Prefeitura de Campos abre quarto mutirão da saúde
Dora Paula Paes 17/08/2022 16:28 - Atualizado em 17/08/2022 19:24
A secretaria municipal de Saúde de Campos abriu, oficialmente, nesta quarta-feira (17) o quarto mutirão da saúde, que promete realizar uma média de 24 cirurgias de cabeça e pescoço por mês — entre tireoide benigna e nódulos — e zerar a fila de 20 mil procedimentos de urologia, entre cirurgias, exames e outros procedimentos. De acordo com a Prefeitura, nos quatro mutirões, que começaram em janeiro deste ano, o governo municipal está investindo R$ 15 milhões. Só na primeira fase, foram 44.866 mil procedimentos realizados, por meio do mutirão de 100 dias, concluído antes do prazo final. A intenção é zerar as filas por procedimentos cirúrgicos com a oferta de 10 mil procedimentos e agendamentos já começam nesta quinta-feira (18).
— Estamos lançando a quarta etapa, com foco nas cirurgias de cabeça e pescoço e urologia. Já nesta quarta etapa, a gente pode perceber que estamos zerando filas de várias cirurgias. Nossa meta é até o final do ano, que todos os setores de cirurgias e exames zerem as demandas reprimidas — disse Wladimir, durante a solenidade no auditório do Cesec.
De acordo com a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, o mutirão de urologia vai ofertar nefrectomia, uretroplastia, ureterorenolitrotripsia a laser, varicocele, hidrocele e outros 92 procedimentos. No total, serão realizadas 7 mil consultas e cerca de 1.000 cirurgias.

De acordo com o prefeito, a terceira etapa que é da ortopedia ainda segue. “Nossa meta é realizarmos até o final de 2022, a quinta etapa desses mutirões de exames e cirurgias. O compromisso do governo é cuidar das pessoas. Nas ruas, recebíamos muitos pedidos de cirurgias e hoje diminuiu muito”, completa o prefeito.
Além do estafe da Saúde presente ao evento e diretores de hospitais da rede conveniada, três pacientes beneficiados pelos mutirões foram agradecer. Dois deles realizaram cirurgias ortopédicas. Mas, foi Cristiane, uma mãe de família que pesava 110 kg e conseguiu há quatro meses realizar uma bariátrica, que fez o prefeito se emocionar. Cristiane disse que se sente uma nova mulher, mesmo antes de perder todo o peso previsto e que o procedimento a tirou de um mundo que ela considerava de “vergonha, por estar acima do peso e sem condições de sair de casa”.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, lembrou que tudo que o governo está realizando é a execução do que estava no plano de governo de Wladimir. O governo na área ainda pretende até o final do ano reabrir mais cinco unidades básicas de Saúde, que irão somar 27, das 47 que encontraram fechadas, reformar toda a fachada o Hospital Ferreira Machado e entregar até setembro a primeira fase da reforma do Hospital Geral de Guarus.
Na primeira etapa, o Mutirão da Saúde superou a meta proposta que era a de ofertar 40 mil procedimentos em 100 dias, entre exames especializados e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), alcançando 44.866 mil atendimentos. Os números são referentes aos meses de novembro de 2021, quando o Mutirão foi lançado oficialmente, dezembro, janeiro e fevereiro.

Na segunda etapa, a Prefeitura conseguiu zerar a fila de espera para exames de ressonância magnética e tomografia. Todas as 6 mil vagas disponibilizadas para a realização dos exames de alta complexidade foram preenchidas. Esta ação teve início no dia 29 de março e terminou em 20 de maio.

O mutirão de cirurgia ortopédica, em Campos avançou por meio da terceira etapa, lançado oficialmente no último dia dia 2 de junho. Foram disponibilizados 14.875 procedimentos para toda a Região Norte Fluminense e o valor investido pela Prefeitura foi de R$7.204.264,48.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS