Mais de 280 pets vacinados contra raiva na manhã deste sábado em Campos
Matheus Berriel - Atualizado em 13/08/2022 15:39
Imunização neste fim de semana acontece na UBS do Parque Prazeres
Imunização neste fim de semana acontece na UBS do Parque Prazeres / Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue com a vacinação de cães e gatos contra a raiva na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Prazeres, em Campos. A ação, que integra o projeto CCZ Mais Perto de Você, começou neste sábado (13) e segue no domingo (14), das 9h às 13h. Só na manhã deste sábado, 255 cães e 32 gatos foram vacinados. Os animais também podem receber a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do CCZ, no bairro da Pecuária, ou em uma das unidades CastraMóvel.

Moradora do Parque Prazeres, a estudante Bruna Ramos da Silva, de 17 anos, levou seus cães para tomarem a vacina. Ciente da importância da prevenção à raiva, ela contou que todo ano participa das campanhas de vacinação. Depois que os cães Woody, Mel, Theo e Jade foram imunizados, Bruna disse que iria voltar para casa para pegar seus outros três pets para também receberem a vacina. “Sei que estou protegendo eles e a gente contra a doença”, destacou ela.

A raiva é uma zoonose que pode ser transmitida para o ser humano através de mordidas do animal infectado. É uma doença viral com quase 100% de letalidade. Por isso, os pets devem ser imunizados anualmente.

Este ano, segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, a equipe já esteve no Parque Santo Amaro, no Novo Jóquei, em Tocos e no Parque Imperial para ofertar a vacina. No dia da imunização, os animais devem ser transportados com segurança para evitar acidentes. Cães bravos precisam usar focinheira, e os gatos devem ser transportados em caixas adequadas ou similares. Fêmeas gestantes ou amamentando e filhotes menores de quatro meses de vida não são vacinados.

Carlos Morales lembra que o Jardim São Benedito, em Campos, passou a ser ponto fixo para a realização da vacinação antirrábica e da feira de adoção de cães e gatos aos finais de semana. A ação acontece das 9h às 17h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS