Uenf se torna membro da Iniciativa Impacto Acadêmico das Nações Unidas
- Atualizado em 05/07/2022 10:25
Uenf
Uenf / Folha da Manhã/Arquivo
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) foi admitida no United Nations Academic Impact – Unai (Iniciativa Impacto Acadêmico das Nações Unidas), uma rede com mais de 1.400 instituições de ensino superior, em 147 países, para o intercâmbio de ideias e projetos que impactem positivamente a sociedade. O Unai tem o objetivo de promover uma nova cultura de responsabilidade social intelectual, com o compromisso de apoiar princípios fundamentais, como a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão; oportunidades educacionais para todos; a cidadania global, a sustentabilidade e o diálogo, apoiando a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

“A Uenf sempre se comprometeu com a pesquisa para transformações sociais sustentáveis e compartilhamento de conhecimento em nível global. Seja lutando contra a pobreza e o desperdício, pelo acesso educativo a todas e todos por igual, e inclusive em prol da conscientização comunitária do meio-ambiente, a Uenf tem causado um impacto local positivo desde seu nascimento, e este esforço está em sintonia com os Objetivos do Milênio da ONU. Agora, como membro da Unai, poderemos compartilhar estes conhecimentos, atrair novas ideias e soluções, aprofundar as relações interculturais”, afirma a professora Ângela Pierre Vitória, assessora Internacional e Interinstitucional da Uenf.

Segundo ela, a ação é parte do Plano de Internacionalização da Uenf (2020-2024), através do qual se tem buscado não somente aumentar a imagem e o acesso internacional à universidade, como também promover uma cultura institucional de tolerância, consciência e sustentabilidade.

Ângela explica que o processo de inscrição de uma Instituição de Ensino Superior à Unai em si é simples, feito através de um formulário em sua página web. “O que é interessante deste processo é que para fazê-lo, é preciso confiar nas ações da sua IES sobre sustentabilidade e transformação positiva. Em outras palavras, é cumprir com requisitos e expectativas para uma mudança real por meio da ciência, da pesquisa e da educação, possuindo e desenvolvendo capacidades e ferramentas para um futuro melhor para todos, sem exclusões socioeconômicas”, afirma.

A inscrição da Uenf se deveu ao fato de que as pesquisas e projetos de extensão da universidade sempre se justificaram sobre a justiça social, a sustentabilidade e o acesso. “Uma vez que temos que cumprir tais requisitos para nos inscrever na Unai, isto também atesta e valida o bom curso da nossa Universidade para uma transformação social de verdade. Estaremos em contato com outras IES, aprendendo suas práticas, intercambiando conhecimentos e ampliando nossa atuação e imagem pelo mundo”, explica a professora. A contrapartida exigida pela Unai é a comunicação destas ações que a Uenf já realiza, ou seja, fazer saber sobre eventos, projetos e pesquisas a uma rede de mais de 1.400 IES do mundo inteiro.

Para a vice-reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, a admissão no Unai reflete o reconhecimento do esforço que a universidade tem empreendido na determinação de valorizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que compõem a Agenda 2030 da ONU.

“Isso inclui o combate a todas formas de preconceito, discriminação e intolerância, e o fortalecimento de pesquisas e ações alinhadas com o desenvolvimento econômico, social e ambiental. No Brasil, outras instituições como a UFMG, a UFPA e a Unicamp também fazem parte do UNAI. Nós nos sentimos muito felizes por termos sido reconhecidos internacionalmente como uma instituição comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão em consonância com uma agenda de desenvolvimento sustentável”, disse.
Fonte: Ascom Uenf

ÚLTIMAS NOTÍCIAS