A partir do dia 6 de maio os cardeais estarão na Casa Santa Marta
São 131 os cardeais eleitores que se encontram em Roma neste sábado, 3 de maio, dos 133 que devem participar do Conclave para eleger o Sucessor de Pedro. Destes, 127 estiveram presentes na nona Congregação Geral, realizada esta manhã, das 9h às 12h30, na Sala Nova do Sínodo, da qual participaram um total de 177 cardeais.
As últimas atualizações são fornecidas por Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Ele também explica que os trabalhos na Casa Santa Marta para acomodar os cardeais estão avançando em ritmo acelerado e, portanto, serão concluídas até a segunda-feira (5), ou seja, no dia de hoje. Os cardeais que participarão do Conclave poderão começar a entrar nos alojamentos a partir da noite de terça-feira (6), até a manhã de quarta-feira (7), antes da Missa “pro eligendo Pontifice”, marcada para o horário das 10h.
Na Congregação deste sábado, também foram sorteados os cardeais que trabalharão pelos próximos dias ao lado do Cardeal Reinhard Marx – coordenador do Conselho para a Economia – na Comissão que auxiliar o cardeal Camerlengo na gestão dos assuntos ordinários. Trata-se dos cardeais Robert Francis Prevost e Marcello Semeraro.
Na nona Congregação deste sábado, aconteceram 26 pronunciamentos, nos quais continuou-se a refletir sobre diversas questões que tocam a vida da Igreja. A Sala de Imprensa informou que os cardeais manifestaram a esperança de que o próximo Papa seja profético e que a Igreja não feche o cenáculo, mas saia e leve a luz a um mundo que precisa de muita esperança. Nesse sentido, o contexto do Ano Jubilar, que tem como tema "Peregrinos da Esperança", também foi discutido.
Os cardeais então recordaram com gratidão o trabalho do Papa Francisco, citando frequentemente a Exortação Apostólica publicada em 2013, Evangelii gaudium, e enfatizando os processos que foram iniciados, dos quais o próximo Pontífice deverá se encarregar. Outros temas mencionados incluíram a dupla tarefa de comunhão na Igreja e fraternidade no mundo, colaboração e solidariedade entre as Igrejas, o papel da Cúria em relação ao Papa, o serviço da Igreja e do Papa em favor da paz, o valor da educação, o diálogo ecumênico e a missão, sinodalidade e colegialidade.
Próximos eventos
A Sala de Imprensa informou que os cardeais decidiram acrescentar uma segunda sessão na próxima segunda-feira e, portanto, se reunirão para as Congregações Gerais pela manhã, às 9h e, na parte da tarde, às 17h. No momento, apenas uma sessão está programada para terça-feira, 6 de maio, mas poderão eventualmente acrescentar uma segunda à tarde, se necessário.
O decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, lembrou aos presentes que, durante o mês de maio, dedicado à Virgem Maria, a Basílica de São Pedro organiza o Rosário na Praça todos os sábados à noite, às 21h.