Comerciantes e moradores revoltados com furtos de fios em Campos
Rafael Khenaifes 19/02/2025 07:33 - Atualizado em 19/02/2025 17:34
Furto cabos
Furto cabos / Divulgação
Os furtos de cabos têm preocupado em Campos. Os casos têm acontecido com frequência durante as madrugadas e prejuízos são contabilizados pelos comerciantes e moradores das áreas mais visadas. Recentemente, um casal foi flagrado furtando cabos na área do centro da cidade. Ainda em Campos, um homem queimando fio de cobre foi detido na semana passada, em uma estrada próximo ao Centro de Treinamento do Americano, em Guarus.

Segundo a Polícia Militar, uma denúncia apontou que o homem queimava cobre. No local, os militares observaram uma fumaça em um canavial. Um dos suspeitos consegiu fugir, já o outro acabou detido. A PM suspeita de que o material seja produto de furto.

De acordo com um comerciante, morador da região, estes furtos de fios são recorrentes na área central. "Não é a primeira vez que acontece. O problema é recorrente na área. Fios cortados pelas ruas, alvos de furto sempre nas madrugadas. O crime deixa os comerciantes sem sinal de internet, telefone e dependendo, até sem luz mesmo, o que causa prejuízo aos comerciantes", reclamou.

Para Leandro, outro comerciante no centro da cidade, por várias vezes deixou de vender por causa da falta dos cabos, que resulta em horas sem eletricidade.

"Posso completar que os meus prejuízos foram de pelo menos 24 horas sem atender clientes devido aos inúmeros furtos nessa região, além de por vezes ficar sem luz e perder até a mercadoria, o que gerou mais prejuízos", afirmou o empresário.

A pena por furto ou roubo de cabos e fios, é de dois a oito anos. A Polícia Civil ressaltou que quem compra o cobre após o furto pode se enquadrar no crime de receptção.

Já a Polícia Militar disse que o patrulhamento no centro de Campos segue reforçado. "Estamos cada vez mais resprimindo esse tipo de prática. A ronda tem sido constante na região e o número de ocorrências por detidos ao delito de furto de cabos aumentou nos últimos tempos. Qualquer denúncia é só avisar", informou.

Os fios podem ser eletreficados, ou seja passar energia, podendo provocar ferimentos graves e até morte, foi o que explicou o eletricista Ronald. "Essas pessoas não sabem o risco que correm aos furtar cabos nos postes. Eles podem tomar um choque que pode ser fatal. As vezes uma ligação de fios pode passar corrente e as pessoas não tem conhecimento sobre isso. Não se preocupam com a própria segurança", afirma. (R.K.)
A Prefeitura de Campos falou, nesta quarta-feira (19), sobre a Operação Caça-Fios no município. Com o objetivo de remover as fiações soltas e inutilizadas em vias públicas e, consequentemente, melhorar a estética da cidade, a Prefeitura de Campos tem desenvolvido a Operação Caça Fio, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O prefeito Wladimir Garotinho participou do primeiro dia de ação e destacou que a remoção de fios é uma obrigação da Enel, mas a Prefeitura deu o pontapé inicial e está cobrando a concessionária para que cumpra seu dever.
A operação foi iniciada em janeiro na rua Barão do Amazonas e irá percorrer todo perímetro central. Posteriormente, irá avançar por outros bairros da cidade. Na área central, além da rua Barão do Amazonas, o serviço também já foi realizado nas ruas Boa Morte, Vigário João Carlos, Inácio Moura, João Pessoa, 21 de Abril, Rua dos Andradas, Santa Efigênia, Comendador José Francisco Sanguedo, além das avenidas Sete de Setembro e Alberto Torres e em parte das ruas Gesteira Passos e Gil de Gois.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS