Festival de jazz e blues reúne grandes artistas em Búzios no fim de semana
Matheus Berriel - Atualizado em 11/05/2022 08:09
Ângelo Nani e Tony Gordon estão entre as atrações
Ângelo Nani e Tony Gordon estão entre as atrações / Fotos: Divulgação e Divulgação/TV Globo
Assim como Rio das Ostras, onde já é tradição, o município de Armação dos Búzios também terá agora o seu festival de jazz e blues, com previsão de grande público. De sexta-feira (13) a domingo (15), haverá várias atrações musicais na praça Santos Dumont, sempre das 20h à meia-noite. Já na praia dos Ossos, nos dois últimos dias vão acontecer shows das 16h às 20h. Todas as atrações serão gratuitas. A realização é da prefeitura local, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e dentro do 1º Circuito Sesc de Jazz & Blues, que até julho também terá eventos em Rio das Ostras, Paraty, Niterói e Barra do Piraí.
Entre os artistas já confirmados no Búzios Jazz Festival, estão o tradicional tecladista do Clube da Esquina, Wagner Tiso, junto ao guitarrista argentino Victor Biglione; os cantores Tony Gordon, campeão da oitava temporada do “The Voice Brasil”, da TV Globo, e Nico Rezende; a cantora Taryn Szpilman, conhecida por dublar a rainha Elsa na animação musical “Frozen”, da Disney; os saxofonistas Léo Gandelman e Sax Gordon; e as bandas Blues Etílicos, Blues Beatles, As Mulheres Do Blues e Dalton Moon Night Serenade. Ao todo, serão mais de 15 atrações.
A cidade de Campos estará representada no festival pelo gaitista Ângelo Nani, que no ano passado completou 30 anos de carreira e segue em temporada de comemoração. No último sábado (7), ele participou do Dia do Rock Goytacá, que homenageou o multi-instrumentista e compositor Luizz Ribeiro, reunindo grande público no Jardim do Liceu. A apresentação de Ângelo em Búzios está marcada para domingo, às 20h, na praça Santos Dumont.
— Participar de mais este festival é um reconhecimento fruto do meu trabalho. São 30 anos dedicados ao blues. Nunca mudei de estilo, nunca peguei modinha, sempre toquei blues, e estou colhendo frutos que plantei. É muito importante participar de um festival internacional como este de Búzios, sendo o único artista da região, representando a minha cidade em um evento deste porte. É um presente que ganhei, estou muito feliz — afirma Ângelo Nani.
Segundo a Prefeitura de Búzios, além dos shows, o festival também terá ações ambientais e socioculturais, com workshops gratuitos, plantio de árvores, emissão zero de carbono, coleta seletiva de lixo e resíduos, e atendimento às metas de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Circuito — De 10 a 12 de junho, acontecerá o festival de blues de Paraty. No feriado de 16 a 19 de junho, será a vez do de Rio das Ostras. Em Niterói, o evento está marcado para os dias 24, 25 e 26 de junho. Fechando o circuito, Barra do Piraí receberá suas atrações de 15 a 17 de julho.
— Temos o desejo de levar à população destas cidades e seus turistas o melhor do jazz, do blues, lazer, cultura, além de outras atividades culturais, como oficinas, palestras, exposições para as praças, as praias, enfim, lugares públicos, fazendo com que as pessoas conheçam ainda mais o trabalho do Sesc-RJ — comenta o produtor cultural Stenio Mattos, responsável pela organização. — Por meio do Circuito Sesc de Jazz & Blues, queremos incentivar o desenvolvimento econômico, turístico, social e cultural das cidades, possibilitando a injeção de capital durante a sua realização. Como exemplo, temos o Festival de Rio das Ostras, que, de acordo com pesquisas realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nas suas últimas seis edições injetou cerca de R$ 9 milhões, em média, nos quatro dias de sua realização — complementa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS