Cirurgias eletivas são suspensas em Campos
Joseli Matias 20/01/2022 16:22 - Atualizado em 20/01/2022 17:14
Hospital Ferreira Machado
Hospital Ferreira Machado
A secretaria municipal de Saúde e Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Campos suspenderam, nesta quinta-feira (20), as cirurgias eletivas (feitas com agendamento) na rede própria — Hospital Ferreira Machado (HFM) e Hospital Geral de Guarus (HGG) —, seguindo orientação de Nota Técnica da secretaria estadual de Saúde, que adotou essa medida em unidades estaduais.
De acordo com a secretaria, “a determinação se tornou necessária devido ao aumento considerável dos casos de infecção por Covid-19, com possibilidade da necessidade de leitos de retaguarda, assim como para manutenção dos estoques de medicamentos para combate a essa nova fase da pandemia, evitando a desassistência dos contaminados”.
O município de Campos vem registrando aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas três semanas, após não registrar novos casos por 15 dias. E o comportamento da doença já tem reflexo nas internações e na demanda por exames para confirmação do diagnóstico, levando à falta de testes nos laboratórios. Esse é o caso do Laboratório Plínio Bacelar, que registrou um aumento de até 300% na procura por exames em janeiro, dos quais 70% tiveram resultado positivo. Na rede pública de Campos, segundo a secretaria municipal de Saúde, a taxa diária de positividade está entre 45% e 50%. De acordo com boletim divulgado pela Prefeitura na sexta-feira (14), o município já registrou 52.929 casos de Covid-19 e 1.724 óbitos desde o início da pandemia.
Nessa quarta-feira (19), em entrevista ao programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3, o superintendente do HFM e vice-presidente da FMS,Arthur Souza, afirmou que, apósquatro meses sem leitos específicos para pacientes Covid, com aumento no número de casos da doença, o HFMvoltou ater setores Covid. “De sábado para cá, a gente abriu 10 leitos, os 10 leitos já estão cheios. Temos pacientes no CTI e temos previsão de, nos próximos dias, termos que abrir o nosso setor de Covid enfermaria que a gente tinha no andar”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS