Mês de Conscientização do Autismo será lembrado na Cidade da Criança, em Campos
- Atualizado em 23/04/2024 11:36
Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), na Cidade da Criança
Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), na Cidade da Criança / César Ferreira - Secom
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover, por meio da Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), o evento sobre o Mês de Conscientização do Autismo, a partir desta quarta-feira (24) e vai até a próxima segunda-feira (29). A ação é voltada para pais e responsáveis de alunos típicos e atípicos, e vai abordar o tema "Conscientizar para incluir". Palestrantes de diferentes áreas de atuação estarão entre os convidados, que abordarão a temática da Campanha Abril Azul.
O evento acontecerá na própria EAI, que funciona na Cidade da Criança Zilda Arns. Na próxima quarta-feira (24), a programação terá início com a palestra do pedagogo e professor de Braille, Raul Ferrares, que vai falar sobre o tema "Chega de dar sentindo ao capacitismo", em três horários: 7h30, 10h30 e 13h. Às 8h30 e às 9h30, a assistente social Lethícia Queiroz falará sobre "Benefícios, prestação contínua e LOA".
Na parte da tarde, às 14h, a psicóloga e estudante de Neuropsicologia Gabriella Quintanilha vai ministrar sobre o tema "O desafio que me move" e às 15h30, Lucas França, licenciado em Música e especialista em Música Cristã, conduzirá uma palestra sobre "Desenvolvimento cognitivo-motor com educação musical".
“Resolvemos deixar para finalizar o Abril Azul, mês de conscientização do Autismo, fazendo algo para as mães da nossa escola, trazendo assuntos pertinentes a suas angústias, vivências e as demandas trazidas diariamente para nós por elas”, informou a coordenadora da EAI, Eleonora Nascimento.
Na quinta-feira (25), às 8h30, 10h30, 14h e 15h30, Larissa Porto, mãe atípica, psicóloga, pós-graduação em Neuropsicologia, pós-graduanda em Saúde Mental da Infância e da Adolescência e capacitada em Autismo para Adolescentes e em Psicologia Jurídica, vai falar sobre o tema “Se a notícia do diagnóstico tirou o chão, que tal aprender a voar?”. Às 13h, Nathália Monteiro, pedagoga, neuropsicopedagoga clínica, hospitalar e escolar, Aplicadora da Análise do Comportamento Aplicada, pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica, hospitalar e escolar e pós-graduanda em Educação Especial tratará do tema “Autismo: conhecer para entender, acolher e incluir. Essa missão também é nossa”.
Já na sexta-feira, dia 26, às 8h30, Helena Camilo, professora com especialização em Educação Infantil Especial Inclusiva e Transtornos Globais, ministrará sobre "A importância do lúdico na educação". Às 10h30, o evento receberá Larissa Lessa, pedagoga, professora e psicóloga, para a palestra “Relação entre professor e aluno”.
A assistente social Lethícia Queiroz abordará o tema "Os Benefícios, prestação contínua e LOA", a partir das 13h. E às 14h e às 15h30, haverá mais dois encontros com Nathália Monteiro. No último dia do evento, segunda-feira, 29 de abril, Gabriella Quintanilha marcará presença novamente às 8h30, 10h30 e 14h30. E, fechando a programação, Lethícia Queiroz retornará às 13h30 para palestrar a outros grupos de pais.
Com informações da Prefeitura de Campos
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS