O média-metragem "Causa", novo filme escrito e dirigido por Daniel Xexéo, tem sua estreia neste sábado (11), às 20h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, em Campos. Em contagem regressiva, a produção contará com outras duas exibições, também gratuitas, neste ano: No Teatro Firjan SESI Campos, no dia 07 de novembro, às 20h e no Casarão Centro Cultural, no dia 13 de novembro, às 18h. Na sinopse "Causa" narra três histórias que se entrelaçam entre causalidade, efeito e consequência.
O cineasta campista, que realizou seu primeiro curta, "A Febre", em 2024, já marcou presença em diversos festivais desde seu lançamento, como a "Mostra Terrível 3", no cinema Estação NET Botafogo, no Rio de Janeiro, e no "3° Festival de Cinema de Rondônia". Nesta produção, Daniel Xexéo contou com incentivo da Lei Paulo Gustavo no município para rodar ”Causa".
"É um filme completamente diferente do meu primeiro curta. Que apesar de ter sido selecionado para alguns festivais, foi realizado para um trabalho de uma disciplina da faculdade", conta Daniel.
Equipe preparado o teatro para a exibição
/
Reprodução
O diretor do filme, que atualmente está na fase final do curso de Licenciatura em Teatro, no IFF Campos Centro, ainda ressalta:
"Com 'Causa', através da oportunidade de participar da Lei Paulo Gustavo, pudemos ampliar os limites de nossa imaginação e botar na tela histórias maiores, mas ainda com, o que acredito ser, a minha marca autoral em nosso filme. Daí a ideia de fazer um filme antológico, de não parar em apenas uma história, e sim, continuar explorando o ofício do cinema com essa grande oportunidade que a Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Campos e FCJOL, nos deu. Portanto, em 'Causa', não espere apenas um filme, espere três."
O filme é produzido pelo coletivo criativo independente 'pálido azul', @palidoazularte no Instagram, e tem realização da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fundo Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Ficha técnica: Direção, roteiro, edição: Daniel Xexéo (@cordecinzas) Elenco: Ariane Marins (@arianemarinsatriz), Mahelle Pereira (@pereiramahelle), Julia Assis (@juassisx), Clara de Sá (@_clararfs), Roogge (@euroogge), Daniel Xexéo (@cordecinzas), Júlia Rocha (@juliarchs), Rafael Feliciano (@rzdsantos) e Diulya Laurindo (@diulyaa) Produção: pálido azul (@palidoazularte) Direção de Fotografia: Daniel Xexéo (@cordecinzas) Operação de Câmera: Daniel Xexéo (@cordecinzas) e Gabriel Moraes (@dormetolo) Direção de Movimento: Anael Amorim (@_anaelamorim) Iluminação: Júlia Rocha (@juliarchs) Som: Daniel Xexéo (@cordecinzas) e Andrew Mendes (@andrewrmendes) Trilha Sonora Original: Andrew Mendes (@andrewrmendes) Design Gráfico: Maria Esther Machado (@maestheria) Assistentes de Produção: flare (@flare.665) e Gabriel Rangel (@gbrielrangel) Acessibilidade em Libras: Handlibras (@handlibrass)