Fernando Rossi e Rodri Mendes vão reeditar parceria em novo curta-metragem
12/02/2023 | 03h35
Filme será gravado na zona rural de Campos
Filme será gravado na zona rural de Campos / Foto: Reprodução/Facebook
Após estrear no mercado cinematográfico com o premiado curta-metragem “O homem do cachorro”, a parceria entre o diretor Fernando Rossi e o roteirista Rodri Mendes será reeditada. Está previsto para o final de abril o início das gravações de outro curta, “O menino da pipa avoada”, novamente tendo como inspiração um conto do escritor Adriano Moura. A produção do filme, inclusive, já tem visitado algumas locações.
— O roteiro se passa na zonarural de Campos dos Goytacazes. É a historia de uma cortadora de cana que tem um filho cujo maior sonho é ter uma pipa para brincar com os amigos. É um filme sobre a profunda relação entre mãe e filho — explica Fernando Rossi. — Estamos na fase de pré-produção, aguardando também o edital da Lei Paulo Gustavo para a realização — complementa.
Em outubro do ano passado, o curta “O homem do cachorro” recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri popular no Festival de Cinema de Rio Bonito (RibaCine), além de também ter vencido a categoria de melhor roteiro adaptado. “Foi uma parceria que deu super certo”, comemora o diretor de ambas as produções.
Junto a Fernando Rossi e Rodri Mendes, outro campista vai atuar na produção de “O menino da pipa avoada”. Trata-se do cantor e compositor Matheus Nicolau, que em novembro venceu o 34º Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), em São João da Barra, nas categorias de melhor autor, melhor arranjador e melhor intérprete, com a música “5 pães e 2 peixes”. Foi ele o escolhido para assinar a trilha sonora do novo curta-metragem, já tendo composto a canção-tema.
Leia também:
Comentar
Compartilhe
Turnê Sorriso Maroto As Antigas terá show em Campos em dezembro
28/01/2023 | 02h43

Um dos shows mais concorridos do Brasil na atualidade, o “Sorriso Maroto As Antigas” terá uma edição em Campos no dia 2 de dezembro. Inclusive, Campos e Niterói são as únicas cidades não capitais confirmadas na turnê, que também inclui shows este ano em São Paulo, Fortaleza, Manaus, Belém, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e Recife. Ainda não foi divulgado o local que receberá o evento na planície goitacá.
Reunindo os maiores sucessos dos 26 anos do Sorriso Maroto, o projeto “As Antigas” estreou em 15 de novembro, no Rio de Janeiro. Os ingressos para o show inaugural, realizado no Maracanã, fesgotaram em apenas 27 minutos, e o público foi contemplado com mais de quatro horas curtindo clássicos do pagode. Uma segunda edição aconteceu no último dia 15, levando mais de 16 mil pessoas ao RioCentro. O show de São Paulo, anunciado para 4 de fevereiro, teve as entradas esgotadas em menos de seis horas.
Datas dos shows anunciados
Datas dos shows anunciados / Foto: Divulgação
Comentar
Compartilhe
Filme de Fernando Rossi e Rodri Mendes leva dois prêmios no Festival de Cinema de Rio Bonito
25/10/2022 | 05h00
Arnaldo Zeus Neto vive o protagonista de O homem do cachorro
Arnaldo Zeus Neto vive o protagonista de O homem do cachorro / Foto: Divulgação
Uma produção campista brilhou no RibaCine, o Festival de Cinema de Rio Bonito, que aconteceu de 3 a 8 deste mês. Baseado em um conto homônimo do escritor e professor Adriano Moura, o curta-metragem “O homem do cachorro” recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri popular, além de também ter vencido a categoria de melhor roteiro adaptado. A direção é de Fernando Rossi, com roteiro de Rodri Mendes. Classificação: 16 anos. Duração: 11 minutos.
“O homem do cachorro” tem como personagem principal um homem solitário, em situação de rua, cujo maior amigo é um cachorro. Interpretado por Arnaldo Zeus Neto, o personagem testemunha pelas ruas a violência e a miséria sofridas pelos que, como ele, não possuem o mínimo para uma vida digna. O surgimento de um homem misterioso, dirigindo um carro preto, conduz o personagem a um sentimento até então não experimentado: o homoerotismo.
— É um filme sobre a miséria material e afetiva dos seres humanos no caos social contemporâneo — justifica a sinopse do curta de Fernando Rossi, que também assina a direção de arte e o figurino.
Rodri Mendes, Whiverson Reis, Nathan Silva, Artur Velasco Florêncio, Mayko Maehika e Clara Abreu completam o elenco. A direção de fotografia, a edição de som e a trilha sonora são trabalhos Ítalo Auatt, com maquiagem de Fabrício Simões.
Além de fazer parte da Mostra LGBT do RibaCine, “O homem do cachorro” também foi exibido no Cineclube Goitacá, em Campos, dia 28 de setembro, e nesta quinta-feira (27) terá uma sessão no Cine Darcy, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a partir das 19h30. Um bate-papo está previsto para acontecer após a exibição. Antes, às 17h, haverá sessão do curta “Faroeste Cabrunco”, outra produção campista, esta com direção de Victor van Ralse.
Comentar
Compartilhe
Festival Aberto e Festival Estudantil de Poesia com inscrições abertas em São Fidélis
23/10/2022 | 12h50
Foram abertas na última sexta-feira (21) e segue até o próximo domingo (30) as inscrições para o 12° Festival Aberto de Poesia Falada e o 7° Festival Estudantil de Poesia de São Fidélis. Ambos os eventos são realizados pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo. Ao todo, serão mais de R$ 30 mil em premiações.
Tanto os editais quanto as fichas de inscrição nos eventos estão disponíveis no site da Prefeitura de São Fidélis. Enquanto o Festival Aberto de Poesia Falada pode receber poetas de qualquer cidade, estado e país, de todas as idades, o Festival Estudantil é destinado a alunos do ensino fundamental II e ensino médio das redes pública e particular de São Fidélis.
Comentar
Compartilhe
Gravado em Campos, filme 'Faroeste Cabrunco' tem pré-estreia nesta quarta na Uenf
07/03/2022 | 06h27
Tonico Pereira durante gravação de 'Faroeste Cabrunco'
Tonico Pereira durante gravação de 'Faroeste Cabrunco' / Foto: Divulgação
Gravado em Campos e contando com diretor e atores campistas, entre eles o renomado Tonico Pereira, o curta-metragem “Faroeste Cabrunco” terá sua pré-estreia nesta quarta-feira (9), no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Estão confirmadas três sessões, às 20h, 20h40 e 21h20, com entrada gratuita. A duração do filme é de 25 minutos. Senhas podem ser retiradas antecipadamente na própria sala de cinema da Uenf, das 13h às 14h e das 17h às 20h, também havendo possibilidade de reserva pelo e-mail [email protected].
— Recebi o convite da professora Priscila Castro para fazer sessões presenciais, seguindo todos os protocolos de biossegurança, no Cine Darcy. A exibição do filme marca o retorno do cineclube de maneira presencial, e isso é uma honra para a gente — afirma o diretor de “Faroeste Cabrunco”, Victor van Ralse. — Particularmente, eu fiquei muito feliz, porque (2022) é o centenário de Darcy Ribeiro, e é sabido da sua vontade de que a Uenf tivesse uma escola de cinema, que a gente tivesse um cinema local, formando pessoas com DNA brasileiro para o mundo. Portanto, é só felicidade — enfatiza.
Devido à pandemia da Covid-19, o público em cada sessão será limitado a 60 pessoas.
— Eu peço para quem puder ir que chegue cedo, leve sua máscara e álcool gel. Em cada sessão, são 25 minutos que representam o trabalho de mais de 30 pessoas diretamente, com três meses de preparação e finalização, e um pouco da arte da nossa região. Tenho que agradecer à cobertura da imprensa, aos seguidores do perfil no Instagram, às pessoas que estão nos dando apoio e, claro, ao Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), por promover o edital em que nós e vários outros artistas locais fomos contemplados — enfatiza Victor van Halse.
Segundo o diretor, chegou a ser estudada a possibilidade de o ator Tonico Pereira marcar presença na pré-estreia, mas a sua vinda não será possível. “Ele estava super afim de vir, mas eu não consegui levantar a verba necessária com os empresários locais para trazê-lo”, lamenta Victor.
O diretor de “Faroeste Cabrunco” trabalha para que o curta-metragem possa ser exibido nos cinemas em Campos, e para isso conta com apoio do público. “Marquem os cinemas locais nas postagens do filme e nas redes. Quando o povo se junta, consegue muito mais. Inclusive, é disso que se trata a trama do filme”, acrescenta ele. Após o possível lançamento oficial nas telonas, o curta-metragem será incluído no streaming, ainda sem definição de data e das plataformas.
Protagonizado por Tonico Pereira e Renato Filho, “Faroeste Cabrunco” é um western com gravações realizadas de 28 a 30 de janeiro, em Campos. As cenas principais acontecem no Mosteiro de São Bento, no Haras Kai Kai e na praça do Santíssimo Salvador.
Leia também:
Comentar
Compartilhe