Campos pode ter dado dois presidentes da República
Saulo Pessanha - Atualizado em 18/06/2025 07:43
O livro “O Tesouro da Estrada do Lobisomem”, do saudoso advogado José César Caldas, traz uma revelação do jornalista e pesquisador Francisco Antônio Balbi. Conhecedor da história de Campos, ele dizia que a cidade dera dois presidentes da República: Nilo Peçanha e Washington Luiz.
O apelido que definia Washington Luiz era “Paulista de Macaé”, pois, embora nascido no Estado do Rio de Janeiro, sua biografia política foi toda construída no Estado de São Paulo. Mas Francisco Balbi apontava um equívoco sobre o local de nascimento.
Segundo Balbi, Washington Luiz apenas foi registrado em um cartório em Macaé, mas nasceu no distrito de Dores de Macabu. Isto significa que o município de Campos pode ter dado dois presidentes da República.
Washington Luiz foi o 13º presidente do Brasil e o último da chamada República Velha, além de ter anteriormente ocupado os postos de 18º presidente do Estado de São Paulo e 3º prefeito da cidade de São Paulo.
A biografia política de Washington Luiz se construiu toda no Estado de São Paulo. Foi chamado também de “O estradeiro” e, durante a Revolução de 1930, de “Doutor Barbado” pelos seus opositores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]