Reforma Tributária e economia local abordadas no Folha no Ar
11/07/2023 | 07h35
A partir das 7h desta quarta-feira (12), o Folha no Ar da Folha FM 98,3, recebe, ao vivo, o economista, professor da Uenf e membro da Academia Campista de Letras (ACL), Alcimar Chagas, para um bate-papo sobre a Reforma Tributária, já aprovada na Câmara Federal e em discussão no Senado.
O que muda a partir da nova legislação para a União, estados e municípios, assim que concluída a votação e sancionada, é o maior questionamento feito no momento e também o mais amplo a ser respondido, já que são vários os setores econômicos a serem impactados pela Reforma.
Além deste tema, o Folha no Ar vai conversar também sobre o cenário econômico, em especial de Campos, e as avaliações constantes feitas pelo Núcleo de Pesquisa Econômica do Rio de Janeiro (NUPERJ), o qual o professor representa.
O orçamento de Campos mais uma vez na dependência dos royalties será outro assunto da pauta. Cerca de 40% dos R$ 2,7 bilhões, previstos para 2024, estão estimados em cima de receitas do petróleo, que ainda sob ameaça no Supremo Tribunal Federal (STF).
Confira a entrevista sintonizando na Folha FM 98,3 ou acessando o site e as redes sociais da rádio.
Comentar
Compartilhe
Na luta pelos royalties, deputados da região se reúnem com a bancada do RJ na Câmara Federal
12/06/2023 | 04h39
Divulgação
Está confirmada para esta terça-feira (13), às 19h, na Câmara Federal, a reunião da bancada de deputados do Rio para tratar sobre a questão da partilha dos royalties, que pode voltar à pauta de julgamento do Supremo Tribunal Federal. Na semana passada, uma publicação feita nas redes socais pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) agitou a política fluminense com um alerta de que o STF iria rever a decisão monocrática, dada por liminar de Cármen Lúcia, há 10 anos, que garante aos municípios e estados produtores o repesasse de recursos com base na lei antiga.
Representante de Campos na Câmara Federal, o deputado Caio Vianna (PSD) disse que estará presente na reunião desta terça.
— Iremos propor a bancada ir até ao STF para explicarmos os impactos negativos na economia do estado, que se encontra em regime de recuperação fiscal e os riscos do RJ entrar em colapso, afetando diversas áreas, tais como a saúde pública, segurança pública, educação, área ambiental e social”, disse o deputado.
Outro representante do Norte e Noroeste Fluminense, o deputado itaperunense Murillo Gouvêa (União) também já garantiu presença no encontro da bancada. “Teremos uma semana decisiva pela frente, na luta pela manutenção dos recursos dos royalties para o estado do Rio. A arrecadação, que já vem caindo sistematicamente em inúmeras cidades, não pode sofrer mais esse abalo que prejudicaria muito a gestão municipal. Vamos trabalhar pelo nosso estado”, postou Murillo.
Comentar
Compartilhe
Na abertura do 8° Cosud, Cláudio Castro ressalta papel do Sul e Sudeste para o país
02/06/2023 | 06h51
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participou nesta sexta-feira (02/06) do primeiro dia do 8° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Em sua fala durante a abertura do evento, Cláudio Castro destacou o papel que as duas regiões desempenham no cenário nacional, pontuando que, juntos, estes sete estados respondem por 80% da arrecadação federal. Ressaltou ainda a importância do consórcio para aprimoramento de políticas públicas à população. Na ocasião, Castro e os governadores Romeu Zema (MG), Renato Casagrande (ES), Ratinho Jr (PR), Jorginho Mello (SC) e Eduardo Leite (RS) assinaram um protocolo de intenções para formalizar o Cosud.

A ideia é que cada governo estadual encaminhe às suas Assembleias Legislativas um projeto de lei para referendar a criação oficial do Consórcio de Integração Sul e Sudeste. O que, enfatizou Castro, ajudará na defesa de pautas das duas regiões e, consequentemente, colaborando para todo o Brasil.

— Quero reiterar que o Cosud não é um Consórcio de governadores, mas dos estados. É um Consórcio que está amadurecendo e isso é muito importante para a formalização e concepção de políticas públicas. Nós, estados do Sudeste e Sul, queremos caminhar juntos, óbvio que respeitando individualidades. Com a formalização, é um consórcio que ganha um poder importante de opinar nas questões do Brasil. Essa é a nossa ideia, ter um papel colaborativo para todo o país, e não de supremacia de opiniões — declarou Castro.

Castro enfatizou que o Cosud é apartidário e cumpre a missão de reforçar a cooperação entre as duas regiões que concentram mais de 70% do PIB do país e que reúne os estados que representam 80% da arrecadação federal.

O governador pontuou ainda que, apesar da contribuição essencial para o Brasil, esses sete estados respondem por 93% da dívida pública com a União - o que, frisou Castro, deve ser debatido e enfrentado.

— Temos um papel fundamental para o Brasil. Por isso que nós, unidos, precisamos ser ouvidos. E o Cosud nos traz essa grande oportunidade. Então, quero reiterar a alegria de estar aqui em Minas Gerais, começando o segundo ciclo de eventos do Consórcio, e retomando esses debates essenciais — acrescentou o governador do Rio de Janeiro.

Anfitrião do 8° encontro do Cosud, Romeu Zema afirmou que as duas regiões que compõem o Cosud representam, juntas, a economia do México.

— Esse Consórcio está muito à frente de outros países. É um consórcio que reúne estados muito produtivos e que precisa opinar e mostrar aquilo que funciona — disse Zema.

Reforma Tributária

Outro ponto colocado entre os governadores foi a necessidade de se conhecer o texto final da Reforma Tributária, que está em discussão no Congresso Nacional. Além disso, defenderam, no âmbito da reforma, a criação de novos fundos de desenvolvimento, como um voltado para o Sul e Sudeste. Os fundos teriam como foco a redução das desigualdades entre as regiões do país.

— Tivemos um encontro há poucas semanas no Rio de Janeiro e lá falamos sobre nossas inquietudes a respeito da reforma. A Reforma Tributária é fundamental, mas é difícil que a gente consiga ter ideias claras sem ler o texto. E olharemos a proposta também pela ótica das regiões. Precisamos conhecer todas as premissas do texto para trabalhar a pauta defendendo o Sul e o Sudeste e pensando no melhor projeto para todo o país — disse Cláudio Castro.
Governo do Estado
Comentar
Compartilhe
Prefeitos vão debater futuro da região do I Fórum Lider Norte Fluminense
17/04/2023 | 07h46
Centro de Convenções da Uenf
Centro de Convenções da Uenf / Folha da Manhã
Um painel de debate com prefeitos da região está previsto para acontecer dentro do I Fórum Lider Norte Fluminense, no próximo dia 26, a partir das 15h, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A proposta do encontro de Integração Regional é apresentar o Grupo Lider Norte Fluminense.
O evento, com inscrições gratuitas, servirá de ponto de partida para as ações propostas pelo grupo, reunido e preparado pelo Sebrae, composto por lideranças da região Norte Fluminense, compreendendo as cidades de Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São João da Barra, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana.
Na ocasião, as lideranças apresentarão seus objetivos e metas, dentro de um trabalho voltado para a integração de esforços para o desenvolvimento local, com o propósito de unir forças em prol do crescimento de todos.
Pautas de futuro como:
1. Evolução dos índices de educação básica na região Norte Fluminense;
2. Melhores práticas de mobilidade urbana e rural;
3. Promoção de iniciativas de cidades inteligentes;
4. Atração de novos investimentos;
5. Qualidade da comunicação tecnológica nas áreas rurais será aprimorada;
6. Indústria mais diversificada por parcerias com as universidades;
PROGRAMAÇÃO
15h - Credenciamento
16h - Abertura do evento com apresentação do Programa LIDER
16h30 - Apresentação dos eixos de trabalho do Lider Norte Fluminense
> Educação
> Logística
> Economia Local (Agro, Indústria e Serviços)
17h30 - Painel/Debate com Prefeitos da região
19h - Encerramento
Haverá transporte saindo de todos os municípios da região Norte Fluminense para facilitar a ida e a volta.
Para inscrição no evento: Informações e inscrição, acesse o link. E para garantir sua vaga no transporte (vagas limitadas), se inscreva no link.
Comentar
Compartilhe
Gerente do Sesc Grussaí no Folha no Ar desta quinta
12/04/2023 | 03h58
A gerente do Sesc Grussaí, Christiane Caetano, é a entrevistada desta quinta-feira (13), do Folha no Ar, da Folha FM 98,3, a partir das 7h. Ela fará uma balanço sobre os 100 dias de retomada da unidade, que desde o ano passdo é gerida pela Fecomércio Rio de Janeiro
Ela vai trazer um panorama do que já foi implantado até agora com a reabertura da parte de hotelaria e programação cultural, além de novos serviços previstos para a unidade, que passa a contar com trabalho social votado à terceira idade, prevendo uma série de atividades de artes manuais, estímulo cognitivo, consciência corporal, educação ambiental e imersão tecnológica.
A gerente vai trazer, ainda, informações sobre a programação do Dia Mundial do Lazer, que começa nesta sexta-feira (14) e segue até dia 16 com várias atividades gratuitas.
Antes administrado pelo Sesc de Minas Gerais, o complexo de lazer em São João da Barra ficou fechado por mais de dois anos.
É possível acompanhar e interagir durante a entrevista pela live no Facebook, na página da Folha FM 98,3, além da transmissão pelo rádio.
Comentar
Compartilhe
Gerente do Sesc Grussaí fala da reabertura para além do hotel
23/12/2022 | 11h45
Genilson Pessanha
A reabertura definitiva do Sesc Grussaí ao público está cada vez mais perto e por lá, segundo a gerente da unidade Christiane Caetano, toda a equipe de mais 180 pessoas está trabalhando a todo tempo nos últimos preparativos. Ela foi a entrevistada desta sexta-feira (23), do Folha no Ar, da Folha FM 98,3, trazendo informações sobre a retomada da unidade, agora gerida pela Fecomércio Rio de Janeiro.
A primeira etapa prevê a abertura do hotel com 150 leitos de imediato neste fim de ano, além de comemorações que serão abertas não só aos hóspedes. Todos os quartos foram modernizados. Já tem programação de Natal e Réveillon definida para a unidade, como adiantou o Blog do Arnaldo Neto (aqui).
No dia 30 de dezembro, às 19h, acontece a Cantata Natalina “Viva a Esperança”, com entrada gratuita a todos. Já no dia seguinte, às 23h, o tradicional bloco carnavalesco carioca Bangalafumenga faz o show da virada com apresentação de composições próprias e hits da música brasileira. Para este dia, os ingressos devem ser retirados antecipadamente nesta sexta (23) e nos dias 26 e 27/12 no Sesc Grussaí mediante a entrega de 1 quilo de alimento não perecível. Ao todo, são 3 mil ingressos disponibilizados. 
Christiane Caetano também falou um pouco de como está projetando as demais etapas de reabertura do Sesc, que, em março, já terá um atendimento maior de serviços à população.
Antes administrado pelo Sesc de Minas Gerais, o complexo de lazer em São João da Barra ficou fechado por mais de dois anos.
Confira a entrevista:
 
%MCEPASTEBIN%
Comentar
Compartilhe
Reabertura do Sesc Grussaí traz gerente da unidade ao Folha no Ar
22/12/2022 | 10h11
A gerente do Sesc Grussaí, Christiane Caetano, é a entrevistada desta sexta-feira (23), do Folha no Ar, da Folha FM 98,3, a partir das 7h. Ela vai falar sobre a retomada da unidade, agora gerida pela Fecomércio Rio de Janeiro, trazendo um panorama do que está previsto neste primeiro momento e a expectativa do que está por vir. A primeira etapa prevê a abertura do hotel com 150 leitos de imediato neste fim de ano, além de comemorações que serão abertas não só aos hóspedes. Já tem programação de Natal e Réveillon definida para a unidade, que contratou mais de 170 pessoas para todo o atendimento. Antes administrado pelo Sesc de Minas Gerais, o complexo de lazer em São João da Barra ficou fechado por mais de dois anos.
É possível acompanhar e interagir durante a entrevista pela live no Facebook, na página da Folha FM 98,3, além da transmissão pelo rádio.
Comentar
Compartilhe
Servidores: Alerj aprova recomposição salarial de 5,9% a partir de janeiro de 2023
22/12/2022 | 09h32
Divulgação
Os servidores ativos, inativos e os pensionistas do Estado do Rio terão uma recomposição salarial de 5,9% a partir de 1º de janeiro de 2023. É o que determina o Projeto de Lei 6.520/22, de autoria do Poder Executivo, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), aprovou por 50 votos favoráveis, em discussão única, nessa quarta-feira (21/12). A medida segue para o governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
Já o possível reajuste de 62% no salário do governador a partir do próximo ano foi retirado da pauta do último dia de sessões da Alerj em 2022. Após receber emendas, o projeto de lei ficou para ser debatido em 2023.

A recomposição dos servidores, segundo a Alerj, é correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre os meses de dezembro de 2021 e novembro de 2022 e incidirá sobre toda a remuneração - incluindo o vencimento-base, gratificações e auxílios.

“A Constituição da República Federativa do Brasil garante reajuste dos vencimentos dos servidores públicos, a fim de evitar a redução do poder aquisitivo frente à inflação, sendo certo que o índice adotado na presente iniciativa está em conformidade com o regramento imposto pelo Regime de Recuperação Fiscal”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Acordo durante o Regime de Recuperação

O percentual de reajuste gerou debate em plenário. Deputados da oposição argumentaram que, para 2023, está previsto o pagamento da segunda parcela do recomposição aprovada durante as negociações do novo Regime de Recuperação Fiscal, usando como base a inflação entre 2017 (ano de entrada do Rio no primeiro RRF) e 2021, gerando uma estimativa de reajuste de cerca de 26%, dividida em três anos.

A primeira parcela, de 13%, corresponde a 50% dessa recomposição acordada foi paga no início de 2022; a segunda (25% do acordado) seria paga no início de 2023 no percentual de 6,52%; e a terceira, de mesmo percentual, em 2024. Somada a segunda parcela ao reajuste pelo IPCA proposto pelo governador, a estimativa defendida pelos parlamentares da oposição foi de 12,45%.

Membros da base do governo, no entanto, apontaram que o acordo feito durante o Regime de Recuperação Fiscal é autorizativo, ou seja, não imputa uma obrigação em lei ao governo do Estado, e que, mesmo assim, o pagamento da segunda parcela ainda poderá ser realizado até o fim de fevereiro de 2023.

“O governador está adimplente, pois o pagamento da segunda parcela da recomposição salarial é previsto apenas no segundo bimestre do ano que vem”, comentou o deputado Rodrigo Amorim (PTB), presidente da Comissão de Servidores Públicos da Casa.
*Com informações da Alerj
Comentar
Compartilhe
Setor sucroenergético em pauta no RioAgro Cana
20/09/2017 | 04h44
Usinas e produtores rurais de Campos e região se reúnem nesta quinta-feira (21), a partir das 8h, na Universidade Federal Rural do Rio (UFRRJ), quando estarão discutindo com especialistas em agronegócio da cana mais potencialidades e oportunidades para o setor. Tudo isso dentro do maior evento sucroenergético do Estado do Rio, o RioAgro Cana, organizado pelo Sindicato das Indústrias Sucroenergéticas do Estado do Rio (Siserj) e as empresas Fatore e Smartt Mídia.
Como proposta para expansão da produção da cana-de-açúcar no estado, a palavra de ordem é inovação, aliada à tecnologia e ao conhecimento, sementes que o RioAgro Cana lançará neste dia, a partir de diferentes painéis de trabalho. Entre eles, “Produção, Mercado e Crédito Rural”, “Recuperação de Canaviais”, “Inovação”, “Irrigação e Recursos Hídricos na expansão da produção”, entre outros.
O presidente do Siserj, Frederico Paes, destaca a oportunidade aberta a produtores de Campos e região. “Estamos trazendo para o produtor de cana do Estado do Rio tecnologias e técnicas que estão sendo aplicadas em grandes centros produtores”, explica Frederico Paes.
Inovação - No campo, tecnologia e inovação vão oferecer demonstrações práticas e pioneiras para o segmento. É o caso da máquina colheitadeira de cana, desenvolvida em conjunto por pesquisadores brasileiros e alemães, que será mostrada pela primeira vez em terras brasileiras. “A colheitadeira foi desenvolvida em uma universidade alemã com consultoria de produtores e entidades de pesquisa do Rio, por um convênio com o programa Rio Rural do estado”, pontua Frederico Paes.
Outra inovação é o uso de sobrevoo com drones para identificação, com coordenadas GPS, de falhas de plantio em canaviais. “Vamos mostrar uma tecnologia que grandes centros aplicam e que o produtor em Campos poderá ter acesso, para ampliar a produtividade e reduzir perdas”, finaliza Frederico Paes, referindo-se à técnica desenvolvida na Uenf que será exposta no evento.
Confira a programação completa:
Abertura
08h30 – Solenidade de abertura do evento com autoridades públicas do Município e do Estado.
– Assinatura do Projeto AgroCana.
Painel Produção, Mercado e Crédito Rural
09h00 – Marcel Cardoso (Superintendente de Planejamento do Município de Campos) e Tito Inojosa (presidente da Asflucan) – Exposição do programa Agrocana.
09h15 – Marcos Dias (presidente da OCB, Organização das Cooperativas do Brasil) – Organização por sistema de cooperativas na produção rural.
09h30 – Banco do Brasil – Crédito Rural e Plano Safra.
09h45 – Ricardo Inojosa – Perspectiva do mercado do açúcar e do álcool
Painel Recuperação de Canaviais
10h15 – Dr. Josil de Barros Carneiro Júnior (UFRRJ) – Potencial de novas variedades para a região.
10h45 – Dr. Willian Pereira (UFRRJ) – Produção de mudas de cana, velhos e novos conceitos.
Painel Inovação
11h15 – Dr. José Carlos Mendonça (UENF) e o eng. agrônomo Conrado Aguiar Barreto – Identificação e recuperação de falhas com uso de drone.
11h45 – Demonstração de campo do uso de drone.
Painel Irrigação e Recursos Hídricos na expansão da produção
14h00 – Dr. Paulo César Molina – Necessidade Hídrica, qualidade das águas e sistemas de distribuição para cana-de- açúcar.
14h30 – Dr. Leonardo Ubiali Jacinto – Nova tecnologia de barra irrigadora, com baixo custo e redução de consumo de água.
Painel Inovação
15h00 – Colheitadeira Projeto Alemanha – Lançamento de nova colheitadeira para pequenos e médios produtores. Apresentação da equipe conjunta do projeto, com técnicos alemães, da Pesagro, UFRRJ e do programa Rio Rural.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Rodrigo Gonçalves

[email protected]

Arquivos