Atração pela política cada vez mais cedo
Mário Sérgio Junior - Atualizado em 27/04/2024 08:42
Ana Lis foi escolhida para presidir Parlamento Mirim
Ana Lis foi escolhida para presidir Parlamento Mirim / Divulgação
Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) apontam que Campos tem mais de 1.700 eleitores entre 16 e 17 anos. O número ainda pode ser considerado baixo em comparação a outras faixas etárias, no entanto se depender do Parlamento Jovem da Câmara Municipal o interesse pela política local tende a nascer até entre os mais jovens e, inclusive, crianças. O projeto idealizado pela Escola Legislativa de Campos tem incentivado os pequenos e demonstrado como eles podem aprender, desde novos, a se engajar nos assuntos pertinentes à sociedade.
O Parlamento Jovem Campista tem como objetivo promover a cidadania e incentivar a participação dos estudantes no debate público. Ele será dividido por faixa etária, entre Parlamento Mirim (10 a 12 anos) e Parlamento Juvenil (13 a 18 anos). A seleção dos 25 representantes do Parlamento Jovem foi realizada pela Comissão Especial Organizadora da Escola Legislativa de Campos dos Goytacazes. Nessa quarta-feira (24) foi feita uma simulação da primeira sessão do Parlamento Jovem, que será no dia 8 de maio.
No Parlamento Mirim, a estudante Ana Lis Oliveira Ribeiro, de 12 anos, foi escolhida para presidente a Mesa Diretora. Sua mãe, Tais Fernanda de Oliveira Costa, destacou que a experiência será de grande aprendizado para a jovem. “Ana Lis recebeu o convite da escola Científica para participar das reuniões do Parlamento Mirim com muito entusiasmo e curiosidades. Logo surgiram perguntas, como ‘o que faz um vereador?’ e ‘quais são suas funções e responsabilidades?’ E a busca por compreender quais implicações diretas esse cargo político tem na vida da população Campista impulsionou e mantém Ana Lis mobilizada nesse projeto incrível que possibilita que a criança tenha lugar de fala e protagonize sua história, evidenciando o papel das infâncias também nas ações públicas”, comentou Tais ao acrescentar que sua filha é curiosa de forma orgânica, como toda criança. “Enquanto mãe, acredito no potencial que ações como essa tem para o desenvolvimento holístico e principalmente para o crescimento humano dela”, concluiu.
Parlamento Jovem Campista
Parlamento Jovem Campista / Divulgação
O Parlamento Jovem Campista foi empossado no dia 3 de abril, em solenidade realizada no Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara de Campos. Na ocasião, os parlamentares elegeram as respectivas mesas diretoras.
Na posse, o presidente do Legislativo, Marquinho Bacellar (União), abordou a necessidade e a importância da participação da sociedade nos debates da Casa. Ele ainda apontou que muitos questionamentos levantados pelos estudantes eleitos para o Parlamento já foram tema de discussão entre os vereadores, em busca de soluções.
Além de Ana Lis, compõe a Mesa Diretora do Parlamento Mirim os estudantes Sofia Cardoso Magalhães da Silva (vice-presidente), Pedro Viana Toledo (1º secretário), Maria Eduarda do Espírito Santo Ribeiro (2ª vice-presidente), Enzo Gabriel Duarte Montezuma (2º secretário), Heytor Alves Santana Anchieta (1º suplente) e Mileidi Correa Guimarães (2ª suplente).
Já no Parlamento Juvenil, a Mesa Diretora é composta por Hellen Maria Azevedo Siqueira (presidente), Luiz Gustavo de Barros e Silva Santos (vice-presidente), Daniela França Santos (1º secretário), Alice Neves Sarlo (2ª vice-presidente), Thomaz Heinques Medina de Almeida (2º secretário), Maria Júlia Borges Carvalho (1º suplente) e Júlia de Souza (2ª suplente).
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Mário Sérgio Junior

    [email protected]