CoronaVac aprovada para crianças em meio a polêmica, fake news e política
Dora Paula Paes 20/01/2022 14:31 - Atualizado em 20/01/2022 17:43
  • Criança recebendo a vacina em Campos

    Criança recebendo a vacina em Campos

 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quinta-feira (20) autorizar a aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, incluindo um veto ao uso em pessoas com baixa imunidade, os imunossuprimidos. A vacinação para esta faixa etária de 5 a 11 anos, com a Pfizer, já começou a ser aplicada, inclusive em Campos. Na região Norte Fluminense, também é grande a polêmica quanto à vacinação das crianças, inclusive, entre os governantes. Para os pediatras que creem na ciência, existe muita notícia fake e muita política.
Em Campos, o prefeito Wladimir Garotinho é um defensor da vacinação para crianças entre 6 e 17 anos. Seu governo chegou a comentar, inicialmente, que poderia exigir a vacina como passaporte para a volta às aulas, o que não foi adiante, até o momento. No entanto, foi a declaração da prefeita de São João da Barra, Carla Machado, em live na noite de quarta-feira (19), que surpreendeu. A prefeita desaconselhou a vacinação de crianças contra a Covid e ainda disse que o município prepara um remédio, fitoterápico, para aumentar a imunidade das crianças.
O pediatra de Campos, Francisco Oliveira, Chicão, afirmou que é totalmente favorável à ciência. "A gente segue uma linha que é a científica. Todas as universidades, todos os chefes das pediatrias dos hospitais universitários, a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Sociedade Brasileira de Imunologia recomendam que se dê a vacina. Porque é muito fake que está nisso também, fora muita política. Eu sou a favor, como pediatra e como pessoa que acompanha as decisões científicas", disse ele.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), de Campos, médico infectologista e virologista Charbell Kury, pede aos pais que acreditem na ciência e vacinem os filhos. "No Brasil, essa síndrome mata mais do que nos Estados Unidos e na Europa. Aqui, a cada 100 crianças, sete têm apresentado sintomas graves de Covid", disse Charbell.
O esquema vacinal para crianças é o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias. A vacina será a mesma já aplicada na população em geral, neste caso a Pfizer, primeira autorizada para crianças, há uma formulação diferente para as crianças. Em Campos, a vacina das crianças com a Pfizer começou na última terça-feira (18), pelo pequeno Rafael Lucca, de 11 anos.
Decisão da Anvisa sobre a CoronaVac

Para indicar a aplicação da CoronaVac na população infantil brasileira, a decisão unânime (todos os cinco diretores foram favoráveis) foi tomada na análise do segundo pedido apresentado pelo Instituto Butantan para liberação do imunizante contra a Covid-19 para crianças. O Butantan buscava licença para imunizar a faixa etária a partir de 3 anos, mas a agência optou por aguardar até que mais estudos sejam apresentados sobre crianças abaixo dos 6.


No Brasil, a vacinação de crianças já está em andamento com uso da vacina pediátrica da Pfizer. A agência autorizou o uso em 16 de dezembro, mas a vacinação só começou um mês depois porque o governo optou por realizar audiência pública para discutir a aprovação da Anvisa, decisão que atrasou o início da vacinação e foi amplamente criticada por especialistas.
Com informações do G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS