Alerj debate violência escolar em audiência proposta por Carla Machado
09/05/2023 | 02h11
Carla Machado
Carla Machado / Divulgação
A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai realizar uma audiência pública nesta quarta-feira (10) com o tema “Violência na escola e contra a escola”. A reunião será às 11h, no auditório do 18º andar, no Edifício Lúcio Costa, na sede da Alerj (Rua da Ajuda 5 - Centro - Rio de Janeiro), e terá transmissão pelo YouTube Alerj Digital.

— Vamos ouvir estudiosos sobre esse tema tão relevante para a sociedade — disse o deputado Munir Neto (PSD), presidente da Comissão. A audiência foi sugerida pela deputada Carla Machado (PT), membro do colegiado, após recentes episódios de ataques e ameaças a escolas no Rio de Janeiro e no Brasil. “Precisamos urgentemente dialogar com diferentes atores sobre o cenário preocupante hoje nas nossas escolas”, comentou.

Haverá palestras de autoridades no assunto: os professores Ana Karina Brenner, do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA), e Diogo Andrade, do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ); a psicóloga Naura dos Santos Americano, coordenadora do Centro de Mediação da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Cejusc/TJRJ), e Suely Ferreira Deslandes, mestre em Saúde Pública do Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). A programação contará ainda com o depoimento da jovem estudante Pérola Magalhães, mobilizadora da ‘Rede Não Bata, Eduque’.

Foram convidados pesquisadores e especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), das universidades UFRJ, UniRio, Uerj, UFF e Souza Marques; da Coordenadoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (Acterj), da Sociedade de Mediação de Conflitos (Somec- RJ), além de psiquiatras e outros profissionais de saúde.
Quatro secretários municipais de São João da Barra também estarão participando da audiência: Anderson Campinho (Segurança Pública); Angélica Rodrigues (Educação); Arleny Valdes (Saúde) e Sharlene Barbosa (Assistência Social e Direitos Humanos).

Palestras:

Ana Karina Brenner - Professora da Faculdade de Educação da Uerj, representante do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) - Tema: ‘A escola como lugar de liberdade e criação no convívio com a diferença’.

Diogo Andrade - Professor e diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) - Tema: ‘Fracasso escolar: quem abandona a escola é o poder público - um olhar sobre a saúde mental da comunidade escolar’

Naura dos Santos Americano - Psicóloga e mediadora judicial, coordenadora do Centro de Mediação da Capital (Cejusc/TJRJ) e da Sociedade de Mediação de Conflitos (Somec- RJ) - Tema: ‘A importância da mediação de conflitos escolares’

Pérola Magalhães- Estudante de dança na Escola Técnica Estadual Adolfo Bloch (Eteab), mobilizadora da ‘Rede Não Bata, Eduque’, gremista da Faetec - Tema: ‘O protagonismo dos jovens diante da violência nas escolas’

Suely Ferreira Deslandes - Cientista social e mestre em Saúde Pública, atua no Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) - Tema: ‘Violências contra as escolas, tema atual e emergente’.
Fonte: Ascom Carla Machado
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Rodrigo Gonçalves

[email protected]

Arquivos