Franceses em volta ao mundo passam por São Francisco de Itabapoana
Folha1 - Atualizado em 19/01/2021 18:22
Ciclismo é uma das formas de transporte escolhidas pelo casal
Ciclismo é uma das formas de transporte escolhidas pelo casal / Secom SFI
Os franceses Bruno e Isabelle Frébourg, de 63 e 60 anos, respectivamente, iniciaram em abril de 2006 um projeto audacioso: dar a volta ao mundo. No Brasil desde janeiro de 2020, eles chegaram a São Francisco de Itabapoana (SFI) na tarde da última quarta-feira (13), após passarem recentemente por outras cidades fluminenses, como Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Paraty, na Costa Verde. Uma das primeiras decisões dos viajantes ao conceberem o plano foi a preferência por transportes como barcos e bicicletas.
— Iniciamos essa aventura com a proposta de conhecer novas tradições, culturas e comidas — afirmou Bruno, intercalando falas em português, inglês e francês. Segundo ele, apesar da preocupação da filha, de 38 anos, o projeto foi levado adiante.
A pandemia do novo coronavírus alterou os planos do casal em terras brasileiras. Bruno e Isabelle tiveram que retornar à terra natal em março, após a morte do pai dele, e só conseguiram retornar em outubro, devido às medidas restritivas impostas aos voos internacionais.
Nas bicicletas, os aventureiro trazem os poucos utensílios indispensáveis para o trajeto de quase 150 mil quilômetros e um pedido de ajuda: “Nós não temos muito dinheiro. Precisamos de doações para comer”.
Quando questionado sobre as características mais marcantes do Brasil, o casal, junto há 40 anos, citou a hospitalidade e o acostamento nas estradas. Em Bailleul, na região da Normandia, onde vivem, não existe a faixa adicional.
— Em todos os lugares por onde passamos, as autoridades nos ajudam oferecendo um lugar para descansar. Em cidades maiores, como Rio de Janeiro e São Paulo, passamos dois ou três dias. Mas aqui iremos ficar somente uma noite — contou o casal na ocasião, após entrar em contato com a Prefeitura local. A secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio garantiu ao casal hospedagem na praia de Guaxindiba durante a passagem por SFI.
Bruno e Isabelle precisam chegar a Recife até 8 de março, quando expira o visto, marcando o início de uma nova etapa da peregrinação. O próximo destino será Dakar, capital do Senegal. Além do Brasil, os dois já passaram por países como Rússia, Coréia do Sul, Japão, Filipinas, Austrália, Vietnã e Canadá. Atualizações semanais são feitas pelos viajantes no site “Roues Libres”.
Fonte: Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS