Sol prova um pouco isso!
Conquistamos muitos apoios, engajamento, comunicação externa, doadores, novos voluntários e, principalmente, ainda mais proximidade e comprometimento dos moradores da Tapera I!
Para conhecimento de todos, encaminho aqui parte dos serviços feitos, doações garantidas e atividades que foram realizadas no sábado.
 
 
Vamos às ações realizadas no dia 28/09.
 
 
- Terraplanagem, com distribuição do aterro na praça, retirada do mato e melhor compactação do solo.
- limpeza, regularização, cimentação e acabamento de todo o piso da futura quadra de esportes.
- Plantação das mudas frutíferas e nativas no entorno da calçada da praça.
- Fechamento de buracos nas calçadas.
- Entrega e distribuição de 72 pneus no entorno do parquinho e jardins, os quais foram preparados, pintados e decorados.
- Entrega de escoras de eucalipto de grande e pequeno portes para a rede de proteção da quadra e para a execução do parquinho infantil.
 
 
Temos muito trabalho pela frente, companheiros e voluntários!
Contamos com o comprometimento e entusiasmo para continuar com esse projeto solidário, "Renova Tapera".
 “Servir a humanidade é a Melhor Obra de uma Vida” JCI Campos dos Goytacazes!
Compartilhe
Conscientização da Importância do Setembro Amarelo com a Psicóloga Luciane Mina Abrindo a Boca para Marco Barcelos
16/09/2019 | 20h47
 
1) Luciane Mina , estamos no setembro amarelo onde o tema em voga é o Suicídio. Existe uma maneira efetiva de prevenção ?
 Quando propomos as pessoas que busquem ajuda externa é a possibilidade de identificar uma alternativa diferente. Quero me justificar. Albert Einstein diz que ao se analisar um objeto da mesma perspectiva onde ele se encontra, não é produtivo, pois não vemos nada de novo, é importante olhar de lugar diferente, para que se veja um lado não percebido da questão. Isso é o que acontece quando se procura uma pessoa completamente fora da situação que causa pressão, e se for um profissional, vale lembrar, que a diversão dele é buscar meios diferentes de resolver o mesmo problema. O profissional tem um arquivo de alternativas, está treinado em resolver o problema apresentado e ainda conseguir se manter saudável na sociedade. O que temos observado é que muitos entram em questões delicadas para resolver e ficam ao final tão perdidos quanto os supostos clientes.
 2) Existe um crescimento significativo em suicídio entre adolescentes e a terceira idade . A que fatores que são atribuídos este triste fenômeno ?
  A distância familiar, as mesmas tem motivos reais, contudo não são mais, em grande maioria, presentes na rotina dos jovens e do idoso. Os jovens têm desconfortos e questionamentos naturais da idade e se encontram uma forma de diluir esse bloco de tensão no inicio, muito se previne.
A escuta dentro de casa e o elaborar e diluir duvidas são básicos para o fortalecimento da estima. Quem tem para onde voltar afetivamente no fervor de uma questão, sabe que nunca estará só e os desafios deixam de ser tão ameaçadores.
Os idosos já não tem mais companhia, são deixados isolados, Como pode melhor? Antigamente conversar com o idoso era aprender; hoje tem que ter paciência. Ou mesmo o que ele pode contribuir se eu já sei TUDO, assim pensa o mais jovem. Mas esta valorização com os avós quem ensina são os pais. E essa onde segue de forma improdutiva, mas segue.
 3)Luciane Mina , existe algum grupo de apoio às pessoas que têm tendência suicida ou que passaram por situações de tentativas , para fazer um acompanhamento , evitando o pior ?
 O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
O telefone de contato é o 188.
Existem também abordagens que oferecem ampliação de consciência e são as mais indicadas. Atualmente venho estudando e me especializando em Barra de access, uma ferramenta que empodera pessoas e destrói e descria limitações. Contudo existem muitas abordagens. Os relatos de resultados positivos tem sido em larga escala.
O principal é a pessoas querer transformar seu quadro ou pelo menos se dar a oportunidade de analisar sua questão com um olhar diferente e mais amplo. Quem tem histórico de tentativas pode ser um grande orientador; se ele usou a situação como aprendizado. Infelizmente não acontece em grande número, então o indicado é procurar um profissional que possa acompanhar a questão de perto. 
 
4) A depressão, pode ser considerada a maior causa dos suicídios?
 Pode sim, contudo ela é a aparência final de muitas situações. O que percebemos são pessoas que não conseguem detectar outra saída para sua dor e ao exterminar a dor, talvez o preço seja o próprio corpo. Mas o grande foco a ser exterminado é a DOR. Estamos aqui, terapeutas das mais variadas origens para lhe ajudar. A depressão tem muitas faces diferentes e sutis, precisamos estar atentos e tomar atitude o mais rápido possível.
 5) Luciane Mina , tenho uma amiga , que fala que o sonho dela de infância é se matar , e fico muito triste, pois volta e meia ela fala. O que fazer para ajudar ?
 Primeiro ouça o que verdadeiramente ela está dizendo atrás das palavras. O que percebo é um grito de socorro. Precisa de alguém que possa lhe oferecer um novo olhar para aquilo que a principio lhe causa muita dor. FOCO NA LUZ, em toda Desgraça existe uma graça, devemos com calma tatear de "mãos dadas" a pessoa e descobrir o que pode ter de grande lição por trás de todo o desafio enfrentado.
 Obrigada Marcos pela oportunidade
Compartilhe
Política e Saúde na Atualidade em Itaperuna com Fernanda Malafaia Abrindo a Boca para Marco Barcelos
14/05/2019 | 09h50
Fernanda Malafaia Pimentel
Fernanda Malafaia Pimentel
1 - Fernanda Malafaia Pimentel, nas últimas eleições municipais o PPS partido que você era presidente lançou 5 candidatas a vereadora, como você vê a participação feminina na política ?
R: Muito limitada e com poucas oportunidades no meio político. Reestruturei o partido quando assumi , com essa meta principal , a inclusão das mulheres na política. O partido foi uma porta de entrada para que as mesmas se interessassem mais e participassem de uma forma mais efetiva das eleições , se colocando como candidatas e participando do pleito municipal.
 2 - Quanto a saúde de nosso país, como você enxerga o SUS como sistema para proporcionar melhor atendimento ao população ?
R: O SUS precisa ser reestruturado em todo o país , exemplo disso seria a implantação do prontuário eletrônico nas unidades básicas em todos os municípios , o que tornaria mais ágil os atendimentos dos pacientes , reduziria os gastos públicos e a melhoria da gestão da saúde. Um dos grandes problemas na saúde pública são as grandes filas de espera.
 3 - Como você avalia a saúde no município de Itaperuna ?
R: Em nosso município temos um hospital de grande porte , o HSJA que é referência , por esse motivo ainda somos privilegiados . Tenho visto um trabalho de humanização mais efetivo nos últimos anos , visto que uma das maiores reclamações dos doentes eram a qualidade e a agilidade nos atendimentos. Mas em se tratando de saúde , penso que sempre pode melhorar. Em contrapartida , na rede básica, falta muito profissionais da área de saúde e pessoas mais qualificadas para determinados setores que é de suma importância. Em relação a alguns exames complementares , precisa-se urgentemente uma revisão.
 4 - Como você avalia esse período de exercício do vice Rogerinho, como prefeito de Itaperuna ?
R:Tenho um foco muito voltado para a saúde , até agora não vi nada de novo a ser apresentado e muitas falhas na gestão.Além disso, o prefeito interino não vem demonstrando qualquer sensibilidade com a população, está sendo o prefeito dos gabinetes. Outro ponto negativo é o não pagamento das rescisões de diversas exonerações que foram feitas. Ora, ele tem todo direito de nomear quem ele confia, mas tem que pagar as rescisões de quem foi exonerado, até porque essas pessoas em sua grande maioria são chefes de família.
 5 - Podemos saber se o CIDADANIA (antigo PPS) vai lançar uma nominata com predominância feminina e se vai lançar candidata a prefeita ?
R: Já estamos nos organizando para as eleições 2020, como disse, o quantitativo de mulheres no partido é grande , acima da média, esse é o nosso diferencial. A meta é dobrar o número de candidatas mulheres comparando a última eleição. Quanto ao lançamento de uma candidatura para majoritária em 2020 é um sonho do CIDADANIA de Itaperuna, porém entendo não ser ainda o momento de discutir as eleições de 2020, o momento é de lutar para que a gestão do prefeito interino não seja tão desastrosa como está parecendo ser.
Compartilhe
Prata no Futebol e Bronze no Vôlei nas Olimpíadas Especiais em Abu Dhabi, uma Conquista Para Um Projeto Tão Novo, Enfatiza Raphael Thuin Abrindo a Boca para Marco Barcelos.
23/04/2019 | 17h36
1 - Raphael Thuin,na sua avaliação quais foram os maiores desafios e conquistas nestes dois anos à frente da Fundação Municipal de Esportes?
Quando assumimos em janeiro de 2017, encontramos a Fundação Municipal de Esportes (FME ) totalmente abandonada, as facilidades esportivas destruídas e mal cuidadas, um inchaço na folha e um número muito pequeno de atendimento ao público, que girava em torno de 1.500 atendimentos em toda a cidade. Em resumo o esporte estava abandonado em Campos.Em apenas 2 anos pulamos de 1.500 atendimentos para quase 19.000 mil atendimentos, eram 9 modalidades quando assumimos, hoje são mais de 52 modalidades esportivas em 56 pontos espalhados pela cidade.
Nesses 2 anos, com o total apoio e incentivo do nosso prefeito Rafael Diniz, criamos e retornamos projetos de extrema importância para nossa cidade, como, a volta dos JECS ( Jogos Estudantis de Campos) depois de 11 anos sem tê-los. Criamos a o VIA ESPORTE, área na Arthur Bernardes fechada aos domingos para esporte e lazer, voltamos com o Campeonato Campista de Natação depois de 25 anos, ajudamos a trazer os Jogos de Futebol Profissional de volta para nossa cidade (campeonato realizado no Estádio do Goytacaz), criamos o PARAESPORTE, hoje considerado o maior projeto público esportivo voltado para pessoas com Deficiência do BRASIL, em Farol já temos 7 modalidades esportivas o ano inteiro, fomos campeões do Cariocão de Basquete adulto num projeto em parceria com o Automóvel Clube, federamos a Fundação de Esporte na FARJ e estamos montando um time forte unindo os melhores nadadores de campos para competir de igual para igual com os grandes clubes, trouxemos eventos grandes como a Federal Kids, corridas, ciclismo, Estadual das Apaes, Rally, Vôlei, lutas e etc...
Realizamos em 2019 o melhor verão que Farol já teve, com 36 eventos esportivos, incentivando nosso turismo, economia e principalmente mudando a vida dos jovens de nossa querida Campos.
 2 - Raphael Thuin,como foi o desempenho das equipes Campistas no Mundial das Olimpíadas Especias em Abu Dhabi representando o Brasil?
 
O PARAESPORTE se tornou a nossa menina dos olhos, trabalhar com pessoas com deficiência e ver o desenvolvimento delas é extremamente gratificante. Em apenas 2 anos de trabalho já estamos atendendo mais de 1.000 mil pessoas com todos os tipos de deficiência, é lógico que o objetivo principal é a melhoria da qualidade de vida delas, mas quando aparecem talentos não podemos deixar de lado, começamos a peneirar aqueles que se destacam e os incentivamos a competir, ganhamos torneios regionais, estaduais, nacionais e nos classificamos para o Mundial das Olimpíadas Especiais em Abu Dhabi esse ano, representando a Seleção Brasileira, foram 192 países e 9,5 mil atletas e nossos Campeões de Campos trouxeram a PRATA no futebol e o BRONZE no vôlei! É uma conquista impressionante para um projeto tão novo, isso mostra que nosso trabalho é feito com muito amor e dedicação. Temos o apoio real do prefeito e de toda sociedade que abraçou esse projeto tão maravilhoso!
 

3 - Raphael Thuin,a prática esportiva que tem sido alcançada por milhares de jovens,como está sendo feito o trabalho com os atletas que vem se destacando para o Alto Rendimento, podemos sonhar com um Campista nas Olimpíadas ?
Como disse anteriormente, em apenas 2 anos pulamos de 1.500 atendimentos para 19.000 atendimentos e vamos aumentar muito esse número ainda. É lógico que a probabilidade de aparecer atletas talentosos em um número grande de praticantes aumenta muito a possibilidade de acharmos campeões. Já temos alguns atletas em diferentes categorias se destacando a nível nacional, tenho certeza que se continuarmos o trabalho serio e firme que estamos fazendo teremos atletas Campistas nos representando em Competições internacionais, como Mundiais e Olimpíadas. O esporte é igual uma árvore, precisamos cuidar e regar que com certeza frutos aparecerão. O mais importante, assim como nosso governo tem feito, é a continuidade de um trabalho sério.
 

4 - Qual são os projetos para até o final de 2020?
 
Acredito que vamos passar dos 25 mil atendimentos em diversas modalidades. Um dos principais projetos para os próximos 2 anos é ajudar desenvolvimento do nosso Futebol, das escolinhas ao adulto. Hoje estamos com 10 escolinhas espalhadas pela cidade, e até o final de 2020 queremos chegar perto de 50 escolinhas de futebol espalhadas em todo o território de Campos. Queremos manter e ampliar tudo que está dando certo, trazer cada vez mais eventos e competições para nossa cidade, assim incentivando nossos jovens e ajudando no desenvolvimento de nossa cidade. Queremos explorar cada vez mais nossas belezas naturais, esse ano já iremos iniciar um projeto de Esportes Náuticos em Lagoa de Cima, já lançamos o projeto “Caminha Campos” que aos domingos reúne um grupo para uma Caminha Orientada em pontos turísticos de nossa cidade. O esporte é uma excepcional ferramenta para o desenvolvimento de uma cidade com maior qualidade de vida e com uma população cada vez mais saudável.
 
5 - Raphael Thuin, qual a palavra de incentivo para os jovens para a prática do esporte e como se inscrever na Fundação Municipal de Esportes?
 

O maior segredo para um futuro certo de um país é investir em seus jovens, a união da Educação, Esporte e Cultura muda positivamente uma Nação. Hoje a Prefeitura de Campos está dando uma oportunidade única na vida desses jovens nessas 3 áreas, aproveitem! Toda criança tem o sonho de virar um atleta, hoje Campos está dando a oportunidade desse sonho virar realidade, são mais de 50 modalidades em mais de 50 locais diferentes, projetos para crianças e adultos. Todos os projetos da FME são de graça, basta procurar o local mais perto de sua casa e se inscrever, levar foto 3x4, comprovante de residência, atestado médico e IMPORTANTE as crianças e jovens devem levar comprovante de matricula escolar.
VIVA O ESPORTE
VIVA SUA CIDADE
Compartilhe
Tratamento com Barra de Access na Depressão e Ansiedade com a Psicóloga Luciane Mina Abrindo a Boca para Marco Barcelos.
03/04/2019 | 12h05
Ansiedade e depressão são desordens altamente prevalentes que resultam em sofrimento humano. As consequências para o indivíduo incluem o aumento da utilização de serviços de saúde, a incapacidade e a diminuição da renda; a depressão, em sua prevalência atual, também impacta a produção econômica global. As Barras de Acesso, uma técnica de terapia energética não invasiva, foram avaliadas quanto aos seus efeitos sobre a ansiedade e a depressão, utilizando tanto o auto relato subjetivo quanto as medidas objetivas de varredura do cérebro.

O tratamento com Barras de Acesso foi associado com uma diminuição significativa na gravidade dos sintomas de ansiedade e depressão e um aumento na coerência do EEG. Estes resultados sugerem que as Barras de Acesso podem ser úteis como tratamento para ansiedade e depressão.

Fonte https://energypsychologyjournal.org, teste feito em novembro de 2017.

GARY DOUGLAS é o idealizador do access consciousness. Atualmente Dr Dain Heer, Simone Milasas são algumas das pessoas que compõe a equipe de multiplicação do ACCESS CONSCIOUSNESS. Muitas alternativas são oferecidas. Os caminhos são também os mais variados. Desde o trabalho pessoal até o trabalho corporativo. A dimensão familiar e do casal também podem receber recursos para melhoria. No processo de ensino aprendizagem também há magníficas atuações Access.
Somos estimulados e desafiados, por que não, a manifestação da nossa melhor versão. Somos convidados a olhar nossa VIDA de maneira ampla e transformadora.
Agora não tem mais a desculpa de que não tem mais alternativas. Tem sim, mas tudo precisa de dedicação, disposição e coragem. Principalmente a CORAGEM DE SER FELIZ.




*O que são as Barras de Access®?* As barras são uma série de 32 pontos na cabeça, que quando gentilmente tocado libera velhas energias presas no cérebro e no corpo, permitindo a mudança tremenda e fácil , favorecendo assim novas escolhas. A BARRA DE ACCESS esta já em 190 países. Teremos a grata oportunidade de ampliar consciência, um caminho real para dar a realidade turbulenta da atualidade, ferramentas de transformação. Podemos fazer, ser, perceber, saber e receber resultados diferentes. Todos reunidos em prol de conhecimento libertador coloca a experiência do viver como um portal que tem alegria e conquistas bem mais próximas.


Barra de access vai durante o seu processo de atuação desconstruindo sentimentos e emoções que impedem que resultados que são desejados mas não autorizados pelo sistema de crença se implementem.
Na escola; a atenção e o relacionamento com as pessoas ganha um rumo bastante produtivo.
No ambiente profissional; favorece a blindagem necessária para superar, enfrentar, criar e resignificar conflitos, desafios e metas ousadas.
No relacionamento; as conversas se tornam mais produtivas, o respeito presente de forma marcante, o foco na alegria mutua é um bem atrativo.
Além do fortalecimento na busca da satisfação dos propósitos pessoais. Pois a certeza e disposição de olhar a vida com facilidade, alegria e glória se torna um movimento natural.
Esse é o meu IPOV (Interessante Ponto de Vista sobre access consciousness)

*O que faz uma sessão de Barras?* As Barras liberam todas as considerações, pensamentos, sentimentos, emoções, decisões, julgamentos e crenças de qualquer vida, que são armazenados eletricamente no cérebro. Esta liberação ocorre quando as Barras são tocadas. O toque permite que o lixo armazenado seja liberado. Os efeitos são os mais variados possíveis. Já temos relatos de resultados bem sucedidos com a ansiedade e depressão, TDAH, autismo, Alzheimer, Mal de Parkinson, dificuldade de aprendizagem de relacionamento. Enfim a ferramenta se faz efetiva porque propõe mais consciência.
Os especialistas em biofeedback relatam mudanças nas ondas cerebrais, que passam de beta para theta no decorrer de uma sessão.

*O que possível depois de uma sessão de Barras?*
No pior dos cenários o que pode acontecer depois de uma sessão é você se sentir tão relaxado como se tivesse recebido uma grande massagem. O melhor pode SER: sua vida inteira pode mudar. Pode perceber um estranhamento devido `a quantidade de "lixo" que removeu e até sentir-se incomodado, o que tende a passar por volta de 1 semana após a primeira sessão. O corpo pode estranhar e te convidar a voltar para a zona de desconforto, isso também faz parte. Ao acomodar e permitir a mudança, surge a clareza do que é você.
Os efeitos mais comumente relatados estão: um aumento da sensação de paz e facilidade, sendo menos reativo a situações que poderiam ter perturbado você no passado, mais relaxamento e sono profundo, percepção de que tudo o que estava perturbando antes da sessão não importa mais.

*Quanto tempo dura o efeito de uma sessão de Barras?* Uma vez que você tem suas Barras corridas, elas "funcionam" ou continuam a liberar a energia acumulada para sempre. Toda vez que você repete os efeitos se tornam mais dinâmicos.

É mais uma oportunidade de compartilhar os conhecimentos da barra de access. Essa ferramenta que transforma realidade turbulenta em colheita no aprendizado, pode potencializar resultados. Quando o terapeuta faz uso desta abordagem podemos ir da sensação de relaxamento ao pleno estado de consciência de que provisionamento antes improdutivos ganham um Novo patamar.
Sair da dualidade e entrar na possibilidade de usufruir da consciência é muito produtivo. É assim venho contribuindo nas minhas turmas de formação. Como facilitadora de barras de access amplio minha atuação como psicóloga. São 30 anos que ganham uma nova roupagem. O entusiasmo e alegria me envolvem mais uma vez. Meu estado de GRATIDÃO é imenso e a possibilidade de contribuição se torna Real.

Luciane Mina

Presidente 2007 da JCI e Senadora 69121

Psicóloga CRP 0514860, atua como praticante e facilitadora de barra de Access. Além das formações que vem adquirindo nestes 30 anos de atuação.

Quer conhecer mais?

www.lucianemina.com.br
Compartilhe
Inovando na Sapucaí Trazendo Arquitetura de Verdade para Dentro dos Camarotes, Comparado ao Ícone Paulo Barros o Surpreendente Arquiteto Rodrigo Dinelli, Abrindo a Boca Para Marco Barcelos
16/03/2019 | 17h42
1 - Rodrigo Dinelli, este ano, várias escolas de samba, principalmente a Mangueira, campeã do Carnaval, cantaram enredos fortes gritando por um Brasil melhor. Você, com a sua arquitetura, já faz isso há anos com o projeto do camarote Folia Tropical. Conte quais foram os seus maiores apelos com seus variados temas que nos surpreende a cada ano e qual foi o tema para este Carnaval?
Parece que foi ontem que vi o camarote nascer e este foi o sétimo ano como arquiteto do Folia Tropical. Ao longo dessa jornada, sempre me preocupei em estampar a “cara do Brasil” em seus interiores e passar mensagens importantes com o projeto, trazendo para a sua fachada diversos temas marcantes e brasileiros, como nossos bichos e aves em extinção, a floresta amazônica em alerta ao desmatamento e, até mesmo, a zona norte carioca para não deixar morrer a origem do samba. Este ano, a idéia foi trazer algo ainda mais forte e mais humano, que pudesse servir de espelho para reconhecermos e valorizarmos as nossas verdadeiras origens. O Folia Tropical representou as faces do Brasil na Sapucaí, com sua diversidade de cores, culturas e etnias! O Brasil é considerado um país com uma enorme miscigenação étnica, como os indígenas, portugueses, holandeses, italianos, negros, japoneses, árabes, e etc. E foi por isso que o projeto focou em nossas variadas etnias, que somadas, formam um só povo de muito amor, calor humano e beleza natural!
 
 
2 - Rodrigo Dinelli, este ano você trabalhou com o artista goiano Hal Wildson no projeto do camarote, conte mais sobre essa parceria e qual foi a mensagem que você quis passar para os foliões?
Todos já sabem que o Folia Tropical valoriza a arte original brasileira e, por isso, convidamos o Hal para estampar por todo o projeto, tanto na fachada, como nos interiores, a sua arte de “amor, raízes ancestrais e tramas do afeto”, como ele mesmo define. Para este trabalho, Hal usou a técnica de colagem e ilustração com caneta esferográfica, explorando cores vibrantes, o povo, a fauna e a flora do nosso país. Ampliamos tudo isso em gigantescos painéis e espalhamos por todo o camarote para reforçar ainda mais a mensagem que queríamos passar: Fazer o foliões se sentirem orgulhosos filhos de nossa terra e, juntos, num grito de união, respeito e liberdade, mostrar a verdadeira face do Brasil que queremos para todos os nossos Carnavais.
3 - Fiquei sabendo que durante o maior espetáculo da Terra você foi chamado de “Paulo Barros dos camarotes”! Como você se sente ao ser comparado a este revolucionário carnavalesco brasileiro?
De fato, Paulo Barros é o rei do Carnaval! Um mago da criatividade que surpreende e encanta o mundo todo a cada ano. Ser comparado com este ícone é um imenso privilégio. Tenho orgulho de dizer que inovei na Sapucaí trazendo Arquitetura de verdade pra dentro dos camarotes. Fui o primeiro a tratar uma fachada de um mega camarote como se trata um grande carro abre-alas e, por isso, me emociono com essa comparação. A maior intenção com um projeto dentro do Carnaval é, acima de tudo, surpreender! E saber que, assim como ele, eu consegui criar surpresas e chamar a atenção dos foliões, é simplesmente a minha maior realização dentro da minha profissão.
4 - O Folia Tropical já está famoso por receber em seu palco reis e rainhas da musica brasileira e por atrair renomados artistas para curtir o carnaval dentro dos seus dois mil metros quadrados de comodidades. Como vocês conseguiram isso e como foi, por exemplo, estar “cara a cara” com a Gal Costa este ano?
O Folia Tropical é um camarote fundado por uma família de amigos meus e, por isso, desde o seu início em 2013, quando recebi o convite para projetá-lo, tudo foi pensado para que o ambiente fosse o mais familiar possível. A idéia era criar a casa do samba para receber um público que amasse o samba de verdade! E foi exatamente isso que fizemos! Deixamos a farra para os outros camarotes e o Folia Tropical se tornou a tão querida casa de família que atrai pessoas do bem e com boas energias para assistir com conforto ao maior espetáculo da Terra. Com tudo isso, tive o privilégio de estar ao lados de várias celebridades e receber delas muitos elogios pelo meu projeto. Imagina só receber um elogio da Gal Costa! Quase morri do coração! Essa mulher que sempre esteve presente em minha vida pelos discos de vinil que a minha mãe ouvia durante toda minha infância, estava alí cantando na nossa frente dentro de um ambiente projetado por mim mesmo! Ainda não caiu a ficha...
Compartilhe
Sobre o autor

Marco Barcelos

[email protected]

Arquivos