Reduzir gastos para pagar boletos em 2022, é a dica de especialista
Dora Paula Paes - Atualizado em 26/01/2022 08:56
Divulgação
Entre as festas de fim de ano e o Carnaval, janeiro é o mês em que algumas contas precisam entrar no orçamento anual das famílias. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) são as duas faturas mais pesadas, sem esquecer o período de volta às aulas. Para economista, em 2022 ainda será necessário um esforço muito grande no sentido de reduzir gastos no seio da família para que não fique nenhum boleto sem pagar.
— Todo início de ano é sempre complicado. O brasileiro ainda passa por um processo de recuperação da crise sanitária decorrente da Covid-19. Em 2021, o desemprego foi muito elevado, comércio e indústrias fecharam as portas. Entramos em 2022, com a economia tentando se reerguer, mas longe de uma condição de equilíbrio. Só que as despesas não paralisam em função desses problemas. Tem escola, material, negociar aluguel, IPVA, IPTU, Seguro de automóvel, e elas são muito acentuadas no início do ano — disse o economista Alcimar Chagas.
Dentro do cenário, segundo ele, ainda tem a inflação elevada dos alimentos. “Como a inflação tem impactado diferente em cada grupo familiar, as pessoas têm que ter muito cuidado na hora de fazer suas compras. Escolher produtos que pesem menos no orçamento. É preciso que as famílias busquem alternativas e esse esforço tem que ser muito grande, no sentido de economizar neste período no que for possível os centavos. Entramos em 2022 com esse problema da falta de trabalho, renda mais baixa e custos elevados”, destaca Alcimar.
No caso do IPVA, no Estado do Rio de Janeiro, o prazo de pagamento já começou a correr desde o último dia 21, para parcelamento ou cota única. O tributo pode ser pago à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até três vezes, sem abatimento. O pagamento é de acordo com o final da placa do veículo dentro do cronograma. 
O pagamento do IPVA deve ser feito por meio da GRD (Guia de Regularização de Débitos), que está disponível no portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda e no site do Banco Bradesco. Para emitir a GRD, é preciso informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O documento pode ser pago em qualquer agência bancária.
Já o prazo para os contribuintes da Prefeitura de Campos que optarem pelo pagamento à vista do IPTU e Taxa de Lixo, referente ao exercício de 2022, é o dia 21 de fevereiro, garantindo desconto de 7% no pagamento. Quem pagar entre os dias 22 de fevereiro e 10 de março terá 3% de desconto no pagamento à vista. Também será no dia 10 de março o vencimento da primeira parcela para quem optar pelo parcelamento do IPTU, em 10 meses.
— O ideal era ter conseguido guardar um pouco mais do décimo terceiro salário para evitar o sufoco de janeiro, o que não foi o meu caso. Já fiz as contas e vou precisar parcelar alguns boletos — resume Ana Cláudia Gomes, servidora pública.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS