Americano é superado nos pênaltis pelo Olaria e fica com o vice da Taça Corcovado
Matheus Berriel 13/08/2022 17:09 - Atualizado em 13/08/2022 17:23
Com bola rolando, decisão terminou 1 a 1
Com bola rolando, decisão terminou 1 a 1 / Foto: Pedro Siqueira/Americano
O Olaria foi o grande algoz do Americano na Série A2 do Campeonato Estadual. Após eliminar o clube campista na última rodada da Taça Santos Dumont, o alvianil carioca agora levou a melhor na final da Taça Corcovado, vencendo por 6 a 5, nos pênaltis, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal. A decisão do segundo turno aconteceu no estádio Elcyr Resende, em Saquarema, que recebeu pouco mais de 300 torcedores. Com isso, o Olaria vai decidir o título da Segundona e o acesso à primeira divisão com o Volta Redonda, em dois jogos, enquanto o Cano está eliminado, passando a disputar somente a Copa Rio no restante da temporada.
Aos seis minutos o Americano teve a primeira oportunidade de abrir o placar. Jackson apertou a saída de bola do Olaria e possibilitou que Paulinho disputasse com o goleiro adversário, que acabou levando a melhor. Aos nove, Paulinho cobrou escanteio desviado de chaleira por Bruno Barbosa, mas Guilherme fez defesa segura. Já no lance seguinte, após saída de bola errada do Olaria, Guilherme deu um tapa para afastar novo cruzamento de Paulinho, e Bruno Corrêa chutou com perigo na sobra, com Rodrigo Lacraia afastando na pequena área.
O Olaria teve sua primeira finalização efetiva aos 17, com chute de Macário, de fora da área, saindo por cima da meta defendida por Bernardo. Silvano tentou aos 19, novamente por cima. E aos 25, Macário desviou de cabeça um cruzamento de Matheus Carioca, simbolizando um momento melhor do time carioca, embora o desvio também tenha indo pela linha de fundo. Só que a resposta alvinegra foi com o lance mais perigoso do primeiro tempo, com um chute de Paulinho, de dentro da área, defendido por Guilherme.
O bom posicionamento das duas defesas e a cautela das equipes para não tomar gols fez com que o segundo tempo demorasse a ganhar emoção. Porém, aos 26 minutos, Silvano cruzou da direita e encontrou Xandinho livre na área para marcar de cabeça, fazendo 1 a 0 para o Olaria. Só que o Americano respondeu rápido, também na base da bola aérea. Em disputa na área, Anderson quase fez gol contra, mas a bola foi cortada em cima da linha pela defesa alvianil. O gol sairia aos 32, com Jonathan Chula empatando, também de cabeça, após cruzamento de Willian Amendoim. E quase deu  para virar aos 39, mas o toque de Jackson passou na frente do gol vazio, sem Chula conseguir alcançar.
Nos pênaltis, a série de cinco cobranças regulamentares terminou empatada em 3 a 3, com a igualdade persistindo nas duas primeiras séries alternadas. Na série decisiva, um dos destaques do Americano, Paulinho, cobrou no travessão, assim como já tinha feito Pepeu, enquanto Gean Miller havia mandado por cima. Coube a Silvano dar o triunfo por 6 a 5 ao Olaria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS