Horta Girassol Esperança é a vanguarda na Escola Agrícola de Campos
Dora Paula Paes 13/08/2022 08:30 - Atualizado em 15/08/2022 15:38
O Projeto “Horta Girassol Esperança” une alunos da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo (ETEAAS), da Faetec, e pais, em um trabalho de cooperação que já dá frutos. No projeto, todos os 350 alunos, do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da unidade, estão inseridos. Alunos e um grupo de pais participam do plantio, dos cuidados e, no final, o que é produzido pode ser levado para casa e comercializado. Para que o grupo colocasse as mãos na terra, vários parceiros abraçaram a causa. No momento, eles produzem olerícolas e milho e em breve vão colher abacaxi.
De acordo com o diretor da ETEAAS, Marcelo Almeida, o Projeto “Horta Girassol Esperança”, que se baseia nos “ODS ONU” (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas), tem como metas o aprendizado técnico e cidadão pelos alunos e o apoio da comunidades em vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Neste momento, oito famílias estão participando do projeto, que já existe na unidade há dois anos. “O atendimento é dividido em módulos (encontra-se em andamento o primeiro, ou seja o “módulo piloto”), com o treinamento na Horta Pedagógica (ou Horta Acadêmica) de oito famílias, para posterior implantação do cultivo em áreas de servidão sob as torres de transmissão de energia elétrica no terreno da própria unidade de ensino de agricultura. Os permissionários produzem alimentos para o consumo e podem comercializar o excedente, gerando renda e principalmente o sentimento de pertencimento ao bem público”, explica Marcelo Almeida.

A professora de Agricultura da ETEAAS, Andrezza Machado Neto, disse que essa forma de agricultura familiar vai de encontro ao que propõe a ONU. Segundo ela, o projeto ainda reforça os ensinamentos de Paulo Freire, na questão da Educação emancipatória. “Uma forma de transmitir o conhecimento e torná-los capazes de dá continuidade”, destaca.

Além da perspectiva de atenção e apoio aos grupos familiares, o projeto “Horta Girassol Esperança” destaca a relação ensino-aprendizado por parte dos professores e alunos, levando em conta a proposta educacional multidisciplinar “STEAM” (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). “Isso coloca a ETEAAS (antigo “CAC” - Colégio Agrícola de Campos) na vanguarda da formação Técnica em Agropecuária”, completa o diretor.
Avó e neta trabalham juntas com as mãos na terra
Avó da aluna Thaís Ribeiro Beliene, de 17 anos, que cursa o 9º ano do Fundamental, a aposentada Tânia Beliene Vieira, de 61 anos, diz com orgulho que é voluntária no projeto “Horta Girassol Esperança”.  Segundo Tânia, é bom perceber a animação dos alunos e é bom estar lidando com a terra junto com a neta.
- Eu trabalhei por 30 anos em hortas comunitárias da Prefeitura, agora, estou aqui ajudando. Minha missão é ajudar na produção de mudas e percebo como todos que estão aqui trabalham felizes. Muitos levam a produção para vender, no meu caso, só levo para o consumo - conta Tânia.
A professora Andrezza Neto lembra que a horta do projeto é onde os alunos da unidade exercitam a parte prática do aprendizado. “Já as famílias se vincularam ao projeto e a escola sede a área e a assistência técnica. Percebemos um total interesse dos alunos em participar, além de ser um exercício muito eficaz. No final, todos saem ganhando”, finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS