Educação de Itaperuna Fecha Acordo Histórico
04/12/2023 | 05h54
Na sexta-feira passada, 1/12/23, o SEPE-Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação  e a Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna, protagonizaram um momento histórico ao fecharem um acordo significativo durante uma intensa negociação durante todo este ano, simbolizando uma luta de três décadas. As deliberações giraram em torno do Plano de Cargo e Remuneração, trazendo mudanças substanciais para os profissionais da educação no município.

Uma das medidas mais celebradas foi o reajuste de 14,95% destinado a todos os profissionais de educação, incluindo técnicos administrativos e de apoio. Esse aumento entrará em vigor a partir de janeiro de 2024, representando um avanço significativo nas condições salariais desses profissionais tão essenciais para o sistema educacional.

Outro ponto de destaque foi o comprometimento em efetuar o pagamento do reajuste de 14,95% para todos os professores e professoras a partir de janeiro de 2024. Esse aumento é referente ao reajuste do piso nacional estabelecido em janeiro de 2023, demonstrando o compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna em manter a valorização dos educadores.

Uma importante conquista resultante da negociação foi o acordo para pagamento da diferença da retroatividade do reajuste do piso nacional dos professores, referente ao período de janeiro de 2023 a dezembro de 2023. Esse monEsse montante será distribuído em 12 parcelas, com início em janeiro de 2024. Essa decisão representa um reconhecimento da importância de equilibrar as condições salariais dos professores de acordo com as determinações nacionais.

Além dos reajustes salariais, a negociação incluiu um compromisso da SEMED de realizar um Concurso Público em 2024. A iniciativa visa suprir a escassez de profissionais da educação, contribuindo para a qualidade e eficiência do ensino no município.

O Secretário Municipal de Educação, Olliver Barros, enfatizou a importância dessas decisões para a valorização e reconhecimento dos profissionais da educação em Itaperuna: "Estamos comprometidos em fortalecer o sistema educacional de Itaperuna, proporcionando condições dignas de trabalho e salários justos para nossos profissionais. Essas medidas refletem nosso respeito pelo papel crucial desempenhado pelos educadores em nossa sociedade, com uma educação pública de tempo integral e de qualidade."
Comentar
Compartilhe
Alunos de Itaperuna Ganham Ouro, Prata e Bronze em Competições
23/10/2019 | 11h30
BNB EDUCAÇÃO
Os alunos do Brizolão-Ciep 467 Henriett Amado receberam, na manhã da recente terça-feira, as medalhas da 22ª OBA- Olimpíada Brasileira de Astronomia/Astronáutica e da MOBFOG- Mostra Brasileira de Foguetes.
A cerimônia de entrega  foi na própria escola e lá estiveram a secretária de Educação, Tereza Cristina, a diretora do Núcleo de Gestão Educacional da SEMED Fabiana França, a diretora geral, Regina Márcia Martins, a diretora adjunta Lessandra Gonçalves Medina, a orientadora pedagógica, Rosilene Cabral da Costa, além de alunos, pais e responsáveis.
A aluna Karla Vieira da Silva recebeu a medalha de ouro, o Miguel de Oliveira Souza Silva, a de prata, Arthur Ferreira Rosa e Mateus Honório Vieira a de bronze. Todos os participantes da OBA e MOBFOG ganharam certificados.
 
 
 
 
Comentar
Compartilhe
Educação: 1ª Escola é em Casa com os Pais
26/03/2019 | 02h09
Artigo Exclusivo para o BNB
ªRelação Professor e Aluno
Por Sandra Ferreira 
ªA relação professor aluno faz com que o aluno torne-se capaz ou incapaz, fazendo
com que ele seja bem sucedido enquanto ser em desenvolvimento. Muitas das vezes
as dificuldades de lidar no cotidiano escolar fazem com que o professor transfira para
os alunos as suas dificuldades, é o que na psicanálise denomina-se mecanismo de
defesa.
Os pais são os primeiros educadores e com eles as crianças aprendem as primeiras
relações sociais, e ao decorrer da vida há o desenvolvimento e aprimoramento destas
interações, as quais influenciará o sujeito chegar à escola.
É preciso orientar os alunos, a família e os professores a fim de buscar soluções para
lidar com os aprendizes, com intuito de sanar as dificuldades apresentadas, buscar as
intervenções dos órgãos competentes e de profissionais habilitados. É necessário que
haja confiança, a colaboração e parceria entre pais, educadores e escola.
Conforme afirmado anteriormente, as dificuldades de aprendizagem podem ser
explicadas pela interação de vários fatores, inclusive pelas construções sociais que
permeiam o ato educativo, principalmente institucional, a fim de reduzir as dificuldades
de aprendizagem e possibilitar o ensino nos espaços sociais, no qual ocorre processo
de ensinar e aprender, redirecionando a prática educativa, que tem o objetivo de
minimizar as dificuldades escolares encontradas por alunos com dificuldades de
aprendizagem, especialmente os disléxicos.
Comentar
Compartilhe
Secretário de Educação vai ser o de Governo
01/11/2018 | 10h39
O até então secretário municipal de Educação de Itaperuna, França Bombeiro, ex-vereador, retoma o direito à vida pública, amparado em decisão judicial, depois de quase 5 meses afastado e assume a titularidade da Secretaria de Governo na próxima semana.
De bom trânsito político nas esferas local, estadual e federal, ele acredita que poderá colaborar muito mais com o prefeito MV de Oliveira Pinto.
A mudança surpreendeu ao ambiente político itaperunense.
Comentar
Compartilhe
Resultado do Concurso de Poesia nas Escolas Municipais
20/06/2018 | 10h02
Os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de Itaperuna participaram pela segunda vez do projeto de poesia, da Secretaria de Educação. Nesta edição o tema foi “Itaperuna”. Quarenta alunos participaram.
 
 
O projeto foi criado pela diretoria de ensino do segundo ciclo com a promoção do DGE - Departamento de Gestão Educacional. O concurso começou em março, terminando agora em junho. Cada escola selecionou cinco poesias, enviando-as para análise no DGE, onde as diretorias de ensino escolheram as três poesias classificadas. Os três alunos com as melhores poesias foram premiados pela Secretaria de Educação. O 1º lugar ganhou uma bicicleta e os 2º e 3º lugares, cadernos personalizados e livros.
Participaram da entrega dos certificados e da bicicleta, a atual secretária de Educação, Priscila Verdan, o poeta, cantor e compositor Valber Meirelles e as representantes do DGE, Fabiana França, Livia Bastos e Núbia Moulin.
Classificação do concurso:
1º lugar - Caio Pessoa Patrício Brandão (E. M. Francisco de Mattos Ligiéro)
2º lugar - Vitória Aparecida de Souza Poeis (Escola Henriett Morineau)
3º lugar- Ana Carolina Monteiro de Barros( Henriett Amado)
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Nino Bellieny

[email protected]