Moradores da Tapera fecham a BR 101 em protesto por falta de transporte público
Ícaro Barbosa 11/08/2022 08:50 - Atualizado em 11/08/2022 19:00
Moradores revoltados com a falta de transporte público atearam fogo em galhos no meio da BR 101, no km 70, e na entrada da Tapera, na manhã desta quinta-feira (11). O protesto, que foi acompanhado por autoridades da Polícia Rodoviária Federal (PRF), causou congestionamento em uma das principais rodovias do país. A Prefeitura informou que “medidas estão sendo tomadas na direção de se resolver o passivo encontrado pela atual gestão, entre elas o subsídio dos combustíveis”. 
Dentre as reivindicações da população estão a falta de transporte público há três meses. Eles cobram da Prefeitura de Campos a liberação do subsídio do diesel para áreas deficitárias e da Rogil a liberação das linhas de ônibus referentes as localidades de Cambucá, Batatal, Alelúia, Lagoa de Cima, Barra, Morro Grande, Olinda e Margarida. 
Gilson Menezes, presidente da Rogil, estranhou a manifestação. De acordo com ele, “o atendimento está normal, não está faltando atendimento”.
— Estamos há três meses sem ônibus, todo dia o trabalhador e o estudante tem que se virar pra ir trabalhar ou estudar. Não temos transporte. Queremos ônibus — afirmou uma das várias pessoas revoltadas com a situação.  
Em nota, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou o seguinte sobre a reivindicação do subsídio dos combustíveis: “O IMTT assinou nesta quarta-feira (10) contrato com a empresa que irá credenciar os postos de combustíveis para abastecer ônibus e vans por meio do subsídio do óleo diesel, o que permitirá o aumento da frota de ônibus de 30 a 40% a partir da próxima semana quando o programa do subsídio tiver início efetivo. Ainda esta semana serão assinadas as licenças para leitura das informações do sistema de GPS instalado em cada veículo das concessionárias e dos permissionários para o controle do cumprimento da prestação de serviço à população. Para dar celeridade, o IMTT já está credenciando os veículos (ônibus e vans) junto à empresa que irá credenciar os postos de combustíveis para o fornecimento do cartão para cada operador do sistema. Com a subvenção do óleo diesel, a empresa São Salvador, que hoje atende a localidade de Serrinha em caráter emergencial, irá ampliar os itinerários para Lagoa de Cima, Rio Preto, Imbé e Sentinela do Imbé. O benefício, ainda, permitirá a redução de tarifas para algumas regiões do município, entre elas, Farol de São Tomé”.
O presidente do IMTT, Nelson Godá, no grupo de Whatsapp do Blog Opiniões e do programa Folha no Ar, comentou ainda: "A equipe de Fiscalização do IMTT está acompanhando a manifestação. Recebemos alguns moradores nos últimos dias reclamando da dificuldade de atendimento na região. Colocamos uma empresa pra atendimento mesmo que emergencial na localidade mas está não teve capacidade suficiente de atendimento da demanda."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS