Já é Natal
14/10/2019 | 02h51
Campanha de Natal é antecipada na tentativa de melhorar as vendas e expectativa é a melhor possível, segundo CDL
Campanha de Natal é antecipada na tentativa de melhorar as vendas e expectativa é a melhor possível, segundo CDL / Genilson Pessanha
Na tentativa de ganhar fôlego, o comércio tem procurado antecipar as vendas de datas comemorativas, chegando a “atropelar” o calendário. Desde o início de outubro, antes mesmo do Dia das Crianças, comemorado ontem, diversas lojas em Campos já ostentavam decoração e produtos natalinos. A expectativa de negócios neste final de ano é a melhor possível, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos.
Para o consumidor, apesar da estranheza ao se deparar com árvores de Natal e panetones nas lojas em pleno mês de outubro, a antecipação da campanha é uma oportunidade de se preparar com antecedência para as festas de final de ano, equilibrando as contas.
— Semana passada entrei no supermercado para comprar uns itens para o churrasco de domingo e me surpreendi com uma pilha de panetones em um dos corredores. Fiquei até confusa na hora, porque ainda está muito cedo — contou a estudante Débora de Assis.
A professora Viviane Santos, entretanto, destaca a vantagem de o comércio disponibilizar os produtos típicos das festas de fim de ano com antecedência. “Andando pelo Centro, me deparei com uma loja cheia de árvores de Natal na frente e luzes em seu interior. Confesso que estranhei, mas é uma coisa boa para o cliente, porque podermos fazer as compras de decoração e presentes com calma, dividindo essas contas para não ficar pesado para o bolso”, ressaltou.
— Este ano resolvemos antecipar, para que nosso cliente tenha oportunidade de olhar as opções, escolher e comprar com calma. Aqui na loja, confeccionamos peças diferenciadas, fazemos arranjos e outros enfeites de Natal. Começamos a decorar a frente da loja e já montamos muitas peças para que as pessoas comecem a fazer as encomendas. Tem gente que vê os produtos na loja e se interessa, mas também temos clientes certos, que todo ano nos procuram em busca dos arranjos. E temos peças para todos os gostos e orçamentos, inclusive, preparamos arranjos que são usados no Natal, mas podem ser reaproveitados no resto do ano também — afirmou a proprietária de um armarinho no Centro Danuzia Fadul.
Presidente da CDL-Campos, Orlando Portugal destaca que o empresário se antecipa, com a visão de buscar os consumidores. “A antecipação da campanha está na necessidade de vendas. O comércio inova e busca alternativas para alavancar o ticket médio (indicador de performance de vendas) desde agora. E a expectativa para as vendas de final de ano é a melhor possível, afinal, nós vivemos, nos dias de hoje, de expectativas”, destacou Portugal.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Joseli Matias

[email protected]